Depois de um tempo no hobby, posso dizer que tenho uma coleção consolidada. Por "consolidada", falo de uma coleção de cerca de 50 jogos, bem diversificados e adequados para os grupos que a jogam, além de estar preparada para trazer novas pessoas para o mundo dos jogos de tabuleiro modernos. Nessa situação, é natural que o hobbista seja mais cauteloso ao incluir novos jogos na coleção, abrindo assim mais critérios para aquisição, como a qualidade e versatilidade dos componentes, exataemnte o que discutimos nesse texto.
Por exemplo, recentemente adquiri um Colosseum e não posso negar que o apelo dos componentes de luxo da versão que comprei foi um fator determinante. O jogo é excelente; já o estava paquerando há algum tempo e até cogitei trazê-lo da gringa, mas, mesmo lá, está esgotado e as últimas versões estão bem caras (vai sair agora uma nova versão e é bem possível que apareça aqui no Brasil). Embora não tivesse certeza se gostaria do jogo, a oportunidade de pegá-lo na faixa de 200 reais, com moedas de metal bem legais, me pareceu uma excelente proposta.
À esquerda: Moedas de metal incluídas na versão lançada do Colosseum lançada aqui no Brasil;
À direita: Moedas de metal do Scythe Vendidas separadamente;
Abaixo: Moedas do 7 Wonders Duel.
Logo de cara, pensei que essas moedas cairiam perfeitamente no meu 7 Wonders Duel, que tem um tema semelhante. Com um exercício não tão complicado de adaptação imaginativa entre a Roma Antiga e uma Europa agrícola do século XIX, vejo que também poderiam ser usadas no Scythe, que é um jogo que também paquerava com as moedas de metal vedidas separadamente e que andam em promoção atualmente. No entanto, pensei: "São as mesmas 85 moedas em vários tipos, todas coloridas. Não seria melhor ter um jogo com essas moedas do que gastar o mesmo valor apenas nas moedas?"
É verdade que comprar as moedas separadamente tem a vantagem de tê-las sempre à disposição para usar em outros jogos. No caso de serem parte dos componentes de um jogo, eu teria que me livrar delas se vendesse o jogo. Como contraponto, podemos considerar que comprar um jogo pensando em vendê-lo logo de cara é um pouco sem noção. No meu caso, ainda posso considerar que o Colosseum foi mais barato do que o pack de moedas do Scythe, na pior das hipóteses, dá pra entender o jogo como caixa do pack de moedas (e estou falando de um excelente jogo, mas isso valeria ainda que fosse apenas um jogo ok).
Dito isso, abro aqui uma lista para compartilhamento com a comunidade sobre esses jogos que possuem componentes que podem "pimpar" outros jogos. Não acho que isso deva ser um critério decisivo na compra de um jogo, mas pode ser um bom quesito a considerar. Vai que alguém já tenha dois jogos nessa situação na coleção, mas nunca tenha se dado conta disso.
Enfim, vamos à lista!
-
{{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
-
{{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
-
{{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
-
{{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
-
{{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
-
{{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}