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Esse é o jogo que me levou a criar essa lista. Gosto demais desse jogo, mas sempre acho complicado ensinar novatos a jogar. Quem ensinou novos jogadores sabe que as cartas verdes são uma dor de cabeça enorme rs. Quando tenho que explicar para alguém que é novo busco explicar todos os tipos de cartas deixando as cartas roxas e verdes por último. A segunda edição melhorou algumas coisas entre elas os ícones/símbolos. É muito mais fácil identificar quando podemos baixar cartas de graça.
Um jogo super simples de jogar, porém extremamente dificil de ensinar.
O manual do jogo tem uma parte que te ensina a ensinar o jogo, de tão complexo que é dominar ele.
Os jogos do autor Carl Chudyk são sempre nessa linha. Simples, com cartas que tem várias funções dependendo da forma como usa elas, porém dificil de ensinar e de dominar.
Mas depois que aprende, se tornam desafiadores e jogos muito gostosos de jogar.
Um jogo super simples de jogar: Três ações principais - compra uma carta, baixa uma carta ou faz o efeito de uma carta!
Porém o jogo é complexo para dominar e ensinar, pois todas as cartas são únicas, com efeitos únicos e que muitas vezes tem interação entre si, dependendo dos símbolos delas.
Dominar a forma de fazer os combos no jogo não é tarefa fácil e nem tão pouco é simples de ensinar.
Para você começar a entender e gostar do jogo, precisa de pelo menos umas 10 partidas. Mas depois que aprende, o jogo se torna um dos melhores jogos de carta que existem, pela sua genialidade.
Após várias partidas, acho tranquilo explicar. Porém, é nítido na cara das pessoas que estão ouvindo a explicação de que tudo ficou confuso. O jogo só "anda" depois de 1-2 rodadas.
Jogo de mecânica simples, mas com cartas de iconografia meio complicada e muitas vezes não intuitiva. Além disso, os jogadores tem sete tipos de ações diferentes, casa uma com suas consequências e regras específicas.
É um excelente jogo, mas difícil de explicar conflito interno e conflito externo.
Não tem nenhuma mecânica difícil, mas são muuuuuitas mecânicas pra explicar
O jogo é super simples de jogar, com alocação de dados e force sua sorte. Entretanto, as 9 categorias possuem uma regra específica para cada uma delas. Explicar o jogo não é fácil, os ícones no tabuleiro pouco ajudam não sendo tão intuitivos e mesmo tendo uma "colinha" na mão de cada jogador, dá pra ver o desespero deles na hora de pegar os dados. Acho que a melhor maneira de driblar o problema, e fazer as regras fixarem é jogando o jogo. Na segunda partida já pode ter uma super evolução e poucos erros cometidos. Um jogo leve e divertido, mas é muita regra similar para as pessoas de primeira viagem assimilarem.
O jogo de maior sucesso do Carl Chudyk, que é muito simples de jogar, porém difícil de ensinar.
As cartas com multiplas funções e efeitos únicos, tornam o jogo desafiador de ensinar, pela complexidade e variedade de ações possíveis.
Só é possivel dizer que realmente aprendeu, depois de umas 10 partidas.
Foi o jogo que inspirou o Mottainai, que é ainda mais dificil de ensinar.
A ação dos jogadores se dá em três fases: move navio, realiza ação e repõe mão.
Agora vai explicar... Kkkkkk
Cada carta revela tipos de ação, existe entrega de mercadorias para aprimorar navio, Lutas e controle de território, etc...
Gosto muito, mas quando penso em explicar... dói.
É um jogo de regras bem simples, escolha uma carta, baixe-a e execute o texto da carta. A dificuldade está em coordenar essas ações com a pontuação de final de jogo pois cada carta representa um deus que pontua de uma forma diferente.
O jogo em si é muito simples e sempre começo a explicação com "É uma mistura de Ticket to Ride com War". Daí pra frente a coisa complica, principalmente se tiver novatos em BG na mesa.
As diferentes habilidades de cada tribo, regra para colocar marcadores em uma área que já tem marcadores, pontuação por área a cada rodada....Parece exagero, mas costuma fritar a cabeça de quem está aprendendo.
Cada turno você só faz uma ação, composta de duas partes no seu tabuleiro individual. Mas tem uma boa variedade de possíveis combinações e possibilidades quando se olha para o tabuleiro principal e para as maneiras de ganhar.
Hije em dia peguei o jeito de explicar, mas no começo o pessoal tinha muita dificuldade de entender, até começar a jogar.
Tenta fazer um ser humano entender que ele está pontuando de 4 formas diferentes, que pode ou não encostar na borda ou pra pontuar tem que estar adjacente a outra imagem. Sempre as primeiras partidas das pessoas acabam com elas dizendo, só no final, que não entenderam.
O core do jogo é simples, um bag building com um pouco de worker placement
Aqui costumamos jogar com o intrigas, pois tem entregas e outras coisas e o jogo brilha. Mas pra jogador novo que acaba sendo jogado pelo jogo, eu prefiro ir no jogo base pois é muita coisa pra explicar de regra e tem aquele monte de tile de construção extra pra fazer... jogador novo sofre
O jogo é super intuitivo, contudo na primeira vez ouvindo como se joga pode dar um tilt na mente
São poucas ações, mas cada ação desencadeia muitos detalhes que se não forem explicados pode se tornar uma desvantagem para o jogador.
O jogo em si não é difícil de entender, é bem simples, mas as cartas de poder são um parto para explicar, a iconografia é muito confusa, o jogo disponibiliza 5 manuais com detalhes de cada carta, dessa forma cada jogador pode pegar o seu, mas são 7 páginas mostrando oq carta faz hehe, inviável jogar lendo aquele manual rs, o jeito é a pessoa se virar e entender a iconografia mesmo rs.
Cada turno você é um personagem. Cada personagem tem uma habilidade. Cada turno você usa a habilidade, pega recursos e faz uma construção. Mas explicar cada habilidade e suas estratégias leva um tempinho.
Não sei se rola com todo mundo, mas até hoje as poucas vezes que precisei explicar esse jogo as pessoas ficam bem confusas de início. Depois de umas partidas o jogo "clica" e os "novatos" começam a pegar a maldade do game. Acho que é a tal curva de aprendizagem que o jogo possui, porém não elimina o fato de que explica- lo seja um parto para os iniciantes pegaram a sinergia das cartas, com as trilhas, com os dados, com os efeitos... enfim rsrsrs
Em tempo, jogão super subestimado, mas isso é papo para uma outra lista kkkk
A rodada do jogo tem etapas simples, e na maioria dos setores você só pode fazer uma coisa. E a partir da segunda ou terceira rodada, os jogadores já entendem que uma coisa leva a outra.
Mas a primeira vez, para ensinar todos os setores da fábrica, como andar, turno... É um parto. Quando vou ter uma rodada ara ensinar alguém, eu já falo: Reserva a 3 horas, 2h para ensinar e para primeira partida. 1h seguinte ja é a segunda partida onde todos já estão jogando por conta própria e montando estratégias.
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