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  2. Jogos que são Referência em Cada Mecânica
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Jogos que são Referência em Cada Mecânica

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Rhedrun18/09/2015 às 11:56
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Rhedrun
MD

Uma recente lista (Melhores jogos por Mecânica - setembro/2015) lista os jogos melhor posicionados no BGG pra cada uma das mecânicas conhecidas.

Até ajudei na construção da lista, mas uma coisa me incomodava muito: alguns jogos possuem mecânicas levemente implementadas em seus designs, mas que não chegam a ser mecânicas realmente relevantes naqueles jogos, e isso pode enganar alguns usuários.

Se por exemplo você for um amante de Controle de Área e quiser um jogo que seja "Referência" nessa mecânica, a lista acima vai te sugerir Twilight Struggle, que não é um jogo ruim, mas que pra mim, não é o jogo onde essa mecânica em especial é implementada de forma mais relevante, e que, em tese, faz os amantes da mesma pirarem nesse jogo em especial.

Segue então uma lista sobre os jogos que melhor representam cada uma das mecânicas. Essa lista é relativamente pessoal, mas vou tentar ser o mais imparcial possível, e colocar jogos realmente considerados referência às respectivas mecânicas pela comunidade gamer em geral.

A lista está aberta, se alguém quiser repetir alguma mecânica com sua opinião, ou simplesmente adicionar nos comentários fique à vontade!

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Itens (28)

1 - Ugg-Tect 6

Ir para o jogo Rhedrun 14 Sep 15, 11:50
6

Macânica: Acting (Atuação)

Nesse jogo absurdamente corrido, frenético, e por isso engraçado, cheio de gritos de desespero perante o mestre de obras que está apresentando o projeto, um jogador de cada time atua literalmente como um homem das cavernas que está tentando ensinar aos outros a construir um projeto de engenharia que só ele sabe exatamente como deve ser construído. 

As únicas formas de passar as informações são com expressões de uma teórica lingua da idade da pedra, e com gestos feitos com um porrete inflável gigante. É incrivel como nesse jogo os jogadores tendem a atuar, mesmo os mais tímidos. O jogo força a atuação a acontecer.

Menção Honrosa:
Dixit - Está mais bem posicionado no ranking do BGG do que o Ugg-Tect, porém nem sempre a mecânica de atuação é usada para dar dicas das cartas. Em geral, pelo menos nos grupos que joguei até hoje, falar uma palavra ou expressão como dica é o mais comum. Uma house rule onde os jogadores só pudessem fazer mímicas talvez seja interessante. Alguém disposto a tentar e contar como foi? :)

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2 - Star Wars: X-Wing Miniatures Game 0

Ir para o jogo Rhedrun 14 Sep 15, 11:59
0

Mecânica: Action/Movement Programming (Ação/Movimento programado)

Mecânica onde, em geral, todos jogadores de alguma forma indicam qual ação vão realizar, simultaneamente, antes de qualquer um ver a ação do outro.

Este já é o jogo melhor posicionado para esta mecânica no BGG, e acho que realmente é consenso geral que ele é o melhor representante da mecânica atualmente.

Menção Honrosa: 
RoboRally - Explora muito bem a mecânica, de maneira bem consistente. São várias ações programadas antes de qualquer uma ser revelada (5 por turno pra cada jogador), trazendo uma imprevisibilidade de longo prazo dos movimentos individuais de cada robô.

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3 - Through the Ages: A Story of Civilization 2

Ir para o jogo Rhedrun 14 Sep 15, 12:07
2

Mecânica: Action Point Allowance System (Sistema de Pontos de Ação)

Muito mais marcante aqui do que em Twilight Struggle, nesse jogo, os jogadores tem um número de ações Civis e Militares por turno, que definem o quanto esse jogador poderá investir no crescimento de sua civilização em cada uma dessas áreas. 

Ao longo do jogo os jogadores podem construir maravilhas ou pesquisar tecnologias, além de outras coisas do jogo, que permitem alterar o número de ações de cada tipo individualmente, tornando algumas estratégias mais militares, e outras mais civis.

Menção Honrosa: 
Tikal - Todo turno, cada jogador pode realizar 10 ações. Existe um leque imenso de opções para cada ação, e o jogador pode repetir uma mesmo ação quantas vezes quiser, ou fazer várias diferentes. Além de ser um ótimo jogo de Pontos de Ação, é também um bom representante (apesar de não um dos maiores) de Controle de Área.

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4 - El Grande 1

Ir para o jogo Rhedrun 14 Sep 15, 12:17
1

Mecânica: Area Control (Controle de Área)

Uma das minhas mecânicas favoritas. Não existe um jogo seuqer de controle de área que eu tenha jogado e não tenha gostado.

Sem dúvida o maior dos maiores representantes da mecânica, e creio eu, um dos primeiros jogos modernos a ter ela em sua concepção.

Existe um debate grande sobre o que seria considerado controle de área, e o que não seria. Aqui na Ludopédia, por exemplo, jogos como Kemet e Small World estão nesta categoria. Há quem discorde (eu incluso), pois pra mim, a ideia mais básica da mecânica consiste em haver a possibilidade de unidades de dois ou mais jogadores coexistirem numa mesma área do jogo.

Claro que no Small World os jogadores "controlam áreas", mas isso é uma característica básica desse tipo de jogo onde há conflito, e não uma implementação da ideia da mecânica em sí. É como chamar o Puerto Rico de Worker Placement porque você coloca os escravos pra trabalharem nas construções: ok, é uma alocação de trabalhadores, mas não é uma implementação da ideia da mecânica de alocação de trabalhadores.

Bom, sei que muitos vão discordar hehe.

Menção Honrosa:
Chaos in the Old World - Pra galera que quer um bom jogo dessa mecânica, mas com uma sensação maior de conflito direto, o Chaos é a melhor pedida. O controle de área usado e abusado ao máximo no design desse jogo, um must have para os amantes dela.

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5 - Through the Desert 1

Ir para o jogo Rhedrun 14 Sep 15, 12:54
1

Mecânica: Area Enclosure (Cerco de Área)

Melhor referência possível pra essa mecânica não existe. E de uma vez por todas, fazer um cerco para os seus animaizinhos na sua fazenda não é utilização da ideia base da mecânica de cerco de área! Não inventem moda: Agricola não tem nem nunca terá essa mecânica! :silly:

A mecânica consiste em cercar áreas estratégicas do mapa, de forma que você pontue essas áreas cercadas. No Agricola você até pontua áreas cercadas, mas não há disputa por essas áreas. No meu entender, o princípio básico da mecânica é existir disputa direta pelas áreas em questão.

Menção Honrosa:
Go - Na verdade era pra ser a entrada principal, e o TTD deveria ser a menção honrosa, mas não consigo achar Go no filtro por nada nesse mundo! :P
Go é o jogo mais velho com a mecânica. Nunca joguei, mas de tudo que leio, ele a usa da maneira mais orgânica possível, sem misturar com outras peruadas, tornando um jogo puramente de Cerco de Área. Deve ser muito bom!

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6 - Twilight Imperium: Third Edition 0

Ir para o jogo Rhedrun 14 Sep 15, 13:39
0

Mecânica: Area Impulse (Sistema por Impulsos)

Particularmente acho a descrição dessa mecânica um pouco confusa, tanto no BGG quanto na Ludopédia.
Tentando explicar, da maneira que entendi (e posso estar errado, porque é bem confuso mesmo!), basicamente é a mecânica que faz as unidades ficarem "cansadas", "gastas", "exauridas" ou qualquer coisa do tipo, quando ativadas durante um turno de jogo. 

Em geral, nos jogos com essa mecânica, muitos grupos de unidades se movem durante um mesmo round de jogo, mas apenas um grupo por turno de cada jogador. E cada jogador joga vários turnos, alternados entre os jogadores, até que todos "passem" por não terem mais "Impulsos" possíveis (por falta de marcadores de comando que ativem os impulsos, ou por que todas as suas unidades já foram ativadas este turno, ou seja, já estão "cansadas"). Nesse tipo de jogo, ao final do turno (ou no início do próximo), todas as unidades "cansadas" tem essa marcação removida, e poderão se mover novamente.

Não vou colocar menção honrosa, porque não conheço os outros jogos que usam essa mecânica. A maioria dos jogos que a utilizam são os Wargames Hardcore, nicho que eu praticamente desconheço.

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7 - Arte Moderna 3

Ir para o jogo Rhedrun 14 Sep 15, 13:46
3

Mecânica: Auction/Bidding (Leilão)

Alguns vão alegar que existem muito jogos melhores de leilão. Repito o que disse na descrição da lista: a intenção não é listar os melhores jogos de cada mecânica, mas sim os que melhor representam as tais mecânicas em seu design. Nenhum jogo mostra a mecânica de Leilão de forma mais pura em seu desenho do que o Arte Moderna.

Menção Honrosa:
Ra: Melhor posicionado do que o modern Art no BGG, mas ainda assim, não apresenta a mecânica de forma tão orgnânica quanto a do concorrente.

PS: A Ludopédia não permite buscar jogo com 2 ou menos caractéres na busca por jogo da caixa de texto! E se buscar por Ra na busca principal, aparecem todos os jogos que possuem "ra" em algum lugar do nome, mesmo problema com o Go! #comofaz?

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8 - Horse Fever 3

Ir para o jogo Rhedrun 14 Sep 15, 13:54
3

Mecânica: Betting/Wagering (Apostas)

Uma das mecânicas que sinto que funciona melhor com não-gamers. A pessoa pode não curtir porrada, corrida, fazendinha, ou as infames 3 Araras Roxas + 1 Carvão por 8 pontos de vitória, mas todo mundo gosta de apostar. Até minha avó gosta de apostar! Mega Sena, Quina, raspadinha, tudo isso são formas de apostas, e estão mega difundidas na nossa cultura. 

Todo mundo que joga esse jogo comigo adora. É um dos poucos jogos que consigo jogar com minha mãe, e ainda por cima colocar na mesma mesa um primo pequeno, e todo mundo vai se divertir. Parece que o ato de apostar está na essência humana!

Menção Honrosa:
Camel Up - Está melhor posicionado no BGG, e agrada mais pessoas, porém não é tão clássico quando o Horse Fever, e nem tão orgânico na ideia de apostas. Você não gasta dinheiro pra apostar, por exemplo, não tem tanto a essência de aposta. Mas não deixa de ser um bom jogo que funciona igualmente bem com pessoas de qualquer idade.

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9 - Twilight Struggle 2

Ir para o jogo Rhedrun 14 Sep 15, 14:28
2

Mecânica: Campaign/Battle Card Driven (Campanha/Batalha dirigida por cartas)

Ok, eu admito! Esse é o jogo que melhor representa a mecânica. Muito tentaram, e muitos tentarão, mas nenhum conseguirá superar a forma como a história da guerra é contada pela utilização das cartas no TS. Não gostei muito do jogo, mas admito que vejo a sua beleza, e entendo porque tanta gente o ama. Tematicamente ele é muito bom, com uma profundidade histórica que me faz admirar o nível de conhecimento e pesquisa do designer.

Menção Honrosa:
Commands & Colors: Ancients -
O jogo Pai de todos os jogos de "tabuleiro dividido em 3 setores" (BattleLore, Memoir ‘44, Battle Cry). nunca joguei o próprio, mas joguei diversos de seus filhotes, e esse Design de fato tem sua beleza, além de explorar muito bem essa mecânica!

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10 - 7 Wonders 6

Ir para o jogo Rhedrun 15 Sep 15, 08:45
6

Mecânica: Card Draft (Seleção de Cartas)

Existem jogos mais clássicos, e existem jogos melhores com a mecânica, mas 7 Wonders ainda é o jogo que a implementou de maneira mais marcante: o Card Draft é a principal mecânica do jogo, e apesar de não ter sido o primeiro a usá-la como mecânica principal, é um dos jogos onde ela está mais presente na jogabilidade, e foi, creio, o que a popularizou, além de ser o jogo a se comparar quando se fala de "bons jogos de card drafting".

Alguns jogos que a utilizam como principal vieram até antes do 7 Wonders (Fairy Tale, por exemplo), mas não são marcos tão fantásticos na história da mecânica.

Menção Honrosa:
Ticket To Ride - Usa a mecânica de forma bastante diferente da forma utilizada no 7W, mas ainda assim, um dos grandes clássicos que a tem implementada. Primeiro jogo de muitas pessoas, jogo recomendadíssimo para qualquer idade e qualquer tipo de pessoa. Não podia não ter pelo menos a menção honrosa!

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11 - Zombicide 4

Ir para o jogo Rhedrun 15 Sep 15, 08:55
4

Mecânica: Co-Operative Play (Cooperação)

Não é um jogo que eu seja muito chegado, mas reconheço de, quando o assunto é coop, Zombicide ainda é "O Venerável Jogo Supremo".

Referência da mecânica, com todos os recordes possíveis batidos em suas campanhas Kickstarter, o jogo virou (e ainda é) febre! Não conheço nenhum amante de BGs que não tenha pelo menos experimentado, ainda que não tenha gostado depois. A sensação de "todo mundo fala tanto, preciso jogar isso" reina mesmo entre os mais céticos sobre a qualidade do jogo.


Menção Honrosa:
Pandemic - Antes dos zumbis, o que reinava no mundo coop eram as doenças malditas que podiam fazer o jogo terminar em 10 minutos, ou durar 2 horas. Maldito chain spread, mal podiamos prever seus movimentos!

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12 - Merchant of Venus (Second Edition) 1

Ir para o jogo Rhedrun 15 Sep 15, 09:05
1

Mecânica: Comodity Speculation (Economia)

Um clássico absoluto em seu design! Poucos jogos trabalham tão bem com a especulação, a variação de valores de mercadorias, quanto o Merchant. O jogo foi tão marcante, que a primeira edição é de 1988, mas em 2012, nossa grande produtora de remakes de Clássicos, a Fantasy Flight, lançou a segunda edição, com novas regras para o jogo. Porém, admitindo a beleza do clássico, mantiveram disponíveis as regras originais da primeira edição em um segundo manual que acompanha a segunda edição.

Um lindo jogo de logistica e economia!

Menção Honrosa:
Modern Art - Um jogo onde os próprios jogadores fazem o preço de mercado. Um dos melhores exemplos, para leigos, de como funciona a questão da Oferta e da Procura em economia. Algumas partidas, e mesmo sem ser especialista no assunto, você já pega o jeito de ir dando mais valor às obras de arte de um mesmo artista conforme ele vai sendo mais vendido. Um jogo que, apesar de não ser fantástico, acho que todos deveriam jogar pra pelo menos ter noção de como é.

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13 - Dominion 4

Ir para o jogo Rhedrun 15 Sep 15, 09:12
4

Mecânica: Deck Building (Construção de Baralhos)

De todas as mecânicas, a que menos tive que pensar pra considerar qual seria o jogo que melhor a representa. Dominion é O Pai do Deck Building, e os outros simplesmente "Nunca Serão"!

Menção Honrosa:
Uma das poucas mecânicas que não acho válido menção honrosa. O Dominion é tão dominante e marcante na mecânica, que qualquer outro deck building que eu vejo, encaro como uma mera variante de Dominion. 
Ascension: Variante onde pra pontuar algumas cartas, você tem que atacá-las ao invés de pegá-las.
Star Realms: Variante onde você tem que remover pontos do adversário ao invés de pegar pontos pra você.
E por ai vai.
Não estou dizendo que são jogos ruins, apenas que não são jogos com "personalidade o suficiente" pra se destacarem do Dominion no uso da mecânica.

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14 - Guerra do Anel (Segunda Edição) 2

Ir para o jogo Rhedrun 15 Sep 15, 09:44
2

Mecânica: Dice Rolling (Rolagem de Dados)

Alguns vão achar loucura eu ter colocado esse jogo como referência em rolagem de dados, mas antes de me apredejarem, deixe eu me explicar!

1 - Porque não os grandes clássicos referência de rolagem de dados (Yahtzee, Can't Stop)
R: Porque o que faz esses jogos memoráveis e referência não são os dados, mas a decisão envolvida na outra mecânica que utilizam: Press Your Luck (veja mais pra frente, eles estarão lá!)

2 - Então, dentre tantos jogos em que se rolam dados, porque você escolheu o WotR?
R: Pode ser pessoal, mas vejo o WotR como o jogo de rolagem de dados onde os dados mais representam o elemento principal da dinâmica do jogo. Toda a tomada de decisões do jogo está baseada nos resultados que você tira nos dados de ações do jogo. E não consigo lembrar de nenhum outro jogo que possua uma rolagem de dados tão influente no fluxo do jogo quanto nele, que não sejam jogos que combinem a mecânica de rolagem com a mecânica de Press Your Luck, os quais acho que são mais marcantes por ela do que pela rolagem em si. 

Além disso, em jogos que não possuem a Press Your Luck, os dados, na maioria das vezes, são só definições de quanitdade de passos, de dano, de chance de acerto, etc. Representações, ao meu ver, genéricas e não marcantes.

Menção Honrosa:
Kingsburg - Se "Dice Allocation" fosse uma mecânica, Kingsburg não seria menção honrosa aqui, mas sim uma entrada principal pra essa mecânica. Como não é, fica aqui a menção honrosa ao jogo mais conhecido e grande clássico dessa ideia de usar dados como "trabalhadores" em uma espécie de Worker Placement. 

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15 - Descent: Journeys in the Dark 1

Ir para o jogo Rhedrun 15 Sep 15, 10:04
1

Mecânica: Modular Board (Tabuleiro Modular)

Um dos mais usados como comparação quando o assunto é "cenário modular". Um dos mais famosos Dungeon Crawlers, categoria cujos jogos possuem (quase todos) a mecânica de Tabuleiro Modular, e altíssima santidade da categoria.

Menção Honrosa:
Eclipse - Em outra categoria completamente diferente, mas também referência na mecânica, Eclipse nunca chegará aos pés de Twilight Imperium (Ok, completamente off-topic, mas nunca consigo deixar de dizer isso quando falo sobre esse jogo :P), mas é um dos jogos onde a mecânica está belamente implementada, e vai agradar quase com certeza quem a curte.

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16 - Genial 1

Ir para o jogo Rhedrun 15 Sep 15, 10:17
1

Mecânica: Pattern Building (Construção a partir de Modelo)

Grande jogo do Knizia, de regras simples, super rápido, e mesmo assim, de uma jogabilidade muito interessante. Pra quem gosta do estilo, vale muito a pena experimentar!

Menção Honrosa:
Quarto! - Eu particularmente prefiro o Quarto! Mil vezes sobre o Ingenious, mas vejo o Ingenious como "mais marcante" pros gamers. Quarto frita o Tico e Teco na primeira, e logo na segunda partida lá se vai a Geninha, última dos moica.... Digo, dos neuro... Digo, dos esquilos. Um puta jogo de Pattern Building.

PS: Quem não curte abstratos, fuja dessa mecânica. Pouquíssimos jogos a tem e não são abstratos, e mesmo nesse caso, me parecem jogos abstratos com tema colado de qualquer maneira, por puro marketing.

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17 - Railways of the World 1

Ir para o jogo Rhedrun 15 Sep 15, 10:29
1

Mecânica: Pick Up and Delivery (Pegar e Entregar)

Bem como seus irmãos, identicamente relevantes no uso da mecânica, Steam e Age of Steam. Esses 3 são as pedidas mais recomendadas para amantes da logística como foco do jogo.

Menção honrosa:
Roads & Boats - Talvez alguns digam que ele deveria ser a entrada principal da mecânica. Coloquei-o como "segundo lugar" pelo simples motivo de ser um jogo que creio que poucas pessoas terão possibilidade de jogar um dia, por ser difícil de encontrá-lo para vender, e mesmo quando encontrado, o preço dele não é muito chamativo. 

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18 - Yahtzee 2

Ir para o jogo Rhedrun 15 Sep 15, 10:48
2

Mecânica: Press your Luck (Force sua Sorte)

Chegamos finalmente aos jogos que você tanto me xingou (provavelmente) por não estarem na entrada dos "Dice Rolling".
Pra falar a verdade, nem todo Press Your Luck é Dice Rolling, mas os melhores Press Your Luck, e os mais referenciados no assunto, o são. Junto do Yahtzee, temos Can't Stop, Pickomino, Zombie Dice e mais uma série de outros com as duas mecânicas de mãos dadas.

Menção honrosa:
Não dá pra incluir um aqui sem incluir os outros. Então, os 3 citados acima, pra mim, são menções honrosas dessa mecânica.

Apenas pra citar bons Press your Luck que não tem Dice Rolling diretamente relacionada, jogos como The Adventurers: The Pyramid of Horus (tem rolagem de dados, mas o press your luck não está nos dados) e Cloud 9 são bons exemplos.

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19 - Yomi: Round 1 1

Ir para o jogo Rhedrun 15 Sep 15, 10:56
1

Mecânica: Rock-Paper-Scissors (Pedra Papel e Tesoura)

Pegue um jogo clássico. Coloque um tema de algo absurdamente presente na sua infância. Crie uma jogabilidade simples, num design elegante. Receita para o sucesso!

Pra amantes dos clássicos de fliperama como Street Fighter, Marvel vs Capcom, Samurai Shodown, King of Fighters, e que curtam a ideia Pedra Papel e Tesoura, esse jogo é simplesmente sensacional! Não joguei nenhum outro com essa mecânica que chegue sequer perto de ter ela tão presente, e implementada de maneira tão agradável.

Justamente pelo motivo citado, essa é mais uma entrada sem menção honrosa. Cheguei a pensar em por o Civlization, mas apesar dele possuir a mecânica e utiliza-la de forma bem elegante no combate, a mesma não é o foco do jogo, sendo possível para alguns jogadores passarem a partida inteira sem realizar um combate sequer.

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20 - Formula Dé 1

Ir para o jogo Rhedrun 16 Sep 15, 12:28
1

Mecânica: Roll and Move (Rolar e Mover)

A maioria dos jogos de Rolar e Mover são muito simplistas, e poucos usam a mecânica de maneira criativa, inovadora, ou, pelo menos adicionando ela um detalhe a mais, que tire a parte rolar e mover da monotonia.

Esse é o jogo que marca essa mecânica, com o sistema de marchas, onde o dado que você irá rolar (D4, D6, D20, etc) depende da marcha que você está. E mesmo esses dados, não são padrões: por exemplo, o D20 não vai de 1 a 20, mas sim de um número próximo de 10 (não lembro agora, mas creio que 12) até 20, com alguns valores se repetindo algumas vezes (que seria uma aproximação da ideia de "velocidade média").

Mais uma mecânica sem Menção Honrosa, pelo simples fato de que a maioria dos grandes jogos que possuem a mecânica, a utilizam de maneira simplista e nada marcante para a dinâmica do jogo.

Edit: Talvez o mais próximo de menção honrosa seja o Formula D, que é um remake do Formula De. Não vale muito, por ser remake, e o primeiro foi o que marcou a mecânica. Mas pra quem quer experimentar um dos dois, o Formula D é mais recomendado.

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21 - Ticket to Ride 5

Ir para o jogo Rhedrun 16 Sep 15, 12:37
5

Mecânica: Route/Network Building (Construção de Rotas)

Uma das mecânica mais difíceis de se escolher um jogo representante! São diversos jogos, tanto clássicos como mais recentes, que a possuem, e que a implementam de maneira bastante sólida e representativa. Ainda não estou sequer certo se TtR é o melhor deles pra representá-la. :happy: 

A "Menção Honrosa" será uma pequena lista:

Power Grid
Railways of the World
Brass

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22 - Stratego (Revised Edition) 3

Ir para o jogo Rhedrun 16 Sep 15, 12:48
3

Mecânica: Secret Unit Deployment (Posicionamento Secreto)

O nosso querido Combate, o jogo que proporcionou a tantos de nós horas de diversão quando as poucas opções eram ele, War e Jogo da Vida.

Todas as unidades ficam escondidas do seu adversário nesse jogo, e a leitura do adversário, quase que no mesmo esquema do Pedra Papel e Tesoura, é essencial no início do jogo. 

Aos poucos, conforme vão se descobrindo mais informações sobre as primeiras peças adversárias que você encontra, o jogo vai ganhando mais vida, mais profundidade e tomada de decisões, e vai perdendo um pouco do fator sorte que é mais elevado no início do jogo.

Menção Honrosa:
Interpol - Um clássico que deu vida aos recentes, e considerados por muitos como "melhores", Letters from Whitechapel, Fury of Dracula, e o filho mais novo da família, Specter Ops. Interpol não poderia deixar de ser citado como um dos jogos referência para essa mecânica fantástica.

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23 - Bohnanza: Por um Punhado de Feijões! 1

Ir para o jogo Rhedrun 16 Sep 15, 13:00
1

Mecânica: Set Collection (Colecionar Componentes)

Muitos jogos estão melhor posicionados no BGG com essa mecânica, mas apesar da posição relaticamente baixa por lá, eu o considero um dos jogos que tem o Set Collection mais entranhado em seu design, e nenhum dos grandes jogos melhor posicionados que ele conseguem ter essa característica tão presente.

Menção Honrosa:
Splendor - A galera dos "clássicos" vai met matar nessa, mas a questão aqui não é mostrar os jogos que "deram início à mecânica", mas sim os jogos que melhor a representam! Eu reconheço a beleza de design dos grandes clássicos como Tigris & Euphrates ou Ra (e inclusive os acho jogos melhores), mas ainda acho que Splendor, apesar de mais novo, trabalha muito mais sobre a mecânica, e foca muito mais o seu design e sua jogabilidade sobre ela. 

Se a busca de alguém nessa lista for "um bom jogo de set collection", acho que as chances de acertar tentando um Splendor são bem maiores do que se tentar um Tigris.

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24 - A Guerra dos Tronos: Board Game 1

Ir para o jogo Rhedrun 16 Sep 15, 13:13
1

Mecânica: Simultaneous Action Selection (Ação Simultânea)

Uma implementação elegante e simples da seleção simultânea de ações, mecânica principal do jogo, e momento onde rola a maior parte da imersão, da tensão e da diversão, IMO. Nesse jogo a mecânica combina perfeitamente com o tema (um tema com tensões políticas, traições, promessas, guerras frias e outras nem tão frias assim). Uma bela dupla!

Menção Honrosa:
Dungeon Lords - Outra implementação inteligentíssima da mecânica, numa espécie de Worker Placement onde os jogadores escolhem onde vão colocar todos os seus trabalhadores antes de qualquer jogador revelar sequer a sua primeira intenção. Saber planejar a longo prazo é fator chave no jogo, e um pequeno vacilo na escolha das ações pode fazer com seu trabalhador fique ocioso por um turno inteiro (o que, nesse jogo, jogo é um ponto muito negativo para o avanço do jogador).

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25 - Cartel 0

Ir para o jogo Rhedrun 16 Sep 15, 13:32
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Mecânica: Stock Holding (Especulação Financeira)

Nesse tipo de jogo, em geral, você não é dono de uma empresa durante o jogo, mas sim, vai sendo dono e deixando de ser, ou mesmo sendo sócio de outros jogadores, às vezes em mais de uma empresa, e com mais de um outro jogador, ao mesmo tempo. 

A ideia é tentar ganhar o máximo possível enquanto a divisão estiver dando lucro, e sair assim que perceber que a bomba está prestes a explodir.

Uma mecânica bastante divertida, mesmo pra quem não conhece nada do assunto de especulação, porque em jogos ela é em geral simplificada, mas ainda assim dando uma visão bem legal, apesar de bem básica, de como funciona uma especulação na vida real.

Menção Honrosa:
Imperial 2030 - Ao invés de investidores em ações de empresas, neste jogo somos investidores em "ações" de países num cenário de guerra. Muito interessante por ser um jogo de guerra onde o foco é muito mais voltado pra parte econômica da guerra, e em como cada um tira proveito dela pra engordar o próprio bolso.

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