- Ah, mas vou ter que jogar com o tabuleiro de cabeça pra baixo de novo?!
A lista se propõe a reunir os jogos modernos em que a orientação visual do tabuleiro faça a menor diferença possível para os jogadores, independente da direção em que estejam olhando o tabuleiro. Não é obrigatório que o jogo tenha tabuleiro, mas estes seriam mais interessantes porque o tabuleiro tende a inerentemente trazer uma orientação mais favorável para alguns ângulos de visão, dependendo de seu design e até da forma como sua arte foi elaborada. Obviamente não estamos tratando aqui dos tabuleiros individuais de jogador que alguns jogos possuem, mas sim dos elementos do jogo que são comuns à todos os jogadores na mesa (não necessariamente só tabuleiro).
Para alguns pode parecer algo impensável ou irrelevante, mas se observarmos até mesmo um simples baralho comum, notaremos que as cartas possuem seus valores e ilustrações espelhados em dois lados opostos. Isso mostra como há uma preocupação e um esforço para justamente tentar minimizar possíveis desbalanceamentos decorrentes destas diferenças de ângulo visual. Com os jogos de tabuleiro modernos e como jogadores casuais, realmente não costumamos levar isso assim tão a sério, mas será que o mesmo ocorreria em um cenário bastante competitivo? Será que você acharia justo ou se sentiria confortável de jogar no BGA, por exemplo, se o tabuleiro eventualmente aparecesse de cabeça para baixo somente para você?
Um exemplo de jogo que poderia vir à mente é o clássico War, pela posição das tabelas, do nome do jogo e do nome dos territórios, impressos no tabuleiro, e talvez até pela forma como estamos acostumados a ver o mapa mundi. Porém, na prática, a posição deste tabuleiro faz pouca diferença porque a necessidade de ler o nome dos territórios ocorre mais na colocação inicial dos exércitos e na troca de cartas. A distribuição dos terrenos e suas adjacências acabam tendo uma importância muito maior no gameplay.

Ao contrário de Ticket To Ride em que você precisa quase que constantemente estar se orientando no tabuleiro para localizar as rotas de objetivo que precisa cumprir.

O Puerto Rico, por exemplo, possui vários tiles pequenos, com textos igualmente pequenos, que não só podem gerar desconforto a quem senta do lado oposto ao tabuleiro (com o texto de cabeça para baixo), como possui também a característica, já bem conhecida pela comunidade, de ser cruel com os novatos quando jogam com veteranos. Imagina a pessoa já na desvantagem de ser inexperiente no jogo e ainda tendo dificuldades em ler os tiles de cabeça para baixo. Uma vez que o jogador esteja experiente em Puerto Rico, isso provavelmente não será mais tanto problema, mas este raciocínio não é muito relevante porque se aplica também a qualquer outro jogo.

Considero, portanto, que Ticket To Ride e Puerto Rico são jogos que possuem uma forte influência da orientação espacial de seus tabuleiros.
Obviamente como o parâmetro nesta lista se baseia muito na percepção dos jogadores, a pertinência dos jogos adicionados pode ser bastante discutível. Tendo isso em mente, tentem usar mais o bom senso e o sentimento genuíno que tiveram ao jogar o jogo, na hora de avaliar. Critérios técnicos ou bem embasados também seriam bem vindos e enriquecedores. Além disso, também removerei os jogos em que a galera seja unânime em discordar nos comentários, a menos que haja algum desdobramento de ideias. Durante a criação da lista, também notei que seria interessante considerar os jogos preferencialmente com mesa cheia, já que assim provavelmente teremos o pior cenário possível para a premissa da lista. Mas claro, isso não é obrigatório.
Um exercício simples para avaliar se um jogo entraria ou não nesta lista, seria se fazer a seguinte pergunta: se eu quisesse muito ganhar neste jogo, e depois do setup pronto, me fosse dado a oportunidade de escolher qualquer lugar à mesa, eu teria uma preferência ou ficaria indiferente?
A lista ficará ordenada pela quantidade de curtidas e um número maior de curtidas representa que a posição do tabuleiro/layout do jogo na mesa, faz pouca ou nenhuma diferença.