Vez ou outra, quando alguém das editoras aparece em uma live, o pessoal pergunta sobre expansões de jogos que floparam no mercado. Me chama atenção na resposta um certo ranço da pessoa da editora com a pergunta, até mesmo um certo rancor ou raiva, e sempre apresentam a mesma resposta e o mesmo motivo: "não porque o jogo flopou no mercado". Sinto até que o que ele quer dizer é: "Você não quis comprar o jogo por 400 reais e agora me pede a expansão, seu m*&#$!!!"
Obviamente o hobbista deve ficar incomodado com essa resposta. "Eu sou trabalhador brasileiro, 400 reais é quase 1/4 do salário mínimo e eu estou aqui pedindo algo pra dar dinheiro a você, seu arrom&@*%!", parece querer dizer ele. Lógico, que é aí que entra a turma do deixa disso e começa toda a conversa complexa sobre o mercado, o dólar, o capitalismo, etc.
Não vou entrar aqui na corrente dessa troca de farpas ou de reflexões muito amplas. Penso de forma mais pragmática para levantar alguns argumentos:
- O público de uma expansão no mercado são as pessoas que compraram o jogo base, certo?
- Ok que no ano do lançamento se o jogo não vende, não faz sentido trazer a expansão.
- Mas, passou esse ano, o jogo baixou o preço (ficou mais a realidade do brasileiro), a galera voou em cima dele, vendeu tudo.
- Não faria sentido trazer a expansão para o mercado agora que os jogos estão nas casas e que as pessoas estão amando o jogo?
Essa é uma pergunta que não quer calar. Obviamente que aqui vão ser listadas muitas expansões, mas conclamo o hobbista ao diálogo.
Antes que a gente se anime demais com essa discussão, é preciso considerar ainda algumas coisas. Não é só o fato do jogo ter esgotado em uma promoção que torna a expansão vendável, é preciso entender que nesse meio, há jogos que continuam flopados invisivelmente e jogos que se tornaram um sucesso invisível. Vou me explicar e acho que uma ferramenta muito boa para compreender isso é o mercado de usados aqui da Ludopedia. O jogo pode ter entrado em promoção, vendido, mas ainda ser flopado quando ele fica ainda um tempão pipocando em anúncios de venda e leilão aqui pelo mesmo preço da promoção. Tem jogos ótimos aí, mas, sendo eu uma editora, não traria a expansão. O pessoal não está pondo na mesa o jogo base, mas vendendo, vão querer comprar a expansão?! Um exemplo que poderia dar aqui é jogos como o Kick-Ass: The Board Game; Downforce e Cry Havoc. São ótimos jogos, mas ainda têm o preço muito baixo no mercado de usados. Tenho que ser sincero: "Editora, compreendo você".
Agora, será que temos um outro grupo de jogos que floparam em um primeiro momento e que agora são muito cotados no mercado de usados? Exemplos a se analisar são jogos como o Star Wars: Orla Exterior. Jogaço que tem agradado muito e todo mundo fica querendo a expansão Star Wars: Outer Rim – Unfinished Business.
Olhando assim em perspectiva, dá pra apaziguar um bocado as ânimos e compreender bem as editoras, porém estou criando esse post porque foi exatamente o Orla Exterior que recebeu um fora mais uma vez da Galápagos em uma live nesta semana. Será mesmo que não daria pra fazer uma experiência com uma expansão de um jogo "flopado"?
Posta aí a expansão que você acha poderia vir.
Sinto que as editoras vão ter mais razão do que queríamos (infelizmente)...
Nenhum Jogo Encontrado
-
{{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
-
{{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
-
{{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
-
{{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
-
{{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
-
{{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}