Moro em uma cidade do interior do Paraná, que não possui lojas físicas, organizadora de eventos especializados na área ou grande quantidade de jogadores de BG. Compras são feitas apenas pela internet. Iniciei no hobby dos jogos modernos em 2012. Entre meados de 2014 e 2015 me dediquei quase que exclusivamente ao Magic The Gathering. Em meados de 2015 me distanciei dos jogos, retornando em maio de 2016 e seguindo desde então.
Ao longo deste tempo foram aproximadamente 130 jogos diferentes jogados, muitos deles apenas uma vez, então optou-se por um Top 40 para conseguir fazer uma filtragem adequada. Raramente importo jogos, o que faz com que boa parte da lista tenha distribuição nacional e de fácil acesso a quem se interessar.
Sempre quis fazer essa lista, mas como quase todo mês conhecia alguma novidade, acabava tendo muitas alterações. Atualmente no mercado nacional, e nas previsões de lançamentos do ano, há cinco jogos que ainda não joguei (e sem previsão de jogar) que acredito que poderiam integrar meu top 40 (Brass, Teotihuacan, Coimbra, Ilha dos Dinossauros, Anachrony). Com o acervo do grupo passando por uma fase estável, resolvi organizar meu ranking pessoal.
Com o objetivo de ter uma coleção enxuta (cerca de 25 jogos base), procuro pensar meu ranking pessoal da seguinte forma, embora haja variações em situações específicas de quantidade e experiência dos jogadores:
Top 01-10: São jogos que nunca recuso jogar, mesmo já tendo jogado muito alguns deles e, por isso, as vezes dar prioridade a outros menos cotados. Faço questão de ter no acervo do grupo, caso ninguém do grupo tenha eu compro até em pré-venda. Mesmo que fique sem ver mesa por cerca de um ano, continua na coleção.
Top 11-20: São jogos que gosto muito e muitos deles tem prioridade na escolha por não terem sido jogados na quantidade que gostaria. Faço questão de ter no acervo do grupo, se ninguém tiver, fica na lista de desejo aguardando o melhor momento.
Top 21-30: São jogos que eu gosto, mas que ficam em segundo plano pra mim nas escolhas de ir pra mesa. Se ninguém do grupo tiver, compro apenas se tiver uma oportunidade boa com preço ou em troca.
Top 31-40: São jogos que gosto de jogar de vez em quando. Quando entra nessa posição do ranking são objetos de troca ou de venda quando aparece boa oportunidade ou, se não tenho, só adquiro em alguma situação realmente imperdível.
Abaixo do Top 40: jogo geralmente com novatos ou pra preencher tempo do dia da jogatina, nunca são primeira opção. Alguns estão na coleção por serem bons em situação específica ou por terem valor de mercado baixo que não justifica a venda.
-
{{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
-
{{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
-
{{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
-
{{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
-
{{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
-
{{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}