Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Segundo descrição adaptada da Ludopédia, “Empires: Age of Discovery é uma reimplementação do clássico Age of Empires III, um dos primeiros jogos de tabuleiro de Alocação de Trabalhadores de todos os tempos. Ele ficou fora de catálogo por 7 anos, o que levou muitos fãs e críticos a pedirem uma nova reedição do jogo. Quando os direitos do jogo foram comprados pela Eagle Games, a despesa de renovação da licença do nome da Microsoft mostrou-se muito alto, por isso o jogo foi rebatizado de Empires: Age of Discovery (EAoD).
Empires: Age of Discovery foi projetado por Glenn Drover e permite revisitar a idade de exploração e descoberta. Ele permite que os jogadores assumam o papel de um poder colonial em busca de fama, glória e riquezas no Novo Mundo. Ao decorrer de três Eras, seu grupo poderá lançar expedições de descoberta, colonizar regiões, expandir a sua frota mercante, construir edifícios de capital que dão a sua nação vantagens especiais, desenvolver a sua economia, e, se necessário, declarar guerra!”
Lançado em 2015 via Kickstarter em uma versão Deluxe, EAoD é um jogo de baixa dependência de idioma, que atende de 2 a 6 jogadores e dura de 2hs a 3hs uma partida.
Mecânicas:
- Alocação de Trabalhadores;
- Controle de Área;
- Coleção de Componentes;
- Jogadores com diferentes habilidades.
Componentes:
Empires: Age of Discovery é um jogo belíssimo e faz jus à alcunha “Deluxe”. A Caixa do jogo é gigante, em todas as dimensões, com uma arte fantástica, de material de grande qualidade. Literalmente é de ficar babando quando vemos a caixa na nossa frente.
Além de vir em uma caixa absurdamente grande, ela é muito pesada e vem abarrotada de conteúdo até a boca. São vários tabuleiros, blocos, tiles, cartas e muitas miniaturas... Creio que a versão KS tenha 600 minis ou mais.
Na versão desta resenha, existem oito civilizações, cada qual com seu próprio tabuleiro de jogador. Estes tabuleiros são dupla face e possuem lados espelhados para jogadores destros e canhotos. Uma preocupação bacana, e definitivamente um mimo, mas creio que desnecessário para as partidas. O jogo é acompanhado por um tabuleiro de pontuação também.
Existem também três fichas de resumo do jogo com ordem do turno, descrição dos especialistas e pontuação parcial/final. São basicamente tabuleiros, de tão espessos. Um fato que achei bacana, foi que uma vez jogado o Empire: Age of Discovery, basta uma leitura no play aid para relembrar quase tudo do jogo e iniciar a partida. Isto agiliza demais...
O tabuleiro principal do jogo é espetacular, grandão... e haja mesa para ajeitar tudo. Além do excelente acabamento, o conjunto de cores foi bem escolhido, trazendo um resultado colorido e vibrante, porém sem destoar da proposta de época e maturidade do tema. Eu gostei bastante deste board.
Além disto, o jogo vem acompanhado de um insert funcional e adequado para acomodar todos os componentes... com louvor! Mantém o capricho usual da empresa Eagle Games, seguindo o padrão de jogos do tipo Francis Drake e The Galerist.
As moedas de metal são um show a parte... e merecem destaque. Trazem requinte e luxo ao jogo, além de aumentar bastante a imersão dele. São moedas significativamente pesadas, que transmitem uma sensação de componentes antigos e valiosos.
As miniaturas de barcos são muito bem feitas e sólidas, e seguem o mesmo padrão do Francis Drake. Já as miniaturas dos trabalhadores possuem um acabamento e um nível de detalhe honestos, mas ainda estão longe do padrão da Cool or Minot e dos diversos dungeons crawlers clássicos disponíveis no mercado atualmente. Cada civilização possui o mesmo conjunto de trabalhadores com colonos, missionários, mercadores, capitães, soldados e construtores, alterando apenas a cor delas. Mas na base mantém o padrão de qualidade do jogo original Age of Empires III.
Síntese do Jogo:
Age of Discovery é dividido em três eras e oito rodadas, onde os jogadores precisam acumular os melhores acordos comerciais, fundar mais colônias, evoluir sua capital de origem e colecionar riquezas, para computar o máximo de pontos de vitória possível e vencer a partida. Cada rodada é dividida em 5 fases, resumidas a seguir:
Fase 1 - Alocação de Trabalhadores: na parte direita do tabuleiro principal, existe uma fila vertical de “caixas de eventos", onde os jogadores poderão alocar seus trabalhadores para futura execução.
São oito eventos disponíveis para alocação, entre eles:
1) Iniciativa: permite que os jogadores disputem pelo ordem de alocação para o turno seguinte, além de conseguir um dinheiro para a rodada atual.
2) Colonização: permite que os jogadores levem seus trabalhadores para terras já descobertas do novo continente. Aqui cada mercador enviado gera $5 para seu jogador e os missionários levam um colono extra gratuito junto a si. Colonizar é importante para fechar rotas comerciais, que geram dinheiro no jogo. Além disto, durante a passagem de cada era, existem pontuações parciais pelas colônias fundadas. Rola um controle de área por maioria, que tem um bom peso na pontuação final.
Colônias no Novo Mundo.
Tiles para ajustar a caixa de evento de colonização, de acordo com o total de jogadores.
3) Recursos: caixa onde os trabalhadores coletam recursos, importantes para gerar renda ao longo do jogo e trazer pontos de vitória ao final da partida. Cada trabalhador alocado recebe um “trade good”, não existem custos aqui. Outros recursos podem ser obtidos no Novo Mundo. Em cada região, o primeiro jogador a fundar uma colônia, ou seja, que leva três trabalhadores seus para lá, recebe o "trade good" disponível.
Os próximos box de eventos são:
4) Mercado de Navios: aqui rola um leilão por navios mercantes a cada turno. Os navios são importantes durante o jogo, pois servem como coringas para formar os conjuntos de recursos que geram dinheiro. Não existe limite de trabalhadores neste box, e mercadores/capitães tem peso dois na contagem.
5) Construções da Capital: aqui é onde entra a parte de civilização e assimetria do jogo mais forte do jogo. Toda rodada ficam disponíveis 5 evoluções para compra, que trazem habilidade permanentes ou instantâneas aos jogadores e suas capitais. As evoluções são diferentes de acordo com as eras, sendo bem focadas em PV na última.
Os próximos box de eventos são:
6) Descoberta: box onde os trabalhadores são alocados para participarem de futuras expedições ao novo mundo. Regiões somente poderão ser colonizadas se antes foram descobertas por alguém. Existem tokens de descobertas ocultos em cada região não explorada, e cada vez que um expedição tenta a sorte lá, ela precisa confrontar suas forças com a força dos nativos da região. Não é incomum descobertas falharem. Isto inclusive traz uma aleatoriedade ao jogo que pode incomodar alguns eurogamers mais puristas. Descobertas trazem boa pontuação de vitória e dinheiro quando soldados são envolvidos.
7) Especialização: onde os trabalhadores são treinados para se tornarem especialistas disponíveis no turno seguinte, gerando colonos, missionários, mercadores, capitães, soldados ou construtores. Nunca subestime estas habilidades especiais deles, pois são decisivas no jogo.
8) Guerrear: onde os jogadores podem ativar seus soldados espalhados pelas colônias do novo mundo para batalhar contra um outro jogador ou declarar guerra em todas as regiões descobertas. Serve literalmente para eliminar alguns trabalhadores adversários e desmantelar colônias as vésperas da etapa de pontuação.
Fase 2 – Execução das Ações: onde todos as ações alocadas na fase anterior são resolvidas de cima para baixo, respeitando a regra de ordenação de cada box.
Fase 3 – Dividendos: onde os jogadores recebem os pagamentos pelas suas rotas comerciais de recursos. Cada conjunto com três recursos quaisquer valem $1, três recursos iguais valem $3 e quatro recursos iguais valem $6, nesta fase. Os navios mercantes podem ser usados como coringas aqui, a critério dos jogadores. Avaliar como formar os conjuntos mais eficientes é parte da estratégia de cada um.
Fase 4 – Ativação das habilidades da capital: momento quando as habilidades permanentes adquiridas podem ser ativadas, para gerar dinheiro, pontos de vitória ou especialistas, na maior parte das vezes.
Fase 5 – Reabastecimento e limpeza do tabuleiro: quando todos recursos são reabastecidos e as habilidades são completadas, novos colonos são obtidos, a ordem dos players ajustada e o marcador de rodadas caminha. É nesta fase que as pontuações parciais serão aplicadas, em virtude das mudanças de era.
Avaliação:
Empire: Ages of Discovery é um jogo fenomenal sobre a descoberta e colonização nas Américas. A apresentação do jogo é impecável e o material de altíssima qualidade... da caixa às moedas. Um clássico euro de alocação de trabalhadores, controle de área, coleção de componentes... um jogo muito bem bolado e balanceado.
O tema do Ages of Discovery é super bem amarrado, com as ações bastante temáticas e intuitivas. Você realmente tem a sensação bacana de estar explorando novas terras e construindo seu império comercial.
Sem economizar nos elogios, o jogo em si é épico, bastante amigável e cabe um grande número de pessoas. A versão de luxo lançada pelo Kickstarter é uma obra de arte. É a edição de luxo do Age of Empires III com todas as expansões e variantes já criadas para este jogo, contando inclusive com a variante mundo que tem um outro mapa próprio, no verso do tabuleiro principal.
Particularmente, ainda não tive a oportunidade de jogar uma partida com a mesa cheia, com os seis jogadores em campo. Mas pelos comentários e reviews, tenho a impressão de que quanto mais completa a mesa, mais ele irá brilhar, mesmo que para isto seja necessário encarar por volta de 3 horas de partida.
Em pouco tempo ele se tornou um dos meus favoritos e é sempre lembrado e cogitado para vir a mesa no meu grupo de jogadores. O jogo é excelente! Muito recomendado, e este não sairá da minha coleção por nada!
EDIT: Por uma questão de curiosidade, adicionarei algumas fotos do Age of Empires III: The Age of Discovery, aqui ao final desta resenha, para que seja possível avaliar as diferenças de arte e design para o Empires: Age of Discovery. Eu não tive a oportunidade de jogar o original, mas por tudo que li, creio que não haja mudanças significativas nas regras. Parece que a proposta desta reimplementação é reunir em uma caixa de luxo o jogo, variantes e expansões, além de atualizar a arte e alguns componentes como moedas, tiles e tabuleiros.
Caixa da versão espanhola. Fonte: BBG
Partida em andamento do grupo Grupo "Carpeta SM", de Santa Maria - RS, autoria de CassioLemos. Fonte: Ludopedia.
Imagem do tabuleiro original do Age of Empires III. Fonte: BBG