
Quem possui alguma rotina de jogar com pessoas que não estão interessadas em dedicar muito de seu tempo ao aprendizado de um jogo acaba geralmente se limitando a jogos que eu costumo chamar de "tipo miojo" : você abre, joga na mesa rapidinho e parte pra diversão. Jogos "prontos para jogar" tem seu objetivo bem definido e cumprem esse papel.
Outros jogos porém, pertencem a uma categoria muito pouco explorada no Brasil: Jogos que exigem alguma dedicação a mais do jogador para aprender, jogar e vencer. Muitos dos quais podem durar algumas dezenas de horas e que a AP não é meramente uma eventualidade mas por vezes uma necessidade.
Em modo solitário, ou com uma boa companhia (principalmente nas noites frias do inverno) estes jogos roubam-nos da realidade e podem ser um convite a aprender sobre um universo fantástico ou histórico tão crível quanto tangível nas mecânicas de jogo, na imersão ou em sua apresentação sobre a mesa. É sobre estes jogos que a presente lista trata: Jogos que são verdadeiros universos paralelos em caixas que inexplicavelmente comportam um grandiosidade digna das horas às quais os jogadores dedicam parte de sua vida.
A lista é pequena e os jogos são muitos. Dos poucos que tive o prazer de jogar, recomendo alguns que são possuem uma relação de tempo de dedicação x recompensa bem interessante. Talvez não sejam os melhores jogos do universo (bem, um deles com certeza é) mas são jogos que valem muito a pena, valem ao menos um pouco da atenção do leitor.