Por Paco Yanez
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/58142/designer-diary-oilfield
Princípio
Desde que eu comecei a jogar Eurogames, tive a ideia de criar um jogo relacionado com a indústria do petróleo. Em 2011, comecei a desenvolver Oilfield. O conceito inicial foi destinado a se concentrar em um cenário venezuelano ou na Arábia, mas mais tarde, eu mudei de ideia para basear o jogo em um local mais incomum. Que tal se nós descobríssemos um enorme campo de petróleo na Europa? Na Espanha? Nas Ilhas Canárias? Depois disso, comecei a trabalhar nele e tudo começou a fluir.
A ideia era simples: grandes magnatas do petróleo competindo a fim de obter ainda mais riqueza, explorando novo território.
Aos poucos, comecei a definir todo o processo a fim de construir o jogo - de licitação de direitos de campo petrolífero, a construção das torres de perfuração de petróleo, abastecimento do mercado interno e exportação do petróleo bruto.
Nesta fase, eu tinha a essência do jogo, e quando isso foi definido, os mecanismos seguiram com bastante facilidade.
Como na própria vida, é sempre melhor quando seus concorrentes não sabem muito sobre seus planos. Eu queria trazer isso para o jogo de um modo ou de outro, e isso é quando um raio me atingiu. A solução era simples: dividindo as principais ações em dois turnos/ações. Os jogadores terão tanto uma ação pública quanto uma ação secreta.
Dessa forma, a maioria das etapas comuns que estes gigantes do petróleo fazem na realidade são traduzidas em ações dentro do jogo, permitindo que os jogadores simulem o negócio do petróleo.
Primeiras Alterações
Eu tenho que dizer que quando eu comecei a testar o jogo, com base em um projeto gráfico criado por mim mesmo, não era bonito, mas pelo menos era funcional.
No início, o jogo teve diferentes combinações para marcar pontos, mas foi tudo com base no próprio petróleo, pois este era o único recurso. Mais tarde, eu introduzi gás no jogo, e isso criou uma nova dinâmica que ajudaria a melhorar vários aspectos do jogo. Isto trouxe novas maneiras de marcar pontos, mais torres chegando, e novas formas de gerir o mercado.
Na primeira versão, a exportação foi baseada na capacidade dos navios petroleiros. Estes foram posteriormente removidos do jogo, e isso é quando a oferta e demanda surgiu. Isso deu a parte de exportação do jogo uma sensação mais autêntica a ela.
Alterações no meio do caminho
Ações públicas estavam disponíveis no tabuleiro e as ações secretas foram selecionadas a partir de um tabuleiro pessoal escondido atrás de uma tela. Troquei essas telas e tabuleiro individual por cartas (uma por ação). Embora o objetivo é o mesmo, a dinâmica parece ser muito mais divertida com as cartas.
Títulos são os pontos de vitória no jogo. No início do protótipo, eles foram representados por cartas que os jogadores compravam ao longo do caminho. Em seguida, uma outra mudança veio quando estas cartas foram removidos e substituídas pela tabela de investimento. Isto trouxe para o jogo todo o conceito de títulos, com uma sensação de inflação que se encaixa muito bem com o jogo.
Após essas mudanças, eu saí testando o jogo com todos os tipos de jogadores, desde principiantes até os jogadores hardcore.
Eu costumava levá-lo para todos os eventos de tabuleiro em Madrid e em qualquer outro lugar que pude ir; comecei a visitar diferentes convenções em todo o país, mas, em seguida, eu queria ir mais além; eu decidi que a SPIEL seria o melhor lugar para mostrar meu jogo. Em 2014 eu fui para Spiel e frequentei o dia warm-up, um evento legal em Essen no dia anterior do início da SPIEL. Aqui você pode conhecer jogadores, designers e editores de todo o mundo.
A partir de experiências como esta, eu tive um inestimável feedback de muitas pessoas que mostraram interesse no jogo. Jogando com os jogadores hardcore e profissionais que levantaram questões e desafiaram o jogo me ajudou a amadurecer o conceito e ajustá-lo em conformidade, tornando-o mais forte e mais estável possível, mas ao mesmo tempo eu tentei manter o fluxo original do tema, a fim de mantê-lo intuitivo e divertido desde o primeiro turno.
Alterações Finais
Durante 2015, eu mantive a demonstração e testei os últimas ajustes. Voltei para SPIEL e mais uma vez participei no dia warm-up. Foi ótimo rever as pessoas do ano anterior, que queriam jogar o jogo novamente. Até o final de 2015, as negociações começaram com a ABBA Games, e, finalmente, tivemos um acordo para publicação em 2016.
E aqui estamos nós no final, quando praticamente tudo o que restava eram alterações no design gráfico. Embora estes não mudam o jogo por si só, para alguns, pode ter sido os mais significativos. Junto com o editor, decidimos dar ao jogo um novo rosto da marca, e nós alteramos a ambientação do jogo, com
Oilfield agora ocorrendo durante o boom do petróleo no Texas do início do século 20.
Este é o
Oilfield atual:
Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os testadores, família e amigos pelo seu enorme apoio durante estes longos anos e centenas de quilômetros para fazer
Oilfield acontecer. Eu espero ansioso pela SPIEL 2016 quando ele for finalmente liberado. Obrigado pela leitura, e vivas!
Paco Yanez