Quando só faltava um jogo pra colocar no meu TOP 10 eu pensei muito no Mombasa, mas fiquei numa dúvida muito grande entre ele o Great Western Trail, se um entrasse o outra tinha que entrar também.
Mecanicamente eu até acho o GWT um jogo melhor, é mais redondinho e até onde eu joguei, todos os caminhos permitem chegar a vitória, o que não se pode dizer do Mombasa, mas como mecânica não é tudo, no final das contas eu prefiro o Mombasa.
Eu adorei a forma com que as companhias pontuam e interagem entre elas durante todo o jogo, achei a pontuação delas no final do jogo uma variação brilhante da pontuação do Imperial, que já era genial. Curti muito as múltiplas pilhas de descarte do jogo, que vão crescendo a cada turno e sempre se recupera uma delas. A administração dessas pilhas é o segredo do jogo.
O problema do Mombasa é que ele não é muito redondo, tem alguns pequenos poréns; o primeiro pra mim é que a diferença de poder entre as trilhas (Diamante e Livros) é gritante, é claro que investir nos livros da uns bônuzinhos, mas investir muito neles demanda muito tempo, o que fatalmente vai te fazer investir menor nas companhias (se alguém descobriu um jeito de fazer valer a pena investir nos livros por favor, deixe nos comentários).
Mas esse nem chega a ser o maior problema, da pra investir nos livros só até pegar o quinto espaço de ação, avança tudo de uma vez e tá tudo ótimo. Pra mim pro jogo ser "fenomenal" tinha que aumentar a possibilidade de comprar mais cartas sem perder pontos de ação para investir nas companhias, isso poderia ser feito aumentando a importância da alocação de trabalhadores, que é uma mecânica secundária no jogo.
Passei mais da metade do tempo falando de defeitos do jogo... bem, até faz sentido porque estou explicando porque ele não entrou no TOP 10... mas não quer dizer que esse jogo seja ruim... pelo contrário, é muito bom, tanto que me arrependo até hoje de não ter comprado ele numa promoção que eu vi, estava realmente muito barato e eu me enrolei e compraram na minha frente... acontece.