Mais um ano passado. Mais uma translação. Mais vicissitudes, humanidades e amenidades. Mais contradições, mediações e desafios. Dentre tantas prioridades impostas por um ano pós-pandêmico, mantivemos o privilégio do lúdico, não apenas como idílio, mas também como resistência. Afinal, como bem observaria Lafargue, nada é mais justo que o direito às horas livres e criativas. Assim, em homenagem àqueles que compartilharam tantas mesas, conversas, estratégias e descontrações e, mais ainda, àqueles que não puderam, manterei a tradição de elencar alguns destaques anuais. A intenção da lista é modesta. Nela, apenas aponto e discorro brevemente sobre os meus jogos favoritos jogados no ano de 2023. As regras seguem as mesmas: serão apenas cinco jogos, divididos em cinco diferentes categorias: entrada, familiar, estratégico, nacional e para 2 pessoas, sem repetir os indicados dos anos anteriores.

A ordem final da lista eu deixo por conta de vocês, conforme a quantidade de curtidas. Espero que gostem e que fuja um pouco das obviedades. Abraços e um feliz 2024 para todos, com muitos pontos de vitória!
Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.
Imagens: acervo pessoal.