
"Simplicity
Is an advanced course."
-Sri Chinmoy,
Pequenos preços, grandes jogos - ou porque gostamos dos jogos simples
No início, jogávamos tudo. Em seguida, começamos a procurar jogos mais complexos, mais difíceis. Depois da experiência inicial de descoberta, fomos ficando frustrados com os jogos complexos em funcionamento. Expansões aos jogos se tornaram mais problemas do que soluções. Percebemos que, na maior parte dos nossos jogos prediletos, nossa parte favorita nos jogos é a interação entre um e outro jogador. Então fomos refinando nosso gosto, e chegamos no ponto atual, onde gostamos de jogos simples, elegantes, que dependem da interação e baratos (porque fica fácil recomendar e até dar de presente).
Simplicidade é fazer muito com pouco. Fazer muito com muito é complexidade, e fazer pouco com muito é desperdício. Ou pelo menos acho eu!
Fizemos uma listinha dos nossos jogos recomendados, pois dão uma experiência bem legal e desafiadora aos jogadores e que estão num preço bem legal, em geral abaixo de 150 reais:
Jorvik
Um misto de leilão de blefe com alocação de trabalhadores. Em alguns leilões, você só entra para atrapalhar o seu coleguinha.
Drillit
Jogo nacional de resolução de crises - tipo Pandemic
Barony
"Xadrez para 4 jogadores". Nesse jogo, cada movimento faz diferença. Um movimento em falso pode fazer com que perca o jogo.
La Viña
Nosso favorito dos últimos meses, um jogo profundamente tático e estratégico. É como se fosse o "Viticulture Card Game", mas só com a parte mais afiada do jogo. Procuramos ele na recomendação dos Djows de SC.
Hanabi e Okey Dokey
Nossos cooperativos que parecem simples, mas são bem difíceis e profundos! Você precisa "ler" o seu colega, que vai querer lhe dizer mais coisas do que pode usando apenas o timing e a ordem em que joga suas cartas. O Okey-dokey é difícil de achar para vender por aqui, mas fica como mênção honrosa e alternativa ao Hanabi.
Entre Linhas
O jogo limita as dicas a uma palavra apenas, o que tornar tudo muito desafiador. Ele lembra o Hanabi se você quiser jogar mais a sério, porque tem umas dicas que você não pode dizer, mas que os outros jogadores tem de entender de acordo com a circunstância em que a compartilha.
Arte Moderna
5 tipos de leilão, especulação e bastante estratégia. Assim como o Rá e o Senhor dos Anéis, ele nos fez entender porque o autor Reiner Knizia é tão famoso.
Say Bye to the Villains
Um cooperativo muito difícil, onde um jogador tem de ajudar o outro a derrotar seu inimigo com recursos bem limitados e informação restrita entre os jogadores.
Oh My Goods + Revolta em Longsdale
Esse jogo depende da sorte ao virar as cartas, mas justamente saber mitigar isso e ir se colocando em situação onde a sorte vai tender a ajudar você traz um nível mais profundo de estratégia ao jogo.
Big Book of Madness
Mais um cooperativo, desta vez com mecânica de construção de baralhos. Cada personagem possui tendência a ter certos poderes, e aí os jogadores têm de
"Simplicity is felicity.
Simplicity is God’s Beauty
In its pristine form."
-Sri Chinmoy