mario::Sou meio um ponto fora da linha! Eu tinha o catan, mas começar o hobby mesmo, foi com guerra dos tronos board game! pesado pra caramba, mas não me assustei, pelo contrário, fez eu me apaixonar pelos jogos de tabuleiro!!! Acho que se de repente eu tivesse começado com um jogo leve, eu não teria me apaixonado pelo hobby! Mas sei lá, ticket to ride acho um ótimo começo!
Cara comigo foi parecido. O jogo que me fez entrar de vez no hobby foi Keyflower. Se eu tivesse ficado nessa de jogo para quem ta começando eu não daria a menor bola para jogos de tabuleiro. Tipo eu ia enjoar rápido eu ansiava por jogos mais desafiadores, mesmo curtindo muito um Carcassonne e um Takenoko hehehehe.
Tenho lá minhas dúvidas sobre a
eficiência dos gateways trazerem novos jogadores para o hobby. Toscamente falando me parece aquela idéia boba lá da época da escola de que maconha era a porta de entrada e que levaria você ao craque kkkkkkkk. Tipo´, até pode acontecer, mas passa muito do longe de ser regra.
Lógico que essa experiência varia conforme o grupo de pessoas, faixa etária e "n" fatores. Mas por aqui, em especial com os mais novos (sobrinhos, são sempre cobaias) BGs médios como um Village, TM ou Keyflower não assustam pelas regras (essa galerinha já ta mais do que acostumada com jogos virtuais complexos).