A Fantasy Flight Games, lá nos seus primórdios, não era muito bem sucedida em quadrinhos e estava talvez um pouco melhor nos RPGs, resolveu desenvolver alguns jogos de tabuleiro próprios (como a série Twilight Imperium) e publicar alguns europeus que começavam a cativar mercado nos EUA.
Criaram a Silver Line pra jogos pequenos e baratos, com caixinhas modestas e grande potencial - estes dois jogos são os maiores sucessos da série.
O Colossal Arena tem um pedigree curioso. Pouca gente sabe, mas a primeira empresa a trazer jogos europeus para os EUA foi a Avalon Hill, que por muito tempo trabalhou exclusivamente com wargames. Um dos estagiários da empresa era o Alan Moon (autor do Ticket to Ride!), super engajado com o cenário europeu ainda em um estágio embrionário pré-Catan, convencendo a empresa à investir neste mercado mais acessível em tempo e complexidade.
Um destes investimentos foi o Titan: Arena - que era versão card game ambientada no sucesso da empresa, o Titan. Pegaram pra atender esta demanda um jogo excelente do Knizia, o Grand National Derby e fizeram um upgrade.
Knizia faz o que Knizia faz melhor: mecânicas simples e geniais, como é o caso do Derby - um dos primeiros jogos de corrida onde você não corre, mas aposta secretamente nos cavalos e manipula suas posições no decorrer da partida. Quem conhece o Royal Turf vai ver o conceito básico ali.
A Avalon Hill também fez o que sabia: pegar o simples e elegante e adicionar um bocado de coisas extras. Transformou a corrida de cavalos em um jogo de apostas em monstros, que duelam em uma arena e podem utilizar seus poderes para subjulgar os adversários. Os jogadores apostam secretamente mos seus monstros favoritos e decidem os resultados das lutas, utilizando os poderes de cada monstro. Tudo isso acontecera no final da década de 90.
Quase dez anos depois os eurogames ganharam espaço nos EUA, a Avalon Hill estava falida e o Titan: Arena era um dos fora de catálogo mais disputados nos leilões, vendidos por mais de 100 dólares. Daí se inicia uma das práticas da FFG, em trabalhar para relançar jogos cobiçados e avacalhar a vida dos colecionadores - passa o Arena para uma caixinha modesta e com pequenos ajustes nas regras.
Posteriormente o jogo ainda recebeu mais um upgrade e novo tema - virando o Galaxy: Dark Ages da GMT, e dando créditos de co-autoria atrasados ao Don Greenwood, editor chefe da Avalon Hill e responsável pelas primeiras alterações no jogo.
Por que jogar Colossal Arena?
Jogo de apostas secretas muito bem feito, um bocado de estratégia em 40 minutos com pitadas na medida certa de caos e 'take that'. Dá um sabor extra ao Derby e não fica tão complexo quanto o Galaxy.