- Muitas regras e exceções, somente para explicar o jogo vai uma hora
- Muito texto de cartas de ação, muitas cartas de arvore tecnologica com muito texto, ate as cartilhas do seu turno tem muito texto.
- Não se deram ao trabalhao de fazer uma diagramação do jogo referente ao tipo de espaçonaves, serio vc não sabe a qual espaçonave se refere ao compra-las ou efeitos especiais, etc...alem do que algumas podem atacar " fora de hora" em algumas ocasiões e memorizar quais e em quais situações é um porre tbm.
- Tempo de jogo excessivamente longo, tudo isto que eu mencionei da um AP bem grande, fazendo com que cada rodada possa durar mais de uma hora.
-Alem do que o jogo não é fluido, uma movimentação muito lenta, sem ataques surpresas... com que faz com que seu adversario possa ter varios turnos pra se preparar para o seu ataque. (existem cartas de tecnologias para agilizar, mas como tem uma arvore tecnologica e vc precisa fazer trocentas antes de adquirir as melhores - da desanimo de vc se planejar para cria-las, ainda mais que são muito caras ou demora de mais pela "forma gratuita")
-Para conquistar e começar a produzir em um planeta vc demora no minimo 3 turnos (conquistar, criar a estrutura de produção e enfim produzir)...tudo faz com que o jogo seja muito truncado, arrastado e previsível.
-Tem algumas cartas de ação e de eventos "politicos" que podem dar uma aleatoriedade no jogo...mas aleatoriedade é um dos fatores mais repugnates do jogo, tanto pelas cartas de ações algumas muito fortes outras quase inuteis, mas principalmente nos dados... sorte prevalesce e exercitos mais bem preparados podem perder facilmente em uma mare de azar. Sem muitos meios para mitiga-las.
- O combate é muito despendioso, vc gasta muitas rodadas para ter um exercito potente, com uma movimentação truncada que anuncia suas intenções(para ter naves te ataque, naves que carregam as naves que servem comos "escudos", excenciais para um combate importante)...se duas nações fortes se combaterem ambas ficam vulneraveis e favorecem as nações vizinhas de adqurir suas conquistas...o proprio combate não da pontos...talvez apenas por eventuais objetivos.
- Outro ponto negativo são os numeros de objetivos abertos, somente um por rodada (que ja são longas), alem de vc poder concluir apenas um por rodada (ou seja o jogo te obriga a oito rodadas, uma hora cada ou mais)...uma escolha dos autores que deixa o jogo ainda mais lento e truncado, ao meu ver podia começar com 3 abertos publicos e 2 pessoais (vc podendo fazer apenas um pessoal), sem limite conclusão dos mesmos por rodada.
-Tem uma cartela de ação disponivel por rodada (a de numero 5 se não me engano), que permite a todos jogadores fazerem "trocas de favores comerciais", mas quem tem essa cartela pode bloquear a negociação dos demais...aqui quem tinha a carta fazia a sua troca e bloqueava todas as demais deixando o restante do efeito meio idiota (e com razão)
- A propria escolha destas cartelas é truncada, pq são muito textos e informações pra guardar, ou vc demora pra escolher, ou se faz algo muito rapido (por ja estar de saco cheio = P ) pode se arrepender pq tinha uma outra que poderia ser melhor
Me dei bastante ao trabalho de escrever os pontos que me desagradaram, logo apos te-lo jogado, para poder re-ler e não cometer o erro de joga-lo novamente...principalmente com toda essa hype injustificada sobre este jogo.
E talves ajudar alguem pra economizar tempo, dinheiro e quase um dia da sua vida com um jogo desse.