Papel, caneta, algo para marcar as letras que já foram e para pontuação (feijões, milhos, palitos, tampinhas, pedaços de papel...)
1) Escreva o alfabeto em uma folha de papel ou use algum recurso visível por todos os participantes.
2) Prepare uma lista de temas variados, como cores, nomes de filmes, nomes de pessoas, etc., para sorteio em cada rodada.
3) Reúna os participantes em um círculo e defina a ordem de jogo, seja por sorteio ou de forma aleatória. O melhor é no sentido horário, ou anti-horário.
4) O primeiro jogador começa a falar uma palavra que se encaixa no tema sorteado e que comece com qualquer letra, em seguida, elimina esta letra da folha (coloca um marcador em cima indicando que a letra já foi utilizada)
5) O próximo jogador então fala outra opção que se inicie com uma das letras ainda disponíveis na folha. Se um jogador não conseguir pensar em uma palavra dentro de um tempo pré-estabelecido, ele é eliminado da rodada.
6) O ciclo continua até que todos os jogadores, exceto um, sejam eliminados na rodada.
7) O último jogador restante na rodada ganha um marcador.
8) Quando todos os temas forem utilizados ou quando o número de rodadas pré-determinado for alcançado, conte os marcadores. O jogador com mais marcadores é declarado o vencedor.
Dicas:
Note que há dois tipos de marcadores, um apenas pra indicar as letras já utilizadas e descartadas de cada rodada e outro marcador pra indicar a vitória de cada jogador. Pode ser utilizado o mesmo tipo de marcador (mas atenção pra não misturarem durante as partidas), ou tipos diferentes se tiver essa possibilidade.
É possível jogar seguindo a ordem alfabética, mas sem a necessidade de anotar o alfabeto na folha. No entanto, acredito que com a possibilidade de ir escolhendo e descartando as letras em qualquer ordem, torna o jogo mais dinâmico e divertido. Sem contar na possibilidade de escolher uma palavra que inicie com a letra que alguém já estava pensando na possibilidade e atrapalhar o jogo do adversário (hehe).
Para manter o jogo dinâmico, você pode definir um limite de tempo para cada jogador pensar em uma palavra. (Pode ser com um timer no celular por ex, ou só um consenso geral dos envolvidos, geralmente funciona bem, pois a dinâmica é manter o jogo o mais rápido possível, então quando alguém percebe que está demorando mais pra dizer a palavra, todos acabam decidindo que esse jogador perdeu a vez - inclusive ele mesmo).
Certifique-se de escolher uma variedade de temas para manter o jogo interessante e desafiador.