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  1. Listas
  2. Most Anticipated 2021 (Cross-Overs do time da The Dice Tower)
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Most Anticipated 2021 (Cross-Overs do time da The Dice Tower)

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Homux09/02/2021 às 20:11
avatar
Homux
MD

Continuando a empreitada de luta conta o tédio, resolvi adaptar este de tantos posts e vídeos que vi nos últimos dias. Por quê? Foi o mais interessante mesmo, acabei descobrindo alguns jogos bem bacanas. Como método de corte, preferi colocar apenas aqueles que apresentaram cross-over entre 2 ou mais membros da The Dice Tower, já que fora isso ficariam umas escolhas bem pessoais. POOORÉM, segue abaixo o link da live caso queiram destacar algum outro jogo que eles tenham citado mas não tenha sido dissecado, aqui.

Como sempre, acho que vou tecer alguns comentários dos jogos também, e adoraria que vocês se pronunciassem, se tem interesse que tais jogos venham pro Brasil, suas apostas de qual editora se arriscaria, etc, etc.. bem como se fosse uma conversa de bar mesmo =D

LINK:
https://youtu.be/-KgYcz3XYgY

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Itens (7)

1 - Now or Never 2

Ir para o jogo Homux 08 Feb 21, 12:48
2

Nota Média da BGG: ?? // Ranking da BGG: ??

1-4 Jogadores; 90-180min; PESO: ??/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Action Drafting, Gestão de Mão, Tile Placement, VPPs

Designer(s): Ryan Laukat (Above and Below, Near and Far, Sleeping Gods)



Comentários: Uau!! Esse daqui eu me surpreendi com o anúncio, ainda mais sendo lançado logo agora no 1o Semestre O.O e no mesmo ano que outro mega hit do KS, Sleeping Gods (arrependimento de não ter financiado). Ryan Laukat está com tudo e o rapaz merece, pois ele é, sem dúvidas, um dos melhores story-tellers do mercado. Quem já jogou alguma de suas "experiências" sabe bem do que estou falando, parece que estamos vivendo uma bela de uma história infanto-juvenil, mas com umas pegadas mais adultas, bem pesadas. Tematicamente, se seguir a linha dos outros dois títulos, que vinham em crescendo, tem tudo p/ já entrar nas listas de melhores de 2021. A parte estética também vem super caprichada, como sempre, e a rejogabilidade lá nas alturas, com diversos modos de jogo (solo, multiplayer, campanha, partidinha simples). O tempo de partida e a dificuldade maior do que aparenta pode assustar alguns players, e ele também não chega com uma proposta tático-estratégica muito forte (é quase um livro-jogo, gente, então moderem as expectativas), mas já faço figuinhas aqui p/ que alguém (cof.. cof.. Concl..) se proponha a localizá-lo =P

Perspectivas no Brasil: Tem chances grandes de vir, mas sabe-se Cthulhu quando, pois o Near & Far (prometido por uma certa editora) já está como anunciado há anos.. e nada.. num jogo com o tanto de texto que esse tem, faz-se necessário, sim, aguardar uma localização, então calma aí nas importações!!


https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/280/yqwwv5.jpg

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2 - Ankh: Deuses do Egito 2

Ir para o jogo Homux 08 Feb 21, 12:48
2

Nota Média da BGG: ?? // Ranking da BGG: ??

2-5 Jogadores; 90min; PESO: 2,54/5,00 (provisório)

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Alianças, Controle de Área, Movimento em Área, Leilão, Combates por Cartas

Designer(s): Eric M Lang (Blood Rage, Rising Sun, Arcadia Quest, Cthulhu Death May Die, Chaos in the Old World, The Godfather)



Comentários: Trasheiros de plantão, eis que Sr Lang retorna c/ o tomo final de sua trilogia. Aqui, cada jogador controla um Deus do Egito antigo e compete com outras divindades para que não sejam esquecidos em meio a uma sociedade que pouco-a-pouco abandona modos "ultrapassados" de se viver. Construa caravanas, invoque monstros e converta seguidores em uma quest pela supremacia, tudo muito regado a confusão, pancadaria e dedo na cara no que era p/ ser uma noite tranquila de jogatina pós-pandemia. A parte temática e estética desses jogos normalmente são irretocáveis, mas todo o resto passa longe de fazer meu estilo, então fico até sem graça de falar que não compartilho de toda a empolgação pelo mesmo. Pude ver alguns protótipos do mesmo na GenCon de 2019 e as minis são de cair o c!@# da bunda, mas se for tão maçante e agressivo, passada de perna e dedo no olho, que nem Blood Rage e Rising Sun, tô bem fora =S Não preciso nem falar, também, que 99% de chance de vir pela editora da Lagartixa, e que vai ser caro pra porra, e que vai ter gente dando chilique, e que vai esgotar mesmo assim.. Enfim.. dia-a-dia do Brasileiro que tenta ser board-gamer.

Perspectivas no Brasil: Vai vir e pronto, queimo meu Gloomhaven se estiver errado (só me cobrar HaHaHa). Espero um $$ entre R$600-R$800.


https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/511/xefo5k.pnghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/562/pquiry.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/559/hcxi78.jpg                    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/371/y9pkrq.jpg

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3 - Return to Dark Tower 1

Ir para o jogo Homux 08 Feb 21, 12:48
1

Nota Média da BGG: ?? // Ranking da BGG: ??

1-4 Jogadores; 100-120min; PESO: 3,00/5,00 (provisório)

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Movimento em Área, Cooperativo, Eventos, Push Your Luck, Aleatoriedade

Designer(s): Isaac Childres (Gloomhaven), Noan Cohen e Brian Neff (Betrayal Legacy), Rob Daviau (Pandemic Legacy, Cthulhu Death May Die, Downforce), Justin D Jacobson (Unmatched, Fireball Island)



Comentários: A temática é bem pastelão dos anos 80, já aviso, mas o jogo original é de 1981, então calma lá e entrem na brisa.. Uma torre em ruínas, bem maligna, estilo Barad-Dur, e que fica no centro do Reino, sempre assombrou a população, com muitas lendas e fábulas sendo contadas a seu respeito, mas eis que eventos estranhos começam realmente a ocorrer nas suas redondezas (corvos voando em círculos, lagos que congelam da noite pro dia, etc, etc..). Cabe então aos heróis recém-chegados (players) trabalhar em conjunto, juntar recursos, derrotar monstros, fazer umas quests sem pé-nem-cabeça e liberar cidadãos de bem do tormento maligno de criaturas magicamente evocadas. Por fim, em um 2o ato, os jogadores todos se reunirão para combater o chefão do mal, ou algo do gênero (deve ser tipo o Mumm Ra ou o Vingador). Enfim.. a firula mesmo do jogo é a torre imensa, de plasticão e com pilhas, que fica no meio da mesa emitindo uns sons estranhos e jogando umas bolinhas ou cubos, não sei, de forma aleatória nas zonas ao seu redor. Os players, então, andarão até os territórios onde caíram tais cubos (representam monstros e coisas do tipo) para batalhar, coletar recursos, construir um engine-building próprio e ir ficando mais fortinhos.. Ahh, os designers dizem que a torre guarda muitos segredos não revelados logo de cara, como compartimentos secretos e padrões de ação muito loucos, então preparem-se para muitas surpresas.. Ufa.. bem, parece ser um jogo de mecânicas sólidas e que se apóia muito na gimmick da torre p/ atrair a atenção da galera e os nostálgicos por BGs das antigas, mas restam dúvidas quanta à rejogabildiade no longo-prazo e o que fazer caso a torre quebre HaHaHa.. As partidas são bem demoradinhas e o game parece ter um conjunto de regras até que robusto, potencialmente sendo uma ótima pedida para fãs de coop mais estratégicos.

Perspectivas no Brasil: Apesar do grupo estelar de designers e uma presença de mesa incríveis, acho pouco provável que venha pro Brasil dado o preço que acabaria chegando (já é super caro lá fora), mas se for pra chutar: Galápagos e algo próximo de R$1000


https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/980/37ngxy.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/750/wxb9qf.jpg

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4 - Creature Comforts 1

Ir para o jogo Homux 08 Feb 21, 12:49
1

Nota Média da BGG: ?? // Ranking da BGG: ??

1-5 Jogadores; 45min; PESO: 2,17/5,00 (provisório)

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Draft de Cartas, Contratos, Rolagem de Dados, Bônus de Final de Jogo

Designer(s): Roberta Taylor (primeiro possível sucesso dela \O/)



Comentários: Jogo fofinho onde somos animais da floresta preparando-se p/ um longo e rigoroso inverno, coletando recursos e construindo as melhores mobílias e equipamentos para nossas casas ficarem confortáveis nos períodos mais gélidos do ano. Em cada round, enviamos membros da nossa família para executar determinadas tarefas, e eles podem ser bem-sucedidos ou falhar; bacana mesmo é que ainda que eles falhem, alguma lição eles aprendem, tornando-os mais eficientes em ações posteriores. Achei muito, mas muito bonito mesmo, e essa proposta de jogo rápido com uma pegada mais leve me agrada bastante. Embora não nutra grandes expectativas em termos tático-estratégicos, pode suprir aquela vontade gostosa de jogar Everdell quando estivermos no meio de uma jogatina mais cansativa. Está, com certeza, no meu radar!!


Perspectivas no Brasil: Se o jogo for um sucesso, não tem pq não ser localizado e vendido aqui no Brasil. A proposta mais casual e a caixa menor, mais baratinha, pode ser uma opção atraente p/ as editoras e nós, consumidores; chutaria algo em torno de R$150-R$250.


https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/449/nokafv.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/491/g8e2yb.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/529/tz7djh.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/835/jpe05p.jpg

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5 - Dead Reckoning 0

Ir para o jogo Homux 08 Feb 21, 12:49
0

Nota Média da BGG: ?? // Ranking da BGG: ??

1-4 Jogadores; 90-150min; PESO: 3,50/5,00 (provisório)

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Controle de Área, Movimento em Área, Torre de Cubos, Deck/Bag/Pool Building, Tabuleiro Modular


Designer(s): John D Clair  (Space Base, Ecos: First Continent, Edge of Darkness, Mystic Vale)



Comentários: Estou extremamente hypado para esse!! Preciso admitir que me arrependo profundamente de não ter pego Edge of Darkness na última GenCon, então dessa vez não deixarei passar a oportunidade de pegar mais um (possível) sucesso desse designer. Dead Reckoning é um jogo de exploração, pirataria e busca por influência num cenário caribenho, onde cada player comanda um navio e tripulação própria em busca de tesouros e afins, podendo adotar uma estratégia mais pacífica, de trocas e influência nas ilhas (fontes de recursos), ou partir pra guerra contra outros jogadores. Customização é a palavra-chave nesse BG e ela engloba tanto fatores do seu navio (armas/canhões, velocidade e espaço de armazenagem) quanto da tripulação (esquema de card-crafting característico do designer, onde vamos "melhorando" os cards que representam nossa tripulação ao adicionar poderes a eles.. é um pouco abstrato de explicar assim, mas pensa num deck-building onde suas cartas começam bem básicas, mas ao invés de você comprar novas cartas, a idéia é que você vá adicionando mais habilidades nas que você já tem). Nossa.. além disso, ainda temos diversas ilhas para explorar e encontrar tesouros secretos, uma torre de cubos super divertida para resolver combates (só mesmo vendo p/ entender) e um sistema de saga para, pouco-a-pouco, ir adicionando novas mecânicas, dinâmicas e história ao jogo. A parte estética está super bem resolvida e os sleeves transparentes p/ card-crafting são uma delicia de manusear (ainda me lembro do Edge of Darkness T-T), e a rejogabilidade deve ficar lá nas alturas, com horas e mais horas de jogatina; Ressalvas? parece ser um jogo relativamente pesado de regras e com partidas demoradinhas, além de bem salgado, financeiramente falando.

Perspectivas no Brasil: Pouco provável dado que os outros jogos do autor nunca foram cogitados p/ desembarcar no Brasil, mas seria uma grata surpresa ser surpreendido com um anúncio bombástico da Galápagos, por exemplo; ademais, chuto pra cima de R$500.


https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/606/p850c9.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/225/a4ucg0.pnghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/488/vnkzx6.pnghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/898/2vi1hm.png

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6 - Endless Winter: Paleoamericans 2

Ir para o jogo Homux 08 Feb 21, 12:49
2

Nota Média da BGG: ?? // Ranking da BGG: ??

1-4 Jogadores; 50-90min; PESO: 3,00/5,00 (provisório)

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Controle de Área, Deck/Bag/Pool Building, Tabuleiro Modular, Gestão de Mão, Bônus de Final de Jogo


Designer(s): Stan Kordonskiy (Dice Hospital, Rurik: Dawn of Kiev)



Comentários: Confesso que nem tinha ouvido falar desse BG até assistir ao vídeo da The Dice Tower, mas fiquei entretido com o que vi. Neste BG, cada player toma o papel de tribos nômade-caçadoras paleolíticas da Era Glacial, administrando gerações de famílias que tentam se estabelecer da melhor forma possível nas terras disponíveis, construindo uma cultura, tecnologias e monumentos próprios. Temática à parte, trata-se de um EuroGame clássico de alocação de trabalhadores e deck-building, mas com um twist: cada round, os jogadores enviam trabalhadores, gastam cartas e recursos p/ ativar espaços no tabuleiro, mas dependendo do tipo de carta utilizada (Tribal ou Cultural) os efeitos do espaço podem ser amplificados e/ou receber bônus únicos; além disso, caso as cartas não sejam utilizadas, em um Eclipse de final de rodada poderão desencadear ações extras e influenciar a ordem do turno seguinte. Em resumo, uma mistura de sistemas e mecanismos clássicos com ideias levemente inovadoras, utilizando-se, por exemplo, de controle de área, tile placement e set collection em paralelo ao já relatado. Minha opinião: curti bastante a temática mas não muito a parte artística (mesmo responsável pelas superestimadas trilogias do "Mar do Norte" e do "Reino Ocidental"), dificuldade mediana, tempo de partida também.. sei lá.. nem cheira, nem fede: prêmio Tofu pra ele.

Perspectivas no Brasil: Não duvido que venha, talvez pela MeepleBr ou Mosaico, mas jogarei só se estiver beeem sem o que fazer; chuto algo entre R$350-R$450, quem sabe..


https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/745/6la6a1.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/593/s2x4cn.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/453/acd17i.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/210/86f51j.jpg

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7 - Merchants of the Dark Road 2

Ir para o jogo Homux 08 Feb 21, 12:49
2

Nota Média da BGG: ?? // Ranking da BGG: ??

1-4 Jogadores; 60-120min; PESO: 2,92/5,00 (provisório)

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Rondel, Worker Placement (Dados)


Designer(s): Brian Suhre (primeiro possível sucesso dele)

Arte/Visual: Andrew Bosley (Everdell, Tapestry, Mission: Red Planet), Matt Paquette (Tiny Towns, Mariposas, Mystic Vale)


Comentários: Mais uma belezinha no estilo Everdell, será!? Tematicamente falando, somos bravos mercadores que se aventuram em perigosas e escuras estradas entre vilas e outras localidades do tabuleiro. Na cidade central, em um esquema de rondel, teremos acesso à coleta e produção de itens que adicionaremos na caravana, podendo vendê-los para heróis locais ou até mesmo contratá-los para se juntar à nossa trupe de viajantes. A ideia é que possamos não apenas explorar a parte mais "econômica" do jogo, manipulando os mercados, mas também se aventurar em masmorras e caçar itens mágicos $$. Chamou bastante a atenção, também, o fato de que a pontuação final é dada pelo menor de dois scores: seu dinheiro ou sua fama, então não será possível focar em apenas uma delas, forçando os players a serem flexíveis (ótimo, já gostei!!). A parte estética dispensa comentários, até pelo naipe dos envolvidos (toda carta de Everdell daria p/ ser ampliada e emoldurada sem ngm nem saber que veio de um jogo de tabuleiro), rejogabilidade parece ser bem alta, regras e tempo de partida medianos. Sei que muitos não acham Everdell tático/estratégico suficiente (de novo eu usando ele como comparativo), mas esse é um dos meus jogos favoritos, no momento, e eu tenho ótimas expectativas para o Merchants of the Dark Road.

Perspectivas no Brasil: Se a Galápagos anunciou o que anunciou, e ainda com as expansões, não duvido de mais nada, mas preparem o bolso p/ uma pequena facada, talvez mais de R$500 =S


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