Munchkin Panic é um híbrido de Munchkin e Castle Panic. Castle Panic é um jogo completamente cooperativo, em que precisamos defender as torres de um castelo contra hordas de monstros que descem da floresta. Em Munchkin Panic temos basicamente a mesma coisa, porém ao final do jogo, se conseguirmos defender o castelo com sucesso, um entre nós será declarado o vencedor dentre os vencedores. Munchkin Panic é, portanto, um jogo semi-cooperativo, nosso objetivo é o mesmo, mas não estamos interessados em dividir o loot com ninguém. Esse jogo foi recentemente lançado pela Galápagos jogos, sem muito alarde e com um preço acessível. Será que vale a pena? Confira nossa visão geral das regras, gameplay completo com quatro jogadoras e opinião sobre o jogo.
Ficha do Jogo
Ano: 2014
Rnk bgg: #3625
# de jogadores: 1 a 6
Tempo de setup: 5min
Tempo de jogo: 45 a 60min
Dependência de idioma: moderada
Categoria: Semi-cooperativo
Mecânicas: administração de cartas
Vídeo - Visão Geral + Gameplay Visão Geral: 00:00:00 a 00:14:00 Gameplay: 00:14:00 a 00:54:00
Resenha
Em Munchkin Panic, precisamos defender as torres de um castelo contra monstros que descem da floresta. O jogo termina em duas situações: somos vitoriosos se conseguirmos nos livrar de TODOS os monstros do jogo e pelo menos uma torre do castelo ainda estiver de pé; perdemos o jogo se todas as torres forem derrubadas.
Cada monstro é representado por uma ficha triangular que possui seu status de vida marcado em cada uma das vértices desse triângulo. Quando causamos dano ao monstro, simplesmente giramos sua ficha com seu ponto de vida atual apontando para o castelo. Cada monstro carrega consigo certa quantidade de tesouro, representado por pontos dourados do lado ou abaixo dos seus pontos de vida, cada ponto representa a quantidade de cartas de tesouro que você pode comprar, caso mate aquele monstro.
Para matar, ou infligir dano aos monstros, utilizamos cartas de ataque, itens, poções e cartas especiais presentes nos decks de cartas de castelo ou de tesouro. As cartas de castelo incluem as cartas de ataque, como cavaleiros, arqueiros, espadachins e heróis, que são utilizados para causar um ponto de dano cada em um monstro dentro de seu alcance, por exemplo, um cavaleiro verde acerta monstros no anel de cavaleiros na região verde do tabuleiro. No deck de cartas de tesouro, podemos encontrar itens e poções que podem ser "equipadas" pelos nossos atacantes para infligir mais pontos de dano.
Quando o monstro acerta a muralha, ele destrói essa estrutura e recebe um ponto de dano. Se continuar vivo, na próxima rodada ele destrói uma torre, leva outro ponto de dano e entra no anel do castelo, onde não pode ser atingido por nossas cartas comuns de ataque. Uma vez dentro no castelo, o monstro se move em sentido horário, derrubando todas as torres que encontra até que morra ou que seja retirado dali pelo efeito de uma carta especial. Ao final da partida contamos os pontos dos monstros que cada jogador matou e aquele com mais pontos é considerado o vencedor dentre os vencedores.
Avaliação Pessoal
Jogo interessante e divertido, acho que o casamento entre os dois jogos ficou bom e Munchkin deu uma apimentada ao Castle Panic. A tensão entre a cooperatividade e a competitividade do jogo leva a várias discussões interessantes. Recomendo fortemente jogar escondendo os troféus (corpos dos monstros que cada um matou), para evitar aquele momento em que o jogador prefere não ajudar a matar aquele último monstro porque sabe que o outro está na frente e resolve ser o babaca que pensa que se ele não vai vencer, ninguém mais vence. As cartas de maldição e de trolagem dão aquele toque Munchkin no jogo, sem atrapalhar o desenvolvimento do seu foque principal, que é proteger o castelo. Recomendo pela diversão e pelo preço que veio convidativo, se for comparado com o que estamos presenciando por aí. O jogo acompanha uma mini expansão chamada de "Mais Munchkin", nessa versão o jogo se torna completamente competitivo e foda-se o castelo, o negócio é matar mais monstros que o outro. Não gostei muito desse módulo, pois achei que o jogo perde seu DNA Castle Panic e se aproxima mais de puro Munchkin e eu acho o Munchkin puro melhor que essa versão com o tabuleiro de Castle Panic.