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  1. Listas
  2. Jogos RUINS com boas ideias
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Jogos RUINS com boas ideias

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gersonlobo11/05/2023 às 19:53
avatar
gersonlobo
MD

Jogos ruins, mas que propuseram alguma ideia interessante que pode ser aproveitada por outro jogo.

Não adicionar jogos que tiveram mecânicas altamente replicadas, pq a ideia é ressaltar o ineditismo e a criatividade ainda que o jogo em si não seja bom.

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Itens (21)

1 - Valente - O amor em jogo 2

Ir para o jogo gersonlobo 11 May 23, 19:56
2

O jogo é bem fraquinho, mas a ideia de juntar quadrinhos de uma hq pra montar uma história é interessante e poderia ser melhor aplicada

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2 - The Duke 1

Ir para o jogo gersonlobo 11 May 23, 19:58
1

Esse jogo pega a ideia do xadrez e coloca peças arturianas (merlin, dragão, o próprio arthur e por aí vai) com poderes diferentões.

A ideia é muito legal, mas na prática não funciona pq é impossível decorar os movimentos esquisitos.

Se for simplificada pode funcionar.

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3 - Santiago 0

Ir para o jogo gersonlobo 11 May 23, 20:00
0

O jogo é feio e o tema, chatão (até meio preconceituoso). Mas a mecânica do suborno é implementada de forma interessante.

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4 - Histórias Sinistras 6

Ir para o jogo Tiagoamx 11 May 23, 22:15
6

Ideia boa até você colocar em prática e ver que não funciona muito bem. 

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5 - Cuba 0

Ir para o jogo Railan 11 May 23, 22:39
0

Lendo o manual pensei q o jogo era o bicho. Cheio de mecanicas legais. Mas na pratica é tudo sem sal e previsivel.

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6 - Opera 0

Ir para o jogo Railan 11 May 23, 22:41
0

Pelas mecanicas e tema parecia legal. A arte até é bunita para um jogo antigo. Grande decepçao com serios problemas, a ponto de começarmos uma partida e a 2 rodadas do fim desistirmos do jogo para jogar outro. Esse outro foi agricola e nao nos arrependemos nem por 1 segundo de termos abandonado o opera

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7 - Asgard 1

Ir para o jogo Railan 11 May 23, 23:29
1

Até entao tinha amado todos os jogos da wyg
Reef encounter
Nippon
Madeira
Signorie
Vinhos
Vasco da gama 
Estao todos no meu top 100.
Ver na caixa wyg ja era sinonimo de jogo bom.
As expectativas eram altas mas o jogo nao chegou nem no chinelo dos ja citados. Ate tem mecanicas q parecem interessantes. Açoes programadas para resolver depois, batalhas e tudo mais . Com tema e arte maravilhosos. mas jogando nada funciona é tudo bobo e pouco divertido.

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8 - Dark Souls: The Board Game 1

Ir para o jogo RafaelRiva 13 May 23, 16:45
1

Eu gosto desse jogo, mas reconheço que a comunidade não gostou muito, mas o combate dele é incrível, gosto muito de como você brinca com as miniaturas contra os chefes e inimigos que te empurram ao longo do tabuleiro.  

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9 - Noria 2

Ir para o jogo viniciusjf 13 May 23, 21:01
2

Jogo lindo, com uma mecânica genial, mas a serviço de um desenvolvimento insípido - é basicamente avançar em trilhas.

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10 - Distrito 6 1

Ir para o jogo johnmatosd 15 May 23, 00:01
1

Eu achei o jogo pouco intuitivo, tabuleiro confuso, problemas na usabilidade, mas é divertida a ideia de fazer predinhos empilhando dados. 

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11 - Taverna 0

Ir para o jogo viniciusjf 15 May 23, 10:28
0

Jogo com algumas mecânicas interessantes, especialmente o esquema da pontuação final, em que cada jogador vai disputar pra escolher um elemento de pontuação variável.

O jogo tinha muito potencial, mas no geral é fraquinho e confuso.

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12 - Onitama 0

Ir para o jogo Hudson Goulart 16 May 23, 22:22
0

O famoso xadrez piorado. Comete o mesmo erro que inúmeras variantes de xadrez cometem: esquecem-se que um jogo desse estilo precisa ser calculável. Não ser calculável é um defeito grave para um jogo desse tipo.
Felizmente, é bem fácil corrigir os defeitos do jogo. Basta descartar todas as cartas impróprias. As que têm movimentos estranhos e difíceis de visualizar. Descartando sem dó essas cartas e mantendo apenas as que têm movimentos fáceis e naturais, fica um jogo bom.

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13 - Rallyman: GT 7

Ir para o jogo Johnnycury 17 May 23, 16:35
7

POLÊMICA!!!
 
Mas eis a minha justificativa:
 
Rallyman GT não é um jogo ruim em si. Eu gosto de, de vez em quando, abrir o BGA e jogar uma partidinha online. ON LINE! Se for pra parar, montar a pista de papelão, arrumar os carrinhos, jogar aquela cacetada de dados com cuidado pra não deixar nenhum escapar e tirar alguma coisa do lugar, ficar atento às regras que são bem confusas pra iniciantes, coletar as fichas de foco...cansei só de começar a listar a burocracia que esse jogo tem pra jogar a cópia física.
 
No PC, ótimo, automático, é tudo rápido, dinâmico (é um jogo de corrida, lembra? Tem a sensação de velocidade). No físico, é devagar, burocrático, cheio de penduricalhos que te desaceleram, e o jogo não é tão bonito a ponto de justificar a experiência tátil. Não tem miniaturas bonitas pra ficar olhando. Os dados são bonitos, mas é só.

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14 - Flip City 2

Ir para o jogo tpcordeiro 17 May 23, 17:00
2

O designer teve uma excelente ideia, e não me refiro à questão das cartas serem frente e verso e necessitarem ser "flipadas" ao longo da partida.
Como ideia "genial", me refiro à misturar deck building com push your luck, algo que até então eu não tinha visto em jogo algum. Com esse conceito em mãos, já estava tudo praticamente traçado: era só pegar o Dominion, jogar o push your luck alí com alguma repaginada e "bum!", um novo jogo divertido e prazeroso ao alcance de qualquer um.

Mas não... Por algum motivo o designer achou q a grande ideia genial era o tal flip, que até virou o nome do jogo. "Isso vai explodir a cabeça de todo mundo!" deve ter pensado. E no final das contas não, o tal "flip" mais atrapalha do que ajuda, na hora de embaralhar as cartas, por exemplo, e ele poderia ser perfeitamente implementado da forma "tradicional" com mais cartas, não há inovação nesse ponto.
E no ruim de tudo, o jogo ainda dura muito mais do q o necessário para a sua proposta. No final das contas, o jogo não chega a ser "ruim", mas é, no máximo, OK.

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15 - Luxor 2

Ir para o jogo tpcordeiro 17 May 23, 17:32
2

POLÊMICA AQUI

"Como assim vc considera ruim um jogo gostosinho desses? Que foi indicado ao Spiel de 2018?? E que era inclusive favorito de muita gente, mesmo competindo com Azul, um "clássico moderno" dos boardgames???"

Então de cara, já adianto: não considero Luxor ruim, pelo contrário, o acho um bom jogo, tanto que eu tenho em minha coleção e não me desfaço, ele é ótimo para apresentar o hobby para que nunca jogou nada que não seja War, Banco Imobiliário e Jogo da Vida. Primeiro pq as regras são simples, segundo pq há uma certa "identificação" pelo fato dele ter uma "trilha" q lembra muito um "roll and move" de antigamente.

Agora, chegando aos pontos ruins do jogo: o setup, chato e longo se comparar com a duração da partida. Quase não compensa se for para montar sozinho. Acabo fazendo a galera, mesmo iniciante, distribuir os tiles no tabuleiro.

Mas pra mim, o principal problema é ele ser justamente apenas isso q eu expliquei no início: um "roll and move" melhorado. Não vejo novidade, algo diferenciado nas mecânicas de pontuação que me faça ter grande prazer em jogá-lo. Pra mim é quase um simples passatempo.

Não entendam mal, existe sim uma inovação sensacional, que é o gerenciamento de cartas. O problema é que a definição de Luxor pra mim é justamente isso: Uma mecânica que é um achado em busca de um jogo que faça jus à ela. Eu entendo q essa "simplicidade" é a proposta do jogo, mas esse gerenciamento aplicado em um jogo mais denso seria perfeito.
Ouvi falar q já usaram essa "mecânica" em outros jogos, como Scout, por exemplo, mas esse nunca joguei, e além disso, estou a espera de algo mais robusto.

E dou até uma ideia pra quem quiser arriscar: um híbrido do Luxor com a movimentação/tabuleiro e deck building do Clank! Seria excelente tirar um pouco da sorte nas cartas do Clank colocando um gerenciamento de mão desse tipo. E não precisaria adaptar muito, até a temática já encaixa! Enfim, quem tiver disposição para implementar, sinta-se livre para copiar a ideia.

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16 - Mech A Dream 0

Ir para o jogo johnmatosd 18 May 23, 12:11
0

Eu amo jogos de Engine building, e jogos que estimulam o planejamento a longo e médio prazo e amo alocação de trabalhadores, mas não consegui gostar desse jogo. 
A ideia é muito legal, uma maquininha, muito bem representada visualmente, mas na pratica eu acho o jogo esquisito, primeiro pelo efeito "bola de neve" fortíssimo, se alguém sai na frente provavelmente quem está atrás não vai conseguir alcançar, outra questão é que o tabuleiro central parece ser mais eficiente do que a própria maquininha. Senti momentos em que a sorte acaba determinando mtas coisas, e além disso você acaba "pagando" muitos recursos diferentes (custo em recursos, tempo, ordem das ações etc.)  para um único item. 

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17 - Mystic Vale 0

Ir para o jogo gersonlobo 22 May 23, 20:24
0

um dos vários jogos do autor que usa o 'card craft', mecanica na qual vc coloca uma carta dentro de um sleeve e depois insere outras cartas transparentes (com alguma informação impressa, que complementam a carta original) nesse mesmo sleeve.

a ideia é legal, mas é super chato de manejar e as cartas vão desgastando, riscando etc. funciona melhor no PC.

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18 - Flamme Rouge 2

Ir para o jogo Sr Ze 02 Jun 23, 23:32
2

Achei a ideia desse jogo sensacional, tema bem integrado, a questão dos tipos de ciclistas e vários detalhes, com as exps fica ainda mais interessante, mas o jogo roda sozinho. Joguei em número máximo de jogadores e a pessoa que venceu era uma criança de 10- anos que nem estava prestando atenção na partida e o pai chamava a atenção dizendo "agora é sua vez", enquanto dos adultos pensavam que tinham algum controle sobre ações para melhorar os resultados. 

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19 - Tribes of the Wind 0

Ir para o jogo pfifikus 02 Sep 24, 06:05
0

Até gosto desse, mas sinto que o jogo está aquém da mecânica da vizinhança do verso das cartas. Aliens, Anões e Amigos utiliza a mecânica de verso das cartas para construção de mão e é bem mais divertido e direto ao ponto.

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20 - Gùgōng 0

Ir para o jogo viniciusjf 02 Sep 24, 10:30
0

Mais uma vez, não é um jogo de todo ruim. A produção é linda, o tema é bacana, a mecânica central é super inovadora e inteligente, mas nos últimos turnos não há quase nada para se fazer e sobram apenas ações idiotas e parcialmente esgotadas que dão migalhas de pontos. Isso estraga bem o jogo.

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21 - Newton 0

Ir para o jogo viniciusjf 02 Sep 24, 10:32
0

A mecânica central é muito bacana, mas o jogo é muito prejudicado em termos de fluidez e coesão das mecânicas, é feio, e pra piorar, em essência é igual a trocentos outros euros bem melhores que ele.  

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