Olá, pra mim essa é uma grande verdade. Essa de jogar com estratégias diferentes faz a gente aprender muito sobre a dinâmica do jogo, sem falar que muitas das partidas disputadas sozinhas às vezes é melhor do que aquelas em grupos, depende muito do jogo!
Outra coisa que acho legal é desafiar suas próprias estratégias, quando um dos seus "jogadores" começam a ganhar, a possibilidade de criar contra-estratégias é bem legal, pode parecer um pouco coisa de maluco. Mas eu acho bem legal.
Essas jogatinas forever alone permitem conhecer melhor, e ir bem fundo, naquele jogo que o pessoal tem deixado de lado. As vezes aqui o jogo fica na mesa por dias, como se fosse um xadrez, se pode com o xadrez porque não com um eclipse, twilight struggle, twilight imperium, caylus...rsrs
Claro nunca substituirá a sessão com outros jogadores, mas é uma forma diferente de aproveitar o hobby. Existe até um blog que cria regras especiais para jogos solo, infelizmente, não lembro do nome agora. Mas sinceramente, não precisa de regras especiais, e escolher uma estratégia pra cada cor e mandar ver, deixar o jogo correr...e montar as contra-estratégias. Por você controlar tudo, começa a entender as nuances e variedades possíveis do jogo, começa a perceber que determinada estratégia tem um timing certo para começar a funcionar, já que a maioria dos jogos são criados sob um algoritmo que segue o ritmo de jogo em diferentes fases, é uma ótima experiência.
Ótimo tópico!!!
Abraços