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  3. Fiasco: primeiro jogo totalmente colaborativo no Brasil

Fiasco: primeiro jogo totalmente colaborativo no Brasil

  • avatar
    tabulaquadrada21/09/16 10:15
    avatar
    tabulaquadrada
    21/09/16 10:15
    954 mensagens MD

    Postado originalmente em: http://tabulaquadrada.com.br/fiasco-primeiro-jogo-totalmente-colaborativo-a-ser-publicado-no-brasil/ por FloksLDG

    Fiasco: s.m. Fracasso completo, insucesso ridículo e vexatório. Na vida real ninguém gosta de passar por isso, mas acontece. Que tal experimentar um sistema que leva isso a sério (e na brincadeira)?
    Fiasco é um sistema bem diferente dos tradicionais que conhecemos, desenvolvidos para campanhas. Criado por Jason Morningstar, publicado originalmente pela Bully Pulpit e no Brasil pela Retropunk Publicações, é um one-shot (aventura única). Não existem fichas de personagem e também não é necessário ter um mestre. O sistema é inspirado por filmes onde pessoas comuns fazem loucuras e sempre sofrem com um azar descomunal, como por exemplo Rock’n’Rolla, Trapaças e Dois Canos Fumegantes ou Queime Depois de Ler.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/b8d60fb9ffda2956d9ee882c67966c17.png
    Preparado para o golpe?

    Em Fiasco os jogadores não escolhem o personagem, não existe uma criação de personagem, tampouco ficha de personagem e para completar também não sabem exatamente o que vai acontecer na sessão de jogo. A única informação que os jogadores têm é o cenário da sessão. Como por exemplo: uma pequena cidade litorânea, ou uma estação de pesquisa na Antártica, uma mansão abandonada e só. Nada além disto.
    Não existe um mestre, já que todos os jogadores são narradores. Além dos personagens do jogo, tudo é decidido em conjunto entre os players, utilizando tabelas, uma montanha de dados de seis faces e muito bom humor.
    O sistema é jogado com vários D6. São quatro para cada jogador, sendo que obrigatoriamente dois devem ser brancos e dois pretos, ou duas cores quaisquer que você tenha em casa.
    A primeira coisa a ser feita é rolar os 12, 16 ou 20 dados, ou seja, essa rolagem inicial depende do número de jogadores (recomenda-se de três a cinco jogadores). A partir dos resultados, utiliza-se uma tabela para a criação do cenário (acredite, a aleatoriedade e o número de possibilidades presentes na tabela são incríveis). Resumindo: cada número dos resultados corresponde a uma entrada na tabela de cenário e especificam suas relações com os outros personagens, necessidades durante a sessão de jogo, objeto que possuem ou podem passar a possuir e local da aventura. Mas, antes de começarem as cenas, é necessário realizar a preparação.
    A preparação é muito simples e ao final desta fase você terá noção do que é o seu personagem. Os personagens terão duas relações interpessoais: uma com o jogador a sua esquerda e outra com o jogador a sua direita. Provavelmente o personagem terá uma necessidade (sair da cidade, assaltar um banco, transar com a secretária ou se vingar de um assaltante), e talvez um objeto (uma pistola 9 mm, uma chave de algum cofre ou armário, uma caixa de música, um anel de noivado, etc.). A partir deste momento você pode criar a sua cena, mas precisa ter em mente que existem apenas duas opções para se criar uma cena, estabelecer ou resolver. O jogador precisa escolher uma destas, não pode fazer as duas ao mesmo tempo.


    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/fiasco_mat_pad_2.png
    Um esqueminha de como as coisas funcionam

    Estabelecer significa que o jogador irá focar o seu personagem e usar as cenas para cumprir suas necessidades ou objetivos. Essa cena pode ser uma descrição ou ter interpretação entre os jogadores. Pode ser um flashback do passado ou uma cena do presente. O jogador que estabeleceu decide quem estará presente na cena e sua estrutura, porém, são os outros jogadores que decidem como essa cena termina. Após a narração da cena, os jogadores pegam um de seus dados e te entregam, se for um dado branco ou claro a cena termina de forma positiva, porém se for preto a cena termina mal para o personagem.
    Se o jogador escolhe resolver, os outros jogadores irão criar uma cena que inclua o seu personagem. Alguma loucura pode começar a acontecer neste momento, até porque é daí que vem o nome Fiasco, pois no final sempre pode acabar mal, mas o lado bom disso, é que apesar da cena, você tem o poder de escolher o final utilizando um de seus dados brancos ou pretos.
    Parece fácil assim, já que temos o poder de resolver o final da cena. Mas nem sempre isso é vantagem. As escolhas são difíceis e muito divertidas, pois no final, o sistema acaba nos encurralando. Então a dica é: pegue o que aconteceu com você, aceite e se divirta com isso, afinal os dados vão acabando e os pretos eventualmente vão ter que ser escolhidos.
    Ao final do jogo, os dados vão se acabar. Cada jogador teve quatro cenas criadas ou encerradas e é bem possível que ele esteja preso em algum porão sendo torturado, ou dentro de algum porta malas amarrado, ou até em algum beco atrás do cassino levando uma surra por contar cartas no blackjack. Haha!
    O que percebemos quando termina a aventura é que não interessa se as coisas acabaram bem ou mal, com certeza foi uma aventura muito divertida. Sempre me lembro do filme Se Beber Não Case, em que você vê acontecendo loucuras em sequência. Fiasco proporciona uma aula de improvisação e interpretação, além de ampliar horizontes e fortalecer a criatividade, afinal é uma narrativa totalmente compartilhada.
    Fiasco não tem campanha. Tem início, meio e fim. E cada sessão é uma aventura diferente com cenário diferente, personagens diferentes e cenas diferentes. Extremamente divertido, muito engraçado e tira de nós o melhor ou pior. Vá fundo, entre no site da Retropunk Publicações, adquira logo o seu exemplar e vamos contar histórias.
    Curta nossa página no Facebook, nosso canal no Youtube e nosso Instagram, estamos sempre publicando novidades e queremos você sempre por aqui. Fazendo isso você sempre fica por dentro de tudo que está saindo e não perde nadinha!
    Um sucesso decisivo a todos e bom jogo!

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    Comentários:

  • Bin Ribeiro
    50 mensagens MD
    avatar
    Bin Ribeiro21/09/16 10:25
    Bin Ribeiro » 21/09/16 10:25

    Adquiri o jogo (livro) recentemente, mas ainda não joguei. A proposta é interessantíssima! Ainda um RPG voltado para a narrativa, Fiasco tem uma série de elementos capazes de atrair jogadores de boardgames dispostos a tentar algo "diferente". Vale a pena experimentar/conhecer! (Não vejo a hora de jogar uma partida!)

    2
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas21/09/16 10:37
    RFreitas » 21/09/16 10:37

    Cara, parece realmente interessante. E, de fato, pela simplicidade, acho que cabe muito bem numa mesa de boards.

    3
  • RMaia8
    2301 mensagens MD
    avatar
    RMaia821/09/16 10:47
    RMaia8 » 21/09/16 10:47

    Eu queria muito ouvir a opinião de alguém que já tenha jogado bastante, e que seja board gamer..... achei e "desachei" que dá uns ares com o (excelente) Once Upon a Time.... no storytelling e talz..... vou acompanhar esse assunto aqui.   ;)

    2
  • MinVic
    179 mensagens MD
    avatar
    MinVic21/09/16 11:22
    MinVic » 21/09/16 11:22

    Fiasco é FODA!!!! 

    Sugiro também o excelente jogo brasileiro "Violentina", focado em contar histórias no melhor estilo Tarantino, com direito a diálogos memoráveis e nonsense... 

    2
  • doizinho
    223 mensagens MD
    avatar
    doizinho21/09/16 11:26
    doizinho » 21/09/16 11:26

    Tenho o Fiasco há uns 3 anos, já joguei várias sessões e na minha opinião o sistema não é pra qualquer. Acho muito mais difícil interpretar no Fiasco do que em qualquer outro RPG que já joguei. Não existe história, não existe enredo, não existe um objetivo único e claro, não existe background dos personagens, existe muito pouco pra apoiar a tua interpretação, é tudo criado a partir do nada e no improviso. É muito difícil reagir de forma convincente à isso tudo. É claro que existe a criação dos relacionamentos como base para tudo, mas aquilo é muito raso. Enfim, eu não aconselharia o Fiasco para jogadores de boardgame, e nem para quem tá começando no RPG.

    Agora, se você tiver um grupo que joga RPG há algum tempo junto e que se conhece bem, aí a coisa pode ser realmente fascinante. Uma das experiências mais legais que já tive numa mesa de RPG foi numa sessão de Fiasco usando o cenário Camp Death, um cenário com regra especial que adiciona 4 dados especiais que obrigatoriamente geram 4 mortes nas cenas em que eles forem escolhidos. A história teve uma trama envolvente e com vários plot twists realmente surpreendentes. As atuações foram fantásticas, e o final foi épico, com todos os personagens tendo finais muito trágicos, ao melhor estilo Fiasco.

    Finalizando, Fiasco é um sistema muito original de narração compartilhada sem mestre, mas não é pra qualquer um e muito menos é indicado pra quem está começando no RPG ou tentando migrar do boardgame - para esses últimos eu recomendo o Sim, Mestre das Trevas.

    1
  • doizinho
    223 mensagens MD
    avatar
    doizinho21/09/16 11:33
    doizinho » 21/09/16 11:33

    RFreitas::Cara, parece realmente interessante. E, de fato, pela simplicidade, acho que cabe muito bem numa mesa de boards.

    Acho o Fiasco interessante e legal. Eu já joguei várias vezes e discordo completamente sobre ele caber muito bem numa mesa de board pela simplicidade. As regras são simples sim, mas o Fiasco é bem mais difícil de jogar do que parece.

    1
  • MinVic
    179 mensagens MD
    avatar
    MinVic21/09/16 11:40
    MinVic » 21/09/16 11:40

    Eu já acho que ele é bom justamente pra quem NÃO está acostumado ao RPG (justamente por ser tão disruptivo em relação ao modelo tradicional), mas pede também mais criatividade e maturidade por parte dos jogadores que a média dos jogos, sejam BGs ou RPGs... 

    1
  • doizinho
    223 mensagens MD
    avatar
    doizinho21/09/16 11:49
    doizinho » 21/09/16 11:49

    MinVic::Eu já acho que ele é bom justamente pra quem NÃO está acostumado ao RPG (justamente por ser tão disruptivo em relação ao modelo tradicional)... 

    Nesse ponto sim, eu concordo com você MinVic, você não precisa de preparação, de mestre, de dados especiais, basta apenas um punhado de d6, lápis, papel e o cenário. No entanto, como você disse, o jogo demanda muito mais dos jogadores. Com atuações medianas a partida perde tração, a história não desenvolve e a experiência final deixa muito a desejar. E isso eu digo por experiência própria, tive sessões em que as atuações medianas e não criativas não avançaram a história e o resultado final foi bem abaixo da expectativa. Foi uma sensação de fracasso, quase dá pra dizer que foram 3 horas perdidas.

    1
  • raonipires
    176 mensagens MD
    avatar
    raonipires21/09/16 17:16
    raonipires » 21/09/16 17:16

    Parece ser muito interessante.

    A versão em inglês está disponível na internet.
    Da pra sentir como o jogo funciona.

    A falta de um sistema e de informações, dependendo da mesa, pode gerar um clima chato.

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