Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Taluva é um jogo abstrato de estratégia, com uma proposta bastante original e inovadora de expansão territorial em 3 dimensões, formando ao fim da partida um dos tabuleiros modulares mais bonitos na mesa que já vi. Obra do designer Marcel-André, Taluva foi originalmente publicado em 2006, mas foi reimpresso algumas vezes depois. Aceitando de 2 à 4 jogadores, uma partida dura cerca de 40 à 60 minutos e não possui nenhuma dependência de idioma.
Esta edição Deluxe é uma produção retail da editora Ferti, que contém o jogo Taluva base com um aumento de tamanho nos componentes, bem como as seguintes novas expansões: navios de madeira, que podem ser colocados em lagoas, e novas peças com 2 hexágonos apenas. Além disto, o jogo conta com um player board para cada jogador e um tabuleiro dupla-face para o jogo.
Mecânicas:
- Colocação de Peças,
- Tabuleiro Modular.
Objetivo:
Em Taluva, os jogadores colocam placas compostas por vulcões e outros tipos de terrenos, para formar uma ilha. As placas podem ser colocadas adjacentes ou por cima de outras peças. Assim, a ilha se expande para fora (horizontal) e para cima (vertical), durante o curso do jogo. Ao mesmo tempo, os jogadores tentam colonizar a ilha através da construção de cabanas, templos, navios e torres. Cada tipo de edifício tem suas próprias regras de construção. O jogo termina quando todas as placas forem jogadas.
Componentes:
Taluva Deluxe possui poucos componentes, que estão armazenados em uma caixa de arte muito bacana, e um pouco maior que as caixas tradicionais. Ele é formado por 48 peças de terreno triplas, 6 peças duplas, 4 kits de edifícios contendo 20 cabanas, 3 templos, 2 navios e 2 torres cada, mais o manual de instruções. Além dos tabuleiros individuais e o principal do jogo.
Um detalhe interessante aqui, é que ao invés dos inserts tradicionais que os demais jogos possuem, os tiles e componentes dos jogadores vêm em caixas menores, dentro da caixa do jogo. Foi uma solução bastante simples e eficiente para armazenar com segurança todas as peças. Sem contar que tudo fica bem justo na caixa, evitando movimentações internas durante o transporte.
As peças de terreno são formadas, cada uma, por 3 hexágonos de terreno, que podem ser do tipo: vulcão, selva, rocha, deserto, lago ou planície. As peças possuem uma arte muito bonita, redesenhada para esta versão deluxe. Além disto, o acabamento está caprichado e são muito, muito mais espessas que um tile normal.
As peças de construção são bem elegantes e feitas de madeira. Formam um conjunto bem harmonioso em conjunto com as peças de terreno. São 4 kits de jogadores com cabanas, barcos, templos e torres. Os kits são das cores vermelho, magenta, branco e marrom.
Síntese do Jogo:
O Taluva é um jogo muito simples. Começando do primeiro jogador e seguindo no sentido horário até que a última peça de terreno seja colocada, cada um dos jogadores deve executar em seu turno duas ações obrigatórias: colocar uma peça de terreno da pilha comum e construir edifícios.
1. Pôr uma peça de terreno (2 ou 3-Hex, a escolha do jogador):
a) Expansão (Horizontal, no primeiro nível): Pôr uma peça de terreno ao lado de uma existente, no primeiro nível da ilha. Não possui restrições e nem posições obrigatórias, basta existir ao menos uma adjacência.
b) Erupção vulcânica (Vertical, do segundo nível para cima): Pôr uma peça de terreno em cima de uma existente, independente de ser segundo, terceiro ou maior nível. Deve obedecer aos seguintes critérios:
- Vulcão sobre vulcão sempre, mas em direção diferente.
- Não pode haver espaço livre debaixo da peça.
- Não se podem cobrir Templos e nem Torres.
- Não se podem cobrir colônias completas, de nenhum jogador.
2. Construir um edifício:
a) Construção normal, usando uma peça somente, pode ser feita nas seguintes condições:
- Construir uma cabana: Nível 1
- Construir uma Torre: adjacente a uma colônia sua, nível 3 ou mais, que não tenha uma torre.
- Construir um Navio: região de água totalmente cercada por terra adjacente a uma colônia sua.
- Construir um Templo: adjacente a uma colônia sua com 3 campos ou mais (e em qualquer nível), que já não tenha templo.
b) Expandir uma colônia existente, usando cabanas:
- Todos os campos adjacentes, de um único tipo de terreno por jogada.
- Em cada tipo campo, um total de cabanas igual ao nível do campo.
Uma informação importante... Na rodada de um jogador, se não existirem mais edifícios disponíveis para construção, ou não tiver nenhum local possível para a construção dos edifícios a sua disposição, o jogador é automaticamente eliminado do jogo.
Existem dois tipos de condições de fim de jogo oficiais: a vitória imediata, voltada para um jogo mais rápido, ele termina assim que o primeiro jogador colocar todos os edifícios de pelo menos dois tipos em jogo. Em geral são os templos e torres. Quem atingir esta condição primeiro é o vencedor... ou a vitória de final do jogo, uma versão mais longa, que só termina quando a última peça de terreno é colocada em jogo. Quem tem mais templos vence. Em caso de empate, quem tem mais torres, em seguida mais barcos, e em seguida mais cabanas, contando inclusive as cabanas devolvidas à caixa.
Avaliação:
Taluva é um jogo muito simples de entender as regras, muito belo na mesa ao fim da partida e com um visual encantador. É um jogaço abstrato... Arte linda, visual fantástico. Independe de idioma. Possui um setup muito ágil e a duração da partida é curta. Esta edição deluxe veio para caprichar em um dos pontos mais fortes do jogo... justamente no seu visual! Ele consegue agora ter ainda mais presença na mesa, ser ainda mais deslumbrante aos olhos.
Entretanto, ele requer uma certa experiência no jogo para poder se apresentar uma estratégia eficiente. Isto é típico dos jogos abstratos. O problema é que jogadores casuais ou em um primeiro contato com este jogo, muitas vezes não conseguem entender tais estratégias, e acabam achando um jogo fraco, sem objetivo... bobo. Sem elaborar nenhuma estratégia, se tem aquela sensação de que o jogo é que joga por você, de repetições mecânicas. Porém, isto não representa o que o Taluva tem potencial de oferecer. O jogo é fantástico, lindo e muito elegante.
Nesta edição especial, temos a inclusão de alguns componentes extras, e eu gostaria expressar minhas impressões sobre eles. Os tabuleiros individuais são pura perfumaria, podem até servir para deixar o conjunto mais bonito a mesa, mas não possuem função nenhuma dentro do jogo... mecanicamente são dispensáveis.
Já o tabuleiro central tem uma função muito mais inteligente do que a estética, já que ele possui linhas e marcações que limitam a região de construção dos jogadores, o que evita que a ilha cresça demais no nível um e enfraqueça a disputa por espaços, uma das partes mais efetivas e interativas do jogo. Legal que ele possui dois lados, indicados para partidas com mais ou menos jogadores na mesa.
Os tiles duplos são basicamente formados por vulcões e servem muito bem para semear a destruição em pequenos espaços cujos donos consideram bem protegidos. Ajuda a tirar os jogadores da zona de conforto, mas não chegam a mudar significativamente a dinâmica do jogo, pois são poucos. Cada jogador provavelmente vai usar apenas uma (ou duas peças em casos especiais) destas durante a partida. Valem como um plus.
A expansão dos navios me agradou mais. De um ponto de vista superficial, ela altera bastante a geografia da ilha, incluindo mais variedade ao conjunto final. Particularmente achei que contribui até para um visual estético mais bacana. Entretanto, eles agem de forma bem mais profunda na dinâmica do jogo. A entrada dos navios cria lagoas dentro da ilha que dificultam significativamente aos jogadores elevarem o nível da ilha. Este fato, em conjunto com o tabuleiro que limita o crescimento horizontal no primeiro nível, favorece um ambiente muito mais disputado... regiões com potencial para atingir o terceiro nível, que é fundamental para a entrada das torres, são disputadas a tapa. Puxar o tapete dos amiguinhos deixa de ser uma opção e passa a ser uma necessidade. Uma sacana genial.




EDIT: Apenas por questão de comparação, seguem algumas poucas fotos da edição tradicional do Taluva, que por sinal já é linda demais, que foram tiradas de uma outra resenha aqui mesmo do Canal TTZO, e que pode ser acessada aqui. É importante frisar que o custo desta versão é imbatível se comparada à Deluxe, sendo altamente recomendada para quem deseja conhecer o jogo ou agregar um belo e elegante abstrato a sua coleção.