Por Sergi Nuñez
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1561496/first-impressions-english-verion
Exponho aqui minhas primeiras impressões de uma versão em Inglês recém-lançada deste incrível jogo: Soccer City: The Beautiful Game.
O jogo foi desenhado por Lisandro Membrini e Gonzalo Rodrigo, e surpreendentemente ilustrado por Jorge Consuegra. Publicado pela Elegé Editorial, pode ser jogado em 45 minutos, até quatro jogadores. Devo dizer que é realmente agradável, especialmente para dois jogadores.
Como pode esperar, é realmente um jogo de futebol. Sendo específico: podemos chamá-lo de simulador de futebol, já que é uma recriação muito detalhada deste esporte.
Nós representamos o técnico de um time de futebol e temos de controlar cada um dos nossos jogadores para alcançar a vitória. Para isso, temos de passar a bola, fazer algumas táticas, e, finalmente, tentar chutar corretamente.
Como pode ver, o projeto artístico é verdadeiramente impressionante. Foi inspirado nos velhos tempos, onde podemos sentir esse estilo vintage em qualquer carta que Consuegra criou.
A caixa do jogo tem os seguintes componentes:
- Um livro de regras extenso e bem explicado.
- Um grande tabuleiro, representando um campo, baseado em hexágonos.
- 11 meeples por equipe, com alguns adesivos para personalizá-los com as camisas e os números adequados. Um marcador de madeira representando a bola.
- Um dado personalizado para emular o árbitro.
- 2 protetores táticos, usados como tabuleiro de referência rápida.
- Marcador de pontuação.
- 168 cartas. Estas cartas são divididas em diferentes tipos: ofensiva, defensiva, bolas, chute a gol, defesas do goleiro e fatores externos.
Como pode ver, a caixa é muito funcional. Estamos habituados a ter jogos com inserts muito ruins onde os componentes não se encaixam bem, por isso essa adição agradável é bem vinda aqui.
SEU TURNO
O jogo começa como esperado: a equipe escolhida deve passar a partir do meio de campo. Depois disso, as rodadas são divididas em "turno ofensivo" e "turno defensivo", tendo em conta quem tem a posse da bola.
Turno Ofensivo
Se possuir a bola, e estiver jogando como um atacante pode fazer o seguinte:
- Passar ou avançar: com ações das cartas de bola podemos mover os nossos jogadores ou passar a bola para qualquer companheiro.
- Ação de ataque: podemos usar qualquer carta de ataque para executar um drible ou para usar o movimento tático escrito nela. Apenas umas das duas ações podem ser feitas.
- Chutar no gol: se tivermos alcançado a área de chute, podemos tentar marcar um gol. Esta carta vai competir com a carta de goleiro do defensor.
- Reposicionamento do time: após os passos acima, podemos avançar um hexágono com qualquer jogador da equipe que ainda não se moveu.
No outro lado, o jogador que não possui a bola na sua vez pode desempenhar um papel defensivo.
Turno Defensivo
- Ação defensiva: semelhante às ações das cartas de ataque, o defensor pode usar suas cartas defensivas para realizar um carrinho, tentar roubar a bola, ou fazer o movimento tático descrito na carta em uso.
- Reposicionamento da equipe: exatamente da mesma forma que o atacante.
Como pode ver, ambos os turnos são relativamente curtos e dinâmicos, especialmente o do defensor.
Esse dinamismo se encaixa perfeitamente em um jogo esportivo e faz sentir como se estivéssemos em um jogo, movendo a bola.
O jogo em si é fácil de aprender, mas podemos olhar para os nossos tabuleiros táticos para aprender os movimentos táticos ofensivos e defensivos. Depois de alguns jogos, vai notar que o jogo fica ainda mais rápido, sabendo os nomes das táticas.
O jogo tem qualquer situação realista que você possa pensar. Por exemplo, vamos ter algumas faltas, pênaltis, impedimentos, cartões vermelhos e amarelos! Cada regra existente no esporte real é bem transmitida através do tabuleiro, então a simulação é muito vívida, sem perder a velocidade que esse tipo de jogo merece.
Como ponto realmente positivo para observação, realmente amo o fato que o jogo incluiu algumas estatísticas diferentes para cada jogador, dependendo do seu posicionamento inicial. Como podem esperar, os defensores têm alguns bônus realizando roubadas assim como os atacantes tem bônus realizando dribles. Nós podemos mover os nossos jogadores com sabedoria para evitar defensores, disparando ou driblando, e provavelmente, para perder a bola logo em seguida.
Por outro lado, os fatores externos trazem uma boa mecânica também. Em algumas cartas de ataque ou de ação defensiva, podemos encontrar um símbolo EF. Esteja ciente de que, isso pode ser um grande problema. Este símbolo faz você comprar uma carta de fator externo. Estas cartas são uma mecânica genuína que faz você se sentir ainda mais perto de um campo real. Por exemplo, alguns fatores externos irão fornecer-lhe alguns benefícios (como os torcedores gritando mais e mais alto) ou algumas desvantagens (começou a chover e todos os passes médios serão executados como passes longos). Como pode ver, esta mecânica simples irá adicionar um pouco de aleatoriedade, mas mantém aumenta a simulação. Tudo pode acontecer no campo de jogo, não é?

Em resumo, pode esperar um jogo muito bom, especialmente para casais. Mesmo se não é um fã de futebol, como eu, pode desfrutar o jogo. Logo vai sentir que está sob pressão, tentando mover seus jogadores tão bem quanto puder para ter uma linha clara de tiro a gol antes de o defensor abordá-lo. É um jogo muito dinâmico que traz uma simulação realista do esporte. Além disso, os componentes e a concepção artística foram tratados de forma fantástica, então pode esperar um jogo durável com ilustrações de boa aparência que irão atrair até mesmo os menos torcedores de sua família.
Traduzido por mgstavale