Por Luke Hector
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1443617/broken-meeple-space-no-one-can-see-you-point-finge
Nos primeiros dias de meu recente retorno aos jogos de tabuleiro, fui apresentado a Battlestar Galactica (BSG). Nunca tinha assistido um episódio na minha vida e foi bom para finalmente obter alguma compreensão sobre a série. Gostei do jogo, especialmente o aspecto de enganação dele e senti que o tema estava presente, mas senti que era um jogo muito longo, especialmente com muitos jogadores. A maioria dos jogos levava mais de 3 horas e já estava ficando ridículo especialmente se o seu personagem não conseguia fazer muito naquele turno. E não fui um Cylon nenhuma vez em vários jogos, não é justo!! Sinceramente amo ser o traidor nestes jogos, mas por algum motivo sempre acabo como um dos mocinhos. Quero ser o traidor! Eu quero! Eu quero, eu quero, eu quero, eu quero, eu quero!... ok, recuperarei minha compostura!
Então, me deparei com Shadows Over Camelot, que se tornou a minha escolha preferida dos dois por sua simplicidade e por ser mais curto, enquanto ainda tinha aquela mecânica legal do traidor. Então Dead of Winter: A Crossroads Game veio e fiquei um pouco decepcionado. Outros jogos têm usado essa mecânica de traidor quase como uma variante, muito parecida com a utilizada em Legendary Encounters: An Alien Deck Building Game, que apesar de ser meu segundo jogo preferido de todos os tempos, sinto que a variante sobre o traidor foi mal integrada.
A campanha publicitária de Dark Moon chamou minha atenção (anteriormente conhecido como BSG Express), e uma variante de traidor foi criada para simular o que BSG fez, mas condensando o tempo de jogo para que um monte de gente pudesse jogar. Isto é o que Dark Moon tentou simular, mas isso significa que ele deve ser comparado diretamente com BSG ou deve ser visto como um jogo próprio, ao invés de uma releitura mais leve de BSG?

Simplicidade
Em
Dark Moon todo mundo joga com um membro de uma colônia de mineração em Titan que foi atingida com seu vários problemas de funcionamento e dificuldades. Para piorar, uma infecção desconhecida que transforma as pessoas em paranoicas, fraudulentas e violentas ao ponto de destruir os outros por qualquer meio necessário, se espalhou na colônia. Aqueles que não estão infectados tem que sobreviver a uma série de eventos, mantendo a base em bom estado de conservação, e aqueles que estão infectados tem que destruir a base através de um dos três métodos principais - derrubar os escudos, atrapalhar os sistemas da base ou derrubar o sistema de apoio à vida. Várias tarefas terão de ser cumpridas em cada turno que contará com o trabalho em equipe, no entanto os não infectados devem descobrir em quem eles podem confiar e em quem não podem porque o Infectado pode estragar as coisas no pior momento possível. Os votos para enviar suspeitos para a quarentena requerem negociação eficaz entre todos os jogadores. Se os não infectados poderem sobreviver por quatro eventos, vão ganhar como um time, mas se qualquer uma das estações da base falhar além do reparo, o jogo está perdido para todos, menos para o Infectado.

Esteticamente o jogo é um sucesso. A caixa é um grande negócio trazendo montes de dados personalizados, mas eles são básicos e simplesmente tem números positivos e negativos. OK, é tecnicamente eficaz, mas quando as palavras dados personalizados são ditas, eu quero ver simbologia obscura ou trabalho realmente criativo.
King of Tokyo tem bons dados personalizados.
Seasons tem pedras personalizadas fantásticas, quero dizer, dados! Aqui não, é uma pena terem colocado "dados personalizados" tão grande na parte de trás da caixa para se gabar. O tabuleiro em si, embora não muito colorido, mantém o tema corajoso de uma estação espacial avariada e parece bom, obviamente, mantendo uma sensação retrô de estar na frente de um computador dos anos 80 em todas as cartas. Em geral, a qualidade dos componentes é boa, nada é de baixo padrão, mas estava esperando algo mais escuro (sem trocadilhos), depois de ver a tampa da caixa, o que me faz lembrar de Ripley em sua roupa espacial se escondendo do alien. A caixa realmente faz você esperar algo muito mais "horror" do que realmente é. Na verdade, eles poderiam remover o tema do espaço inteiramente e definir isso em uma instalação subterrânea na Terra ou em uma precipitação pós-nuclear, e provavelmente ainda realizar o jogo sem quaisquer outras alterações estéticas.
Dark Moon não é, felizmente, um jogo difícil de aprender - o livro de regras dá um guia de configuração completa para todas as situações, é fácil de ler, com letra grande e contém muitas etapas completas passo a passo, com exemplos de como funcionam o voto e as tarefas. No topo de tudo há ainda algumas dicas sobre a forma de jogar dos dois lados para os novos jogadores, que é bastante útil para ser lido aos jogadores antes do primeiro turno, para começar a dar-lhes uma melhor compreensão dos seus papéis. É certamente um dos livros de regras mais bem escrito que já vi e suas páginas ajudam ainda mais por serem bem definidas e não sobrecarregadas com toneladas de iconografia (yeah tomem nota disso, já que em
Roll for the Galaxy suas páginas são ridiculamente complicadas que fazem mais mal do que bem). Obviamente no primeiro jogo você volta para o livro para responder a perguntas, mas uma vez que um único jogo foi realizado, tudo fica fácil de lembrar. Não estou falando da simplicidade de Shadows over Camelot, mas não é muito mais complicado, tornando este um bom jogo para o gênero traidor.
No espaço, ninguém pode ouvi-lo
A principal mecânica de BSG para a interação do grupo são as cartas de crise. Um evento que precisa ser concluído onde os jogadores apresentam cartas para ajudar ou dificultar a tarefa em mãos, dependendo de sua lealdade e motivos. Para diminuir o tempo de inatividade,
Dark Moon substitui isso por uma jogada de dados onde os jogadores jogam secretamente por trás de suas telas e, em seguida, enviam os dados para a tarefa. Isto também se aplica para as ações, como reparar a base ou tentar completar os eventos. Os números positivos ajudam e números negativos dificultam, você será sempre obrigado a mostrar pelo menos um dado de cada vez, por qualquer motivo, quer você goste ou não.

Em termos de tempo, é um deleite. É muito mais fácil jogar dados e escolher entre eles. E você só pode ter um máximo de 5 dados, geralmente menos. Usar dados no entanto traz uma quantidade inerente de sorte e esta é uma faca de dois gumes. Ocasionalmente jogadas ruins vão estragar o seu dia especialmente a partir da perspectiva dos não infectados, sendo forçado a submeter um dado negativo, o que irá resultar em um monte de dedos apontando em sua direção. Mas no lado positivo, esta é uma maneira elegante de manter-se a incerteza entre os jogadores quanto a quem eles podem confiar. Um jogador pode falar o dia todo sobre como fez uma jogada ruim, mas como tudo é segredo, ninguém sabe se isso é uma mentira ou não. E, claro, qualquer Infectado pode usar isso, afinal, quem sabe o que eles estão fazendo, podendo usar uma mistura de bons e maus dados para manter a farsa.
Sinto que os dados são o disjuntor do negócio neste jogo para alguns. Para mim, admito que abstrai o tema do jogo ao usar um monte de dados para resolver tudo, mas para ser honesto não posso ver como você faria isso de outra maneira sem complicar o jogo. Não é incomum para mim "inventar" uma história sobre a forma como as tarefas estão se resolvendo em cada missão, mas requer um pouco de imaginação já que as tarefas não têm textos temáticos. Isso não ajudou tanto no sistema de votação, já que também exige o uso dos dados, mas a cor se torna mais relevante (vermelho, preto ou abster-se) em vez do número. No entanto, não ter uma das cores específicas significa que você não pode votar, mesmo sabendo que deveria. Este é provavelmente o pior acidente da abstração, pois isso requer um estiramento justo da imaginação para lidar com decisões. Com algumas boas habilidades de memória, bons resultados podem ser usados, isso se você sabe que vários jogadores não estão usando seus dados, então talvez possa argumentar e manipular as pessoas envolvidas na votação, mas mesmo assim fica um pouco estranho.

BSG foi muito mencionado até agora, uma coisa que afirmarei é que os dois jogos não devem ser comparados neste ponto. Joguei BSG, é um jogo que leva muitas horas e envolve jogadas de cartas, duas chances de ser o traidor, um tabuleiro, miniaturas, combate espacial e expansões para impulsionar ainda mais.
Dark Moon não tem essa lista, ele é um jogo próprio. Vejo muitos comentários comparando um ao outro, mas acho uma comparação injusta. Pode preferir um sobre o outro.
Nós não temos tempo para sentar e conversar!
A caixa afirma precisar de 60-75 minutos para um jogo típico e para ser honesto, acho que é bastante precisa. O jogo mais longo que joguei foi de pouco mais de 90 minutos com 5 jogadores, mas estávamos todos aprendendo as regras. Já jogamos até um pouco abaixo de 90 minutos com 6 jogadores. Depois disso, o cumprimento da meta de 75 minutos ficou perfeitamente viável e, obviamente, se houver a vitória do Infectado vai acabar muito mais cedo! Esta é uma ocorrência rara entre a maioria dos jogos de traidores assim como a maioria dos exemplos. A parte mais longa de uma partida é claramente fazer as tarefas, mas mesmo estas podem ser resolvidas rapidamente uma vez que todos conhecem as regras, deixando apenas as brincadeiras e negociação entre os jogadores para levar mais tempo, mas essas coisas são agradáveis de qualquer maneira, quando todos estão envolvidos na discussão. Pode-se argumentar que o tempo de inatividade é um pouco extenso quando acima de 5 jogadores, mas as tarefas se realizam como um grupo e só deixa o jogador a considerar uma ação por vez, por isso a espera não deve ser tão longa antes que chegue sua rodada. E, claro, como dito antes, todos devem estar envolvidos para apontar o dedo e criar discórdia.
É claro que, logo que mencionamos a palavra "negociação" a primeira frase que vem à mente é "depende do grupo". Certamente isso ainda se aplica aqui com os jogadores mais vocais obtendo vantagem (inclusive eu, gosto de mergulhar no tema em jogos de negociação, é por isso que amo
Sheriff of Nottingham). No entanto, também é um fator a qualidade do jogador que está no lado infectado. A sorte dos dados ajuda a mantê-los escondidos já que todos podem reivindicar uma jogada ruim, mas mesmo assim não é fácil para o Infectado permanecer oculto por muito tempo e nas mãos de um jogador novato, pode tornar-se bastante óbvio rapidamente quem você precisa colocar em quarentena. O saldo de ter que fazer isso num início precoce pode estragar o outro time e manter sua identidade segura é difícil de fazer em seu primeiro jogo. É, portanto, definitivamente mais fácil para um jogador veterano ganhar como os infectados e, portanto, a maioria dos meus jogos resultaram em vitórias dos não infectados. Ao jogar com quem já tenha jogado
Dark Moon ou outros jogos com traidores, no entanto, a dificuldade equilibra rapidamente, e é certamente possível estragar a outra equipe se o Infectado fizer no momento certo. O livro de regras explica algumas maneiras para aumentar ou diminuir a dificuldade dependendo da sua experiência, embora pessoalmente não senti a necessidade de utilizar essas mudanças.
Veredicto
Dark Moon foi projetado para extrair o sentimento de BSG e trazê-lo para um período de tempo mais curto. Gostaria realmente de ir tão longe e dizer que os dois jogos não devem ser comparados. Mesmo que
Dark Moon tenha sido anunciado como um BSG Express e empresta um dos mecanismos-chave de BSG, é um jogo próprio ao invés de simplesmente uma releitura. Usar dados abstrai o tema, em grande parte, mas isso não quer dizer que ele é completamente removido, o sentimento de tensão ainda está lá quando você não sabe quem são seus aliados, e os dados têm o efeito secundário de ajudar a manter a incerteza forte entre os jogadores.
Mecanicamente, o jogo funciona bem, não é complicado para aprender e as telas de jogador não só fazem um bom trabalho ao esconder seus dados, mas também agem como um auxílio ao jogador lembrando regras importantes. 75 minutos é uma escala de tempo precisa, dependendo do número de jogadores com os quais está jogando, isso com um mínimo de 5 jogadores, nesse caso vai querer dois jogadores infectados, pelo menos, para enfrentar. No entanto, é muito dependente de um grupo e os novos jogadores vão achar que é difícil desempenhar um jogador Infectado eficaz sem ser óbvio. O jogo parece um pouco enviesado em favor dos não infectados, mas isso pode ser facilmente ajustado.
Dark Moon vale a pena para quem gosta da mecânica de traidor. Não é um BSG leve e não devem ser comparados como tal. Ainda mais por isso não deve ser descartado imediatamente só porque não tem todos os elementos de BSG, esse jogo é ótimo, completamente diferente e único. Este acrescenta algo na seleção crescente de jogos de traidores que existem. Mais pesado que Shadows over Camelot, mas mais leve que BSG e Dead of Winter, paralelos à competição sob seus próprios méritos, oferece uma alternativa e uma maneira agradável de implementar a tensão de não saber quem está do seu lado. Não é o melhor do grupo, mas é um esforço digno.
Você vai gostar deste jogo se:
- Quer um jogo de traidor, mas quer ele num tempo muito mais curto.
- Não quiser muita complexidade - as telas são uma ajuda útil aos jogadores e as regras não são tão complicadas.
- Gosta de jogos que envolvem blefes e decepção - que é o verdadeiro cerne deste jogo, descobrir quem são os infectados bem rápido!
Você não vai gostar deste jogo, se:
- Está esperando por um clone BSG - este é um jogo diferente em seu próprio direito, não compare este com BSG.
- Não gostar da substituição da mecânica das cartas por dados - realmente não se pode contornar isso, por isso, aceite que a sorte pode ter um efeito.
Traduzido por mgstavale