

Sempre gostei de jogos de estratégia de guerra com tanques, artilharia, navios, aviões, veículos de transporte, tropas etc, e adorava jogar alguns RTS (Real-time strategy) como Command & Conquer Red Alert, Command & Conquer Generals, OutLive (Continuous Game) e StarCraft. Sendo que a temática de guerra entre a segunda guerra mundial e os tempos modernos, sempre me prenderam mais a atenção do que as temáticas de confronto mais antigas com espadas e arcos, ou fantasiosas com monstros e magia, ou muito futuristas com lasers e veículos flutuantes. Embora eu também não desgoste destes.
Também sempre gostei dos jogos de tabuleiro desde a infância, mas posso dizer que comecei no hobby mesmo foi com o nosso tão mal falado War, que foi um jogo que me cativou e divertiu bastante no início. Então, depois de ficar sabendo do novo mundo dos jogos modernos, comecei a procurar jogos semelhantes ao War. Porém, para minha frustração, o que observei é que na maioria das listas "tipo War" que surgem pelos confins da internet, grande parte dos jogos são dessas temáticas mais "alternativas" que citei. Não desmerecendo estas listas, pois elas são ótimas.
Esta lista é um pouco mais específica e por isso conterá somente os jogos que se aproximam do nosso polêmico vovozinho War, não só em mecânicas, mas também na temática citada inicialmente. Portanto não teremos aqui jogos como, por exemplo, History Of The World, A Guerra dos Tronos BG, Battle Of Rokugan, Small World, Lords Of Hellas e Kemet, que certamente, em uma visão mais abrangente, se encaixariam perfeitamente na proposta e, não por acaso, já constam em diversas listas "tipo War" existentes por aí. Eu sei, eu sei... War tem uma temática bastante rasa, genérica, e jamais discordarei disso, mas se para você for realmente muito difícil visualizar a temática de War, então em último caso, tente pelo menos olhar as figuras da caixa.
Não quero me estender muito aqui e espero ter conseguido explicar a proposta da lista. Os jogos também não precisam ser simuladores e nem retratarem períodos históricos necessariamente. A lista está aberta para novas inclusões.
E ainda que seja consenso na comunidade que War é um jogo com um design fraco (e eu concordo), vou deixar aqui algumas características dele que acho interessantes, e que, ainda hoje, são difíceis de encontrar reunidas juntas em um mesmo jogo como War faz:
- Grande quantidade de jogadores (até seis);
- Simplicidade de regras;
- Duração de até 2h mesmo com mesa cheia (no melhor dos casos); *
- Diversão proporcionada pelos dados no combate (enquanto ainda não ficou maçante com exércitos gigantescos);
- Objetivos secretos;
- Beleza (Edição Especial);
- Não precisa controlar mais de uma cor/facção/nação quando jogado em contagens menores que a máxima (sobrecarrega menos o jogador);
- Preço mais acessível do que o que normalmente vemos nos jogos de caixa grande do hobby;
* Estou ciente de que este é um ponto fortemente discutível e meio raro.
Obs: o próprio War e seus derivados como War II e War Edição Especial, foram inseridos apenas para esta lista constar na ficha do jogo.

