5-8 JOGADORES
Variante: Catanstrófica.
Realmente é possível espremer 8 pessoas em um tabuleiro base de catan, agora se isso é divertido, eu não faço a menor ideia, pois ainda não tive a oportunidade de testá-lo devidamente, apenas pensei nas possibilidades. As regras foram testadas em partidas com peças e mapas reduzidos
Componentes:
5 aldeias, 4 cidades e 15 estradas para cada jogador adicionado.
1 quantidade indefinida de moedas.
Você pode utiliza os componentes das expansões, o ideal é padronizar os componentes, mas se não for possível, improvise alguns componentes utilizando marcadores paçoca e palitos ou dois cubos para representar as estradas, embora não fique esteticamente agradável é funcional.
Regras:
Estradas: agora você poderá construir estradas que cruzam o mapa. As estradas podem partir da intersecção dos hexágonos para o centro do mesmo(em direção a ficha numerada) e vice-versa, a exceção é o deserto. É preciso 2 estradas para cruzar um hexágono, que podem ser posicionadas 1 por vez ou quantas forem possíveis, vários jogadores podem cruzar o mesmo hexágono, é possível criar rotas e construir aldeias apenas passando pelo meio dos hexágonos. Considere a ficha numerada como uma intersecção e que a partir dela qualquer caminho pode ser tomado para qualquer intersecção presente no hexágono desde que já não tenha sido escolhida, não é possível construir aldeias nas fichas numeradas. As estradas podem cruzar aldeias adversarias.
Construções: você pode construir em uma intersecção com distância de 1 estrada de uma aldeia adversaria, porém ela deve estar a pelo menos 2 estradas de distância de uma aldeia sua (seguindo a regra padrão). Os Hexágonos possuem limites para a construção de aldeia/cidade que são: 5 jogadores 3 aldeias, 6 jogadores 4 aldeias, 7 jogadores 5 aldeias e 8 jogadores sem limites.
Em partidas com 7 jogadores o limite de cartas na mão em relação ao ladrão é 8.
Em partidas com 8 jogadores, os jogadores podem realizar ações quando o jogador diametralmente oposto a você rolar o dado, assim a cada 3 jogadas de dados será possível realizar uma ação.
Moedas:
Cada vez que for a sua vez de jogar e você não produzir nada você ganha 1 moeda.
Toda vez que for sorteado um recurso e não houver o recurso disponível para você receber, ganhe 2 moedas em compensação.
Toda vez que sair um 7 no dado todos os jogadores ganham 1 moeda.
Todas vez que você comprar uma carta de desenvolvimento ganhe 1 moeda.
Na sua vez você pode pagar 3 moedas para comprar um recurso, recursos também podem ser trocados por moedas seguindo a proporção da regra do jogo base 4:1, moedas também podem ser trocadas entre os jogadores.
Em 8 jogadores o deserto produz uma moeda toda vez que sair um 2 no dado.
Pontuação final: em 7 jogadores a partida acaba em 9 pontos, e em 8 jogadores com 8 pontos.
Regra opcional para o início
No começo da partida a primeira aldeia de todos os jogadores deve ser posicionada em uma área de porto.
Observações.
Infelizmente a minha falta de testes nesta variante pode esconder falhas, então se você encontrar alguma quebra nas regras ou desbalanceamento, existem algumas sugestões que você pode fazer a seguir:
Se o ladrão dificultar muito o jogo, devido à quantidade de jogadores suba o limite de cartas.
Se o fato de construir aldeias em hexágonos se tornar algo muito fácil, avalie a possibilidade de abaixar o limite de construções nos hexágonos para acabar com a farra. Mas se ocorrer o contrário, é possível fazer do deserto um produtor (semelhante a mina de ouro), então posicione um dado ou ficha extra que você possuir com um número a sua escolha(o número 2 ou 12 é recomendado), toda vez que o deserto produzir o jogador poderá escolher o recurso, ou ainda aumente o limite para construções nos hexágonos.
Caso a mecânica de se locomover/construir pelo mapa se mostre difícil, pondere a possibilidade de construir estradas para o centro do deserto, também considerada permitir a existência de 2 estradas nas bordas de mar e ou ainda 2 estradas nas bordas do deserto. Se ocorrer o contrário, avalie limitar a quantidade de estradas que podem ser construídas para o centro de um hexágono.
Talvez a quantidade de 8 jogadores facilite muito a opção de realizar trocas com outros jogadores, você pode resolver isso, limitado os jogadores a fazerem trocas com as pessoas sentadas ao lado delas, ou ao contrário com pessoas que não estejam ao lado delas. Outra opção seria realizar trocas apenas com jogadores que tenham pelo menos 1 peça posicionada no mesmo hexágono, ou ainda estradas se encontrando ou encontrando outras construções. Talvez você queira limitar a quantidade de trocas que um jogador pode fazer até rolar o dado novamente, uma outra opção seria literalmente fazer isto
Um prejuízo que as trocas podem causar é um aumento no tempo de jogo assim como o de espera por causa das constantes tentativas de trocas malsucedidas.
Se a quantidade de opções para a construção de estradas prejudicar na pontuação da maior estrada, você pode considerar que 2 estradas no centro do hexágono equivalem a 1 ou então você pode ignorá-las na contagem.
Se você for jogar uma partida em 7 ou 8 jogadores, é recomendado que você utilize alguma opção para diminuir o tempo das partidas. Mas se ainda você observar que o tempo de jogo se estende muito, busque mais formas de agilizar o jogo, você pode fornecer recursos para os jogadores em vez de moedas, você pode distribuir cartas de progresso toda vez que um 12 for lançado no dado, ou presentear os jogadores com 1 estrada cada, ou quem sabe presentear os jogadores quando eles construírem a sua primeira cidade com uma carta de progresso. Apenas tome cuidada para não exagerar nos benefícios.
Caso seja difícil de posicionar estradas, apenas a empurre ligeiramente em direção ao centro do hexágono.
Se você encontrar algum problema sem solução ou que as sugestões não foram satisfatórias me avise para que eu possa tentar resolver.