Por Creaking Shelves
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1620535/creaking-shelves-first-impressions-crisis
Esta primeira impressão foi baseada em uma demonstração na UK Games Expo. Então, joguei
Crisis apenas uma partida completa! Portanto, tome isso como uma meia impressão. Cabe a você aceitar ou não. Todas as peças foram baseadas em cópias do protótipo do jogo. Crisis estava no financiamento coletivo do Kickstarter até pouco tempo atrás. (
https://www.kickstarter.com/projects/ludicreations/crisis/description)
A nação está em crise! Confrontado a mais longa recessão da história recente, e um sistema político à beira do colapso, a União Econômica dos países vizinhos concordou em intervir e ajudar, mas apenas se o país for capaz de atingir uma série de objetivos econômicos. Grécia!? Quem disse que é a Grécia!? Isso não tem nada a ver com a Grécia (quero dizer, para os designers). Esta é Axia.
Você será um industrial desta outrora grande nação! Vai ajudar o seu país a sair da depressão, e também fazer algum dinheiro. Há empresas para investir, trabalhadores para empregar, e demandas por bens de além-mar para cumprir! Mas operar neste clima de instabilidade tem seus perigos e seus desafios.
Durante toda rodada, os jogadores terão um número de pontos de vitória para alcançar, com a economia do país respondendo de acordo com a posição líquida de todos os jogadores; mesmo se atingir a meta, qualquer retardatário vai arrastar a economia para baixo influenciando a todos. Isso resulta em eventos piores sendo desencadeados em cada rodada e, se a economia atinge o fundo do poço, o jogo termina e o dinheiro de todos será inútil, isso oferece a possibilidade intrigante de permitir que a economia falhe intencionalmente para anular a estratégia de dinheiro alto do seu oponente. Quem tiver mais pontos de vitória, quando isso acontecer, ainda ganhará o jogo!
Fundamentalmente,
Crisis é um jogo de colocação de trabalhadores e gestão de recursos, mas distingue-se deste elemento ao ser semi-cooperativo e o alvo que vai perseguir ao longo do jogo. Dito isto você precisa ganhar pelo menos 2 VPs na 1ª rodada, ou precisará reavaliar como irá abordar esse jogo! No entanto, ele não ajuda determinados comportamentos. Ao conseguir um hit na rodada de abertura, fui capaz de investir em minha infraestrutura e ficar confortavelmente acima da meta e na liderança, com dinheiro no cofrinho, até o final da rodada 3. Assim como em um negócio real!
No entanto, a segunda rodada viu todos lutando e acabei ganhando um ponto a menos em algum lugar no jogo, se a economia caísse ficaria em segundo lugar. Ainda bem que a economia sobreviveu e meu motor foi capaz de me levar à vitória nas rodadas seguintes.
As indústrias disponíveis se prestam a combos bons se conseguir configurá-lo, com uma saída de fornecimento de entrada para outras fábricas nas rodadas mais tarde, embora a nossa demo tenha sido tragicamente interrompida antes que eu conseguisse colocar os meus combos em teste. Também adoro o fato de que este jogo simula situações reais, destacando os desafios enfrentados pelas economias mais fracas da (real) UE. Ele fornece um toque agradável em termos de jogabilidade, e tira alguns sorrisos, mas também dá algo mais para se pensar depois do jogo.
Há um número ridículo de espaços de ação disponíveis para você e enquanto ainda existir a concorrência, o tabuleiro fica coberto por uma quantidade impressionante de material, evitando que a obra de arte seja vista completamente e fazendo o tabuleiro ser mais como uma interface gigante. Mas as mecânicas ainda conduzem a sensação de mundo real. Tenho preocupações sobre a aleatoriedade dos eventos e como lidar com um líder disparado, uma vez que um jogador consiga se destacar demais. No final de 3 rodadas no primeiro jogo, senti que estava em uma posição forte para acelerar a distância entre os outros jogadores; isto aconteceu apenas no meio do jogo! Infelizmente essa demonstração acabou cedo demais para ver os efeitos a longo prazo. Em minha outra partida, notei algumas fábricas estranhas que apenas matematicamente não eram tão boas quanto as outras, mas jogamos com um protótipo anterior ao produto final.
Crisis é extremamente interessante e vale a pena conferir! Possui componentes fantásticos (recursos de madeira!), variáveis (de indústrias e trabalhadores que estão disponíveis em cada rodada) e uma mensagem valiosa sobre a crise econômica da UE. Jogar com uma indústria é muito divertido e posso ver grandes possibilidades. Minha segunda partida foi completamente diferente da primeira, realmente destacando os desafios que pode acabar enfrentando. Fui forçado a comprar continuamente fábricas mesmo que não pudesse utilizá-las apenas para manter meus PVs, e não parar a economia! Um jogo que pode criar situações como esta vale uma olhada!
Traduzido por mgstavale