Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.

O objetivo dessa lista é o de sugerir dez jogos de tabuleiro modernos iniciais para compor uma ludoteca básica com jogos modernos (quase) exclusivos para 2 jogadores. Sublinho que a lista parte, exclusivamente, da minha experiência pessoal e o número escolhido decorre simplesmente do que penso que poderia ser um bom conjunto inicial, com variação nas estruturas e temas, boa disponibilidade no mercado e, sempre que possível, sem exigir demais do bolso do jogador. A lista dá continuidade a duas listas anteriores, de 'ludotecas básicas', que você pode encontrar aqui e aqui.
Qual a razão de eu os classificar como uma ludoteca básica de jogos modernos para 2 jogadores? Em algum vídeo antigo — ou seria podcast? — da Meeple TV, Jack Explicador trouxe o conceito de que board games básicos seriam aqueles que poderíamos chamar de clássicos dentre os jogos de tabuleiro modernos. A adjetivação de básico, portanto, não é, de nenhum modo, demérito aos jogos listados, muito pelo contrário, dá-se no sentido de destacar-lhes a característica de jogos fundamentais.
Os jogos listados são comumente indicados dentre os mais importantes já lançados para 2 jogadores, mesmo que uns mais, outros menos. Além disso, eu tomei a liberdade poética de sugerir, dentre os modernos, um jogo de tabuleiro clássico, o atemporal xadrez. Outrossim, inclui Star Wars: Rebellion e The Castles of Burgundy, jogos que não foram feitos exclusivamente para 2 jogadores. O primeiro, porém, foi pensado para 2 jogadores, possuindo somente uma adaptação para 4. O segundo, pelo contrário, é um jogo que atende perfeitamente a partidas com 4, 3 ou 2 jogadores, sendo uma opção maravilha para partidas a 2.
Como comentei no início, foram sugeridos jogos de estrutura, temática, peso e valores variados. A característica, entretanto, que eu considero mais importante dentre estes jogos é o balanceamento das regras, visando tornar os duelos mais lúdicos, mesmo que para apenas uma par de jogadores. Em cada jogo sugerido, adicionei alguns comentários e as razões pelas quais defendo a sua inclusão. A lista, obviamente, não é exaustiva. Num incerto futuro, penso em continuá-las noutras direções, como em listas básicas de jogos nacionais ou políticos. Como sempre, a intenção é a de que, de algum modo, possa servir de referência a novos jogadores/colecionadores.
Imagens: acervo pessoal e Ludopedia.
















