É bem incomum eu adotar variantes em jogos - por menor que seja - para substituir uma regra do manual que me incomodava. Digo isto por duas razões:
- A menos que seja algo absurdamente escancarado, considero muito precipitado declarar o jogo "quebrado" e querer mudar as regras depois de uma ou duas partidas. Como os melhores jogos costumam passar por bastante playtest, hesito bastante em querer mexer na mecânica porque posso não estar enxergando alguma estratégia que faça parte do jogo. E para mim, é ainda pior mexer nas regras do jogo porque "tematicamente não fazem sentido" , mas isso é assunto para outra discussão .
- Eu usei o termo "melhores jogos" no item anterior porque se alguma regra não me agradou, a chance mais provável é que eu não tenha gostado do jogo a ponto de querer mantê-lo na coleção e deverei me livrar dele. Para eu investir tempo e cérebro para mudar uma regra, é preciso que eu goste muito do jogo para acreditar que ele mereça uma house rule para que tenha uma experiência melhor em futuras jogas.
Em cada item abaixo eu coloco o motivo de eu ter criado a variante, o impacto da regra no jogo e se a adoção da regra está consolidada (estou satisfeito com o resultado) ou se ainda é experimental (precisa de mais testes).
-
{{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
-
{{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
-
{{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
-
{{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
-
{{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
-
{{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}