Muitos já ouviram a expressão "cobertor curto" relacionada à economia e principalmente ao setor público.
É o famoso tampa-aqui-descobre-ali. Quando se cobrem as orelhas, descobrem-se os pés e vice-versa.
Trazendo essa perspectiva aos jogos modernos, pergunto: quais são os jogos "cobertor curto"?
Eles se enquadram em ao menos uma dessas três categorias:
a) Tempo reduzido
- Deixam aquela sensação de incompletude;
- A partida termina e perguntamos: "mas já?!"
- Não proporcionam aquela sensação gostosa de evolução progressiva, de desenvolvimento fluido;
b) Escassez de ações/recursos
- Há poucos workers, poucas ações por turno ou poucos turnos por jogo;
- Você nunca pode realizar ações sem planejar todos os próximos passos, pois tudo é contado e no limite;
- Uma ação escolhida quase sempre indica a total abstenção de outras ações tão boas quanto aquela;
- Certos recursos (dinheiro, materias importantes) são difíceis de conseguir na quantidade necessária.
c) Excesso de demanda
- O jogo exige que pague recursos ou ações e isto reduz a eficiência de sua estratégia.
Confesso: são jogos que, em regra, não me agradam. Essa lista pode ser útil para:
1. Alertar quem não gosta desse tipo de jogo sobre quais apresentam essas características;
2. Apresentar novas opções para uma possível aproximação com os jogos mais apertados.
A lista é aberta, conto com a participação de todos!
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