Para ler este texto diretamente do blog, clique Aqui
Certa vez ouvi em algum lugar a seguinte frase: "Você consegue conhecer melhor uma pessoa em 15 minutos em um partida de jogo de tabuleiro do que em uma conversa de 3 horas." E eu acho que isso é verdade. Com frequência pessoas se conhecem aqui no Beco. E não são raras as vezes em que o primeiro contato é uma partida de jogo de tabuleiro ao invés de uma conversa. É uma situação curiosa e interessantíssima de se presenciar. Após um "oi tudo bem" tímido, as pessoas já sentam a mesa para jogar e, consequentemente, passam a se conhecer.
Em 15 minutos você já consegue identificar traços de personalidade baseados nas decisões e ações que cada um toma durante o jogo. Grande parte das vezes não precisa nem conversar para saber se a pessoa é mais individualista ou coletivista. Eu até arrisco a dizer que em poucos minutos já é possível conhecer o perfil de investidor do indivíduo, pois na maioria dos jogos podemos tomar decisões com mais ou menos risco. E como em um mercado de ações, o risco pode ser compensador mas também poder ser muito punitivo.
Uma partida de jogo de tabuleiro é uma experiência de muita interação entre os participantes. Em uma mesa de jogo rola conversa, discussão, tomada de decisão, cooperação, competição, intrigas, alianças, traições e muitos outros tipos de interação. Mas uma das principais formas de interação é o olho no olho. É aquele frio na barriga que vem quando ficamos ansiosamente esperando a ação ou decisão de nossos colegas de mesa. Nos sentimos assim porque os resultados das decisões tomadas por outros tem forte impacto no nosso jogo, seja de uma maneira boa ou ruim. E é exatamente isso que atrai mais e mais jogadores: a interação com as pessoas.
 |
Pessoal se divertindo com The Resistance. |
Jogos como Sheriff of Nottingham, Mafia de Cuba e The Resistance são bons jogos para você conhecer um pouco sobre as pessoas. Você consegue identificar se seus colegas de mesa são tímidos, se têm habilidades de negociação, se gostam ou não de arriscar, se tem boa capacidade de persuasão e convencimento, se são bons vendedores, ansiosos ou calmos. Essas são algumas características que normalmente conseguimos identificar durante o jogo, e o jogador que tem a capacidade de enxergar esses aspectos, tem uma grande vantagem de sucesso sobre os outros, pois já sabe como agir com cada tipo de perfil, garantido maiores chances de vitória.
Essas características são bem mais difíceis de serem identificadas em uma primeira conversa. É muito mais difícil esconder quem você é durante uma partida do que em uma conversa, pois as suas atitudes vão denunciar você. Pode ter certeza. Então, quer conhecer o perfil de alguém em 15 minutos? O que acha de uma partida de jogo de tabuleiro?