
- É possível ativar qualquer construção usando moeda. Mas seu custo é progressivo (primeira custa 1, segunda 2, terceira 3, etc).
- Construções adjacentes são consideradas conectadas. Salvo isso, só "estradas" (sem nenhuma "construção" ao centro) conectam os tiles (cidades, prefeituras e outros espaços como montanhas, fazendas, etc). Ou seja, outras "construções" interrompem conexões feitas por estradas (não importa se há desenho de pequenas estradinhas nas bordas dos outros tiles).
* Esse detalhe não é citado no manual principal, há apenas um exemplo na folha de referência que esclarece isso (e foi confirmado por um dos autores no BGG).
O erro é que muitas pessoas continuam usando a carta de Cerveja quando restam somente 2 jogadores na partida.
Alguns, inclusive avaliam mais negativamente o jogo aqui na Ludopedia justamente por causa disto, hahaha!
Para este jogo eu fiz um tópico (antes de saber da existência desta lista):
https://www.ludopedia.com.br/topico/30357/talvez-voce-esteja-jogando-errado
- todo jogador recebe uma carta de Glória no início do jogo;
- piratas não podem efetuar um ataque a navio mercante se qualquer parte de seu navio estiver destruído ou se estiver sem tripulação. Da mesma forma, o navio mercante foge se destruir por completo uma parte de seu navio ou matar sua tripulação;
- piratas não podem entrar em portos de nações das quais ele tem uma recompensa - exceto se for seu porto de origem;
- cada atividade portuária só pode ser feita uma vez durante a ação de porto;
- você só pode enterrar ou desenterrar seu tesouro em seu porto de origem (salvo exceções explícitas a esta regra);
- da mesma forma, você só poderá utilizar o ouro de seu baú em atividades portuárias se estiver em se porto de origem;
- se houver uma embarcação militar (NPC) e um navio pirata na mesma Zona Marítima, em condições normais o pirata não poderá rastrear os jogadores;
- se houver duas naus de guerra (Man o' War) na mesma Zona Marítima, elas não rastrearão os jogadores.
- na primeira rodada de um combate entre jogadores ou entre um jogador e um NPC, a única ação possível, para ambas as partes, é atirar.
- Qualquer tipo de carta de Desenvolvimento pode ser jogada antes de você rolar os dados no seu turno (muitos desconhecem essa regra de Catan, e dos que conhecem, muitos acham que só pode ser feita na carta de Cavalaria. Este segundo era o meu caso e só me dei conta depois, lendo o manual);
- Após a rolagem dos dados, se mais de um jogador precisar receber um tipo de recurso e não existir quantidade suficiente para todos no monte, então NINGUÉM recebe aquele tipo de recurso (errei essa bastante. Sorte que não acontece muito);
- Só se pode ganhar o jogo na sua vez de jogar. Isso é ainda mais importante quando usando a extensão 5-6 jogadores, onde é possível construir fora da sua vez usando a regra da Construção Especial. Essa regra da Construção Especial pode induzir mais ainda os jogadores ao equívoco de achar que podem declarar vitória fora de seu turno. Então sugiro esclarecer muito bem no início da partida o momento válido para declarar vitória, porque é o clímax do jogo e pode gerar até briga na mesa caso a regra seja mal compreendida;
- Com a extensão 5-6 jogadores você pode usar a Construção Especial para CONSTRUIR antes de você mesmo rolar os dados. O jogador pode ainda combinar isso com o USO de uma carta de Desenvolvimento antes de rolar os dados;
- O jogador que rola 7 ou usa um Cavaleiro, é OBRIGADO a mover o ladrão para outro hexágono. Não pode deixar parado no mesmo lugar (regra bastante esquecida);
- Os recursos recebidos na Fase de Fundação (início do jogo) são referentes à segunda aldeia colocada, e não à primeira (já vi até vídeo de explicação de regras ensinando isso errado);
- O jogador não pode optar por fazer trocas piores de propósito. Por exemplo: querer trocar com o banco a 4:1 podendo fazer a mesma troca a 3:1 em um porto genérico que possua (o jogador poderia querer fazer isso para favorecer outro jogador por exemplo).
- Não se deve aleatorizar as fichas numéricas no setup. Isso nem mesmo existe no manual.
- É preciso espalhar pelo tabuleiro dez cubos de um terceiro exercito quando jogando em dois jogadores. Fez toda a diferença. OBS.: O aplicativo comete o mesmo erro.
- Dados modificados pelas cartas de atividade (em cor ou valor) não podem ser usados na catedral e nos edifícios principais (igreja, palácio, prefeitura)
- Se ninguém quiser os produtos, a pessoa que tirou as cartas não é obrigado a pagar 1 e ficar. O lote é descartado
Quando uma votação de equipe é aprovada, o marcador de votações deve ser reiniciado/zerado.
Errei isso algumas vezes até perceber que a vitória dos espiões por 5 rejeições precisava ser consecutiva. No manual não fica muito claro que o marcador precisa ser reiniciado caso alguma equipe seja aprovada. Nas minhas partidas era como se as rejeições fossem cumulativas ao longo de todo o jogo. O marcador nunca zerava.
Pelo menos comigo, tenho a impressão de que a rejeição das equipes não é uma coisa que acontece com tanta frequência.
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