Tenho muitos jogos nota 10. Basicamente um jogo nota 10 pra mim é um jogo que, dentro da proposta dele, ele seja "perfeito" (ou o mais próximo da perfeição possível).
Por exemplo, pra mim, Modern Art é o top jogo de leilão. Não vou me alongar nos motivos, mas ele é basicamente uma simulação perfeita de como o mercado funciona, como os preços variam dependendo da oferta, da procura e da propaganda (quem está "valendo mais" no momento), e por esses e outros motivos, pra mim ele é um nota 10.
Por outro lado, Android: Netrunner é meu top Card Game 1 x 1. Por diversos motivos pessoais (também não vou me alongar), pra mim, nenhum outro chega sequer perto dele. Ele é um nota 10.
Acredito, no entanto, que seja meio pretencioso alguém querer comparar Netrunner com Arte Moderna. Você prefere assistir um filme, ou comer lasanha? Entende?
Cada estilo de jogo tem o seu momento, o seu humor, o dia que você acorda querendo aquele tipo específico, assim como quando vc quer comer, vc come sua comida favorita, e quando quer ver um filme, vc assiste o que mais está com vontade, e nunca fica em debate sobre "Puts, e agora, eu como ou vejo filme?". No dia que quero guerra, eu quero o meu jogo nota 10 de guerra. No dia que quero leilão, quero o nota 10 de leilão. E por ai vai. E cada dia acordo com humor pra jogar um estilo diferente.
Twilight Imperium, apesar de não ser meu único nota 10, é meu top 1 por uma série de motivos:
- Jogo mais épico: Nenhum me dá uma experiência tão interessante de crescimento e desenvolvimento de uma raça).
- Jogo mais completo: De todos que já joguei, é o jogo onde os jogadores cuidam de mais mais aspectos diferentes, todos interconectados (Aspectsos diplomático, financeiro, logístico, político, mercadológico, tecnológico e militar, fora detalhes que nem sei em que aspectos se encaixariam, como as estratégias por trás dos líderes e dos poderes especiais de cada raça).
- É um evento: Não que eu não goste de "jogar por jogar", mas eu fico muito mais pilhado quando um jogo específico é marcado, um evento, um dia reservado pra jogar, onde ninguém na mesa vai se preocupar com mais nada, porque já separou o dia inteiro só praqueilo. Quando a galera se junta pra jogar coisas mais lights, sempre fica um olhando o celular, o outro tem que ir embora cedo, e a jogatina vai murchando. Quando marcamos TI, todo mundo separa o dia inteiro fielmente pro TI. Quando uma diversão é levada a sério, a experiência é muito melhor.
- Apesar da complexidade, é intuitivo: O jogo tem regra pra cacete, mas todas elas são redondas, todas se encaixam, todas são intuitivas e interagem entre si exatamente como seria o esperado que interagisse, quando você para pra pensar sobre.
- Imersivo: Você realmente sente que aquela raça que era uma bostinha, está crescendo, de forma lenta e elegante, aos poucos. Nada de supercreep, nada de bomba nuclear, tudo num ritmo fluido e interessante.
E uma série de outros motivos menores, mas que vou evitar me alongar, porque sou apaixonado nesse jogo, consigo falar dele por uns 30 parágrafos sem enjoar hehe