Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Listas
  2. Top 10 - Dados Elegantes
1178
3
4
1
Compartilhar

Top 10 - Dados Elegantes

avatar
HU3Brutus18/05/2018 às 10:22
avatar
HU3Brutus
MD

https://ludopedia.com.br/uploads/01/144/hmq2o0.jpeg

Não sei se você sabe, mas o primeiro jogo de tabuleiro da história é nada mais nada menos que o dado. Indutor de aleatoriedade, ele deve ter sido jogado sozinho em pequenas apostas, mas logo tomou parte de jogos mais complexos como O Jogo Real de Ur, Ludo, e mesmo o Senet e seus dados de 2 lados deram início à mecânica do Rolar e Mover, praticamente a essência dos jogos de tabuleiro pra muita gente que não evoluiu no hobby.

Por um grande período da história os jogos de dados foram dominantes, principalmente por sua capacidade de induzir aleatoriedade, fator altamente presente nas culturas antigas, com suas formas limitadas de explicar o próprio mundo. Nessas culturas ganhar um jogo de dados era uma sinal de que os Deuses estavam do seu lado, e mesmo até a primeira guerra mundial esse tipo de pensamento continuou como é possível perceber pelos lemas dos países: "Deus Conosco" (Alemanha), Deus e meu direito (Inglaterra) Deus está conosco (Rússia).

Hoje já não somos mais tão religiosos e a confiança em si próprio é muito mais difundida do que na aleatoriedade divina. Não é a toa que o surgimento de jogos completamente sem elementos de aleatoriedade tem feito muito sucesso e nosso antigo amigo dado está um pouco em baixa em algumas mesas. Apesar disso há inovações e reinvenções para o uso dos dados que realmente dão um vigor refrescante nesse arcaico componente. 

Esta lista foi criada para abrigar (na minha opinião) os jogos com utilizações não usuais e inovadora dos dados. Não há ordem de preferência.

Que outros jogos vocês colocariam na lista? Quais seus jogos de dados preferidos?

19 comentário(s) Comentar

Itens (10)

1 - Quantum 8

Ir para o jogo HU3Brutus 14 May 18, 02:14
8

A coisa mais interessante nesse jogo é a existência de uma compensação mútua entre força e velocidade de cada nave (dado)
Quanto maior o valor do dado, maior sua velocidade, porém menor sua força militar.

Por causa disso a aleatoriedade do jogo é autocompensada, tornando o jogo muito mais equilibrado, mas com ainda presente a resolução de conflito com dados. Um jogo rápido, divertido e que dá uma certa nostalgia especificamente do jogar de dados do War.

É realmente uma pena que não exista no Brasil, mas como é um jogo ótimo, acredito realmente que um dia virá.

0 comentário(s) Comentar

2 - Catan: O Jogo 7

Ir para o jogo HU3Brutus 14 May 18, 02:23
7

Pioneiro nos jogos de geração de recurso e dominação de área, Catan se destaca justamente por utilizar os dados para a geração de recursos, no começo da rodada de cada jogador, deixando todos ansiosos para ganhar recursos mesmo fora da própria rodada.

A probabilidade é a variável mais importante no jogo, pois muitas vezes é melhor gerar muito recurso e trocá-lo do que construir em locais de pouca probabilidade. O principal complicador do jogo é justamente isso, para um iniciante o punitivismo do dado e as estratégias relacionadas não estão claras, e como o momento inicial é praticamente o mais importante do jogo tentar correr atrás nas rodadas futuras é uma experiência um pouco frustrante.

Toda essa complexidade foi gerada pela simples numeração de peças que geram recursos conforme o número do dado. Por isso é um jogo que ganha muita diversão quando uma mesa experiente e que já conhece caminhos de vitória menos usuais se propõe a jogar.

Naquele momento (1995) onde praticamente o mundo todo só jogava Banco Imobiliário, usar uma ideia parecida (jogar dados no começo de cada rodada e construir casas que darão mais recursos) acabou facilitando a entrada e o surgimento espetacular que ele teve, mas ao mesmo tempo abriu as portas para todo o universo Euro, com jogos que utilizam a mesma base mas foram muito mais refinados, como Terra Mystica, Clans of Caledonia, Power Grid, Imperial e vários outros jogos de controle de área ou construção de rotas, onde as áreas são conquistadas gerando recursos. De certa maneira, Catan abriu as portas para os jogos de otimização de recursos que tanto fazem sucesso nos euros mais pesados de hoje. Incrivelmente todas as experiências de refinamento acabaram excluíndo a negociação original do Catan, e também a geração aleatória de recursos (fato que a realidade atesta) o que faz dele um caso raro de elegância e simplicidade.

Pra mim continua sendo um jogo genial.

2 comentário(s) Comentar

3 - Can't Stop 3

Ir para o jogo HU3Brutus 14 May 18, 02:29
3

Para mim esse é o jogo que traduz a experiência de um jogo de boteco. Jogo simples, divertido, que não demanda muita regra, componentes a prova d'água, é praticamente só diversão.

Assim como no Catan, a probabilidade aqui é a regra, os locais mais prováveis possuem muito mais casas a serem dominadas, enquanto que os menos prováveis com 2 lançamentos já podem ser dominados. Isso cria uma análise constante dentro do mecanismo de testar sua sorte. Como são 4 dados algumas combinações são praticamente certeza e você pode ir jogando se arriscando bastante.

Caso perca não há problema, o jogo é tão rápido que é só jogar novamente.

0 comentário(s) Comentar

4 - As Viagens de Marco Polo 11

Ir para o jogo HU3Brutus 14 May 18, 02:38
11

Esse é provavelmente o jogo mais unânime que eu conheço, dos mais diversos tipos de jogador que já tive contato, todos guardam uma boa impressão de Marco Polo.

O jogo é envolvente, mas no seu cobertor curto deixa uma vontade constante de jogar novamente. Mais uma vez as opções dos valores do dado são vias de mão dupla, valores altos te permitem adotar certas estratégias, valores baixos diminuem o custo de outras ações. O jogo ainda possui tantas linhas de pontuação e personagens com habilidades completamente variadas e super poderosas que pode ser jogado por toda uma vida, sempre trazendo experiências proveitosas.

A mistura de um jogo de alocação de dados com um tema e mecânica de viagem é uma das implementações mais bem organizadas e variadas dos jogos, é possível ganhar o jogo sem fazer uma viagem, possível só viajar, não cumprir nenhum contrato, e muitas outras estratégias, e todas possíveis pela necessidade de lidar com a aleatoriedade do dado.

O tema e a qualidade de produção são de alto nível e pra mim só não era top 3 aqui da ludopedia pois houve muito pouca atenção das mídias especializadas em volta dele. Um gameplay do Jogando Offline teria feito esse jogo vender como água. 

0 comentário(s) Comentar

5 - Bozó 1

Ir para o jogo HU3Brutus 14 May 18, 02:53
1

Nenhum jogo Euro que conheço tem a capacidade de trazer gritos de alegria e de dor como os jogos de dados proporcionam. Bozó é um desses jogos possíveis de jogar com qualquer pessoa, dando possibilidade de escolha e diversão para qualquer um. Como nos bons jogos de dados as opções de mitigar a sorte existem e aqui funcionam com a possibilidade de rerrolar até 2 vezes quantos dados quiser. É muito difundido nos Goiás  e nos dois Mato grossos, onde é possível comprar copos de couro em todo o lado. Mas todo mundo que possui 5 dados (ou um Stone Age) consegue jogar.  

As opções de escolhas são difíceis, pois as três rolagens permitidas virtualmente dão opções quase infinitas, é um jogo para lidar com probabilidades, apostar na sorte e saber ter uma esperança controlada. É praticamente um poker de dados, onde fazer sequencias, quadras, full houses e o destruidor general (5 dados iguais) podem aparecer até na última jogada.

Há variações como o Yahtzee, que acrescenta às 10 originais do bozó, muitas novas casas com opções de marcação de todos os números dos dados. Na minha opinião isso estraga o jogo, pois acrescenta mais tempo no jogo (cada novo espaço acrescenta uma rodada) além de diminuir bastante a punição que os 10 espaços originais criam, te forçando a zerar espaços desde o meio do jogo. Outra variação bem mais complexa é o Ganz schön clever indicado ao KennerSpiel 2018.

O fato de ser um jogo simples não tira a diversão, nem limita suas escolhas, que continuam relevantes e difíceis, além de que se tornou ponto de partida pra jogos mais complexos como Sagrada. Vale pra brincar no intervalo entre jogos mais pesados e pra conseguir colocar na mesa aquele seu avô ou tio mais velhinho, eles se divertem muito com bozó.

1 comentário(s) Comentar

6 - Euphoria: Construindo uma Melhor Distopia 2

Ir para o jogo HU3Brutus 14 May 18, 03:24
2

Euphoria é um jogo onde o que mais atrai é sem dúvida a temática, o universo distópico onde a sociedade é manipulada para uma coesão vazia é surpreendente, mas esse tema só é tão interessante pelo usos dos dados.

Aqui, cada dado representa um trabalhador e seu valor demonstra sua inteligência, a questão é que numa realidade onde tudo é manipulado, ser inteligente demais pode acabar fazendo-os questionar seus patrões e fugir, já que não têm nada a perder exceto seus grilhões.

Essa condição cria todos os outros mecanismos interessantes do jogo, pois trabalhadores mais inteligentes também são mais capazes, e fazem ações mais poderosas, mas também vão lhe custar mais mimos e compensações por sua inteligência. Além disso quando um jogador tira dados iguais pode jogar duas vezes, o que pra mim faz todo sentido, já que pessoas que pensam igual agem mais entrosadas. Não vejo como desequilíbrio. Junto com isso há todo o andamento normal de um jogo de alocação de trabalhadores, com busca de recursos e no caso com até algumas ações de sabotagem.

Jogos de alocação de trabalhadores são marcados por dois tipos de final de jogo, rodadas fixas com pontuação final, ou uma corrida, como ou sem pontuação, onde o jogo termina logo que uma condição é completada. Euphoria é uma corrida "de estrelas" e acaba um pouco repentino, como The Manhattan Project e Viticulture Edição Essencial. Existe um pequeno desequilíbrio na facção verde produtora de drogas, que se muitos jogadores possuírem recrutas já ativos no começo do jogo pode acabar favorecendo a corrida. E para isso até existe essa variante já testada. Nada que atrapalhe o jogo.

0 comentário(s) Comentar

7 - Quarriors! 4

Ir para o jogo HU3Brutus 14 May 18, 03:44
4

Depois de criada a mecânica de Deckbuilding seus usos e aplicações começaram a ser usadas nas mais variadas formas, para seleção de ações (Concordia), movimentação (Clank!: A Deck-Building Adventure) e até mesmo o suporte foi questionado, como nas peças do Orléans e nos dados do Quarriors.

O jogo funciona praticamente igual ao Dominion, você começa com 10 peças, 8 que geram recursos, saca 5 de cada vez e usa esse recurso para comprar novas cartas, a grande sacada do Quarriors é introduzir um leve efeito variado em cada uma dessas peças. Os dados brancos, por exemplo, possuem 5 lados que geram 1 quidity (que nome ridículo) e apenas 1 que gera 2, portanto a sorte pode ser bem generosa, mas muito pouco punitiva.

Os dados de criaturas que você vai comprando possuem ataque e defesa no melhor estilo Magic: The Gathering e também há feitiços com efeitos variados. As regras acabam por ser um pouco estranhas só para não copiar completamente o Magic, mas a verdade é que jogar com a regra original é um pouco estranho, é melhor jogar com 20 de vida e deixar as criaturas se baterem e se matarem no melhor formato Magic ou aproveitar um pouco da regra do Marvel Dice Masters: Avengers vs. X-Men, que foi uma evolução do mesmo jogo com uma regra um pouco melhor.

Creio que deva ser muito caro produzir um jogo com tantos dados, pois só isso justifica a falta de cuidado e respeito com a qualidade que esse jogo teve. A primeira versão nacional veio numa caixa cubo esquisita e péssima para se guardar. Outro problema é a falta do tabuleiro individual, que precisa ser impresso pelo jogador para se jogar corretamente. Me diga, que outro jogo você conhece que decide não incluir o tabuleiro do jogador? É um completo absurdo, pelo menos um papel dobrado podia ser incluído igual o Magic e o Pokémon TCG fazem nos decks de iniciante. Falando nisso a versão pokémon feita por fãs está disponível aqui na ludopedia e também torna o jogo bastante divertido, pois você captura os dados/pokémon e os usa para batalhar. Só isso para esquecer o descaso que esse jogo recebeu no Brasil. Estou até hoje esperando um insert que permita guardar todos os dados na caixa da expansão, já que o setup com ziplocks é muito chato e demorado.

Enfim, uma ótima ideia, mal executada e só esperando alguém dar um tapa nas regras e no tema para virar um ótimo jogo. Tens o que é preciso?

4 comentário(s) Comentar

8 - Formula D 3

Ir para o jogo HU3Brutus 14 May 18, 03:58
3

Jogos de corrida são chover no molhado quando falamos de tabuleiro, já faz milênios que temos O Jogo Real de Ur, Ludo, O Jogo dos Faraós, que inventaram a mecânica do rolar e mover usando dados como dispositivos geradores de aleatoriedade.

O incrível do Fórmula D é justamente que não muda praticamente nada na estrutura em diferença com os jogos antigos de rolar e mover, mas o funcionamento do câmbio dos carros e sua utilização no jogo é o que faz do Formula D outro uso inovador do antigo dado.

Aqui cada marcha está relacionada com um dado diferente, as marchas iniciais possuem poucas faces, 4 ou 6 lados, enquanto que as finais possuem 12, 20 lados, no caso com numeração corrigida para gerar valores mais estáveis. Isso cria uma dinâmica muito inteligente, em primeira marcha o máximo que você anda em espaços é sempre 4, em segunda 6 e assim por diante, mas ao fazer as curvas você é forçado a diminuir a marcha, caso não faça o número correto de paradas em cada curva seu carro quebra ou fica gravemente danificado.

Por isso é preciso baixar a marcha antes da curva para poder acelerar dentro dela, já pegando impulso pra reta seguinte, exatamente como num carro normal. Pode parecer bobo, mas a forma como o mecanismo funciona é impressionante, realmente faz muita diferença brecar antes. No andamento da partida você acaba sentindo que os dados de maiores marchas são um pouco variáveis demais e até existe variantes e estudos estatísticos pra corrigir, mas é uma questão pessoal que você decide, o jogo em si é ótimo.

Formula D é um exemplo de como é possível não mudar nada e mudar completamente tudo. 

0 comentário(s) Comentar

9 - Roll for the Galaxy 0

Ir para o jogo HU3Brutus 18 May 18, 00:28
0

É realmente um absurdo a quantidade de jogo médio que chega no brasil, enquanto Race for the Galaxy se mantém escondido e preso pela Galápagos. Enquanto o jogo original é praticamente um Puerto Rico de cartas, onde você deve gerar um motor de pontos o mais rápido possível, em Roll for the Galaxy os dados entram como forma de potenciar e escolher ações.

Assim como na maioria dos jogos de alocações de dados aqui os dados representam a população do seu sistema galático, cada novo planeta que você conquista lhe dá um novo dado em cores diferentes que representam diferentes habilidades de trabalho. No começo de cada turno você deve pagar salários para todos os dados que quer jogar e colocá-los no copo. O resultado deverá ser usado para escolher secretamente uma das ações, sendo que os outros dados permitem que se faça as ações novamente e com mais poder.

A grande graça está em ter de lidar com "as preferências da população" e conseguir com isso fazer escolhas eficientes e condizentes com a estratégia da sua civilização. Usar dados para escolher ações de um jogo de ordem de fases variáveis é realmente um uso pouco comum para os dados e que aqui encaixa perfeitamente.

O revés do jogo está no fato de que é muito fácil roubar, já que você rola os dados atrás de um biombo. O jeito é só jogar com gente relaxada e que não tem histórico de trapaça.

2 comentário(s) Comentar

10 - Blueprints 1

Ir para o jogo HU3Brutus 18 May 18, 00:57
1

Sou particularmente atraído por jogos de construção, mas aqui a própria construção é feita por meio de dados que serão empilhados formando volumes. Usar o dado como quebra cabeça já é uma inovação, mas a jogabilidade surpreende. Cada cor de dado se refere à um tipo de material: vidro, pedra, madeira e material reciclado, e esses materiais devem ser empilhados sempre com os números maiores ou iguais acima dos números mais baixos.

Por quantidade e proximidade os dados irão pontuar no final da rodada e haverá um bônus para quem conseguiu cumprir o projeto, mas o que acho mais interessante é que o jogo está aberto para a criatividade dos arquitetos, se você perceber que pode fazer mais pontos ignorando o volume sugerido e fazendo um projeto autoral então finalmente estará explorando a real potencialidade do jogo. Novamente aqui existe uma certa possibilidade de trapaça por causa do biombo, um jogador virar um dado pra caber melhor ali é bem possível.

Outro jogo ótimo e que não tem previsão de chegar no Brasil.

0 comentário(s) Comentar
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.