Ótima resenha, parabéns. Power Grid é um jogo econômico maravilhoso e que pode ter uma profundidade estratégica tão grande quanto a meticulosidade dos jogadores em fazer contas e ajustar o mercado através da compra e estocagem das matérias primas nas usinas. O jogo em si traz soluções mecânicas muito interessantes como a mudança na ordem de jogo nas fases de compra de recursos e construção e o leilão em si é fantástico. Contudo, não considero um jogo perfeito por 3 razões:
1) O mapa poderia ser melhor. Ponto. Não há como discutir isso, acredito que até os mais mimizentos devem concordar que o mapa poderia ter uma indicação melhor sobre o custo de construção nas cidades e o valor das conexões entre elas. O mapa é feio, com design ruim.
2) O dinheiro do jogo é horrível. Fica todo amassado com o tempo. E afasta os jogadores que não conhecem o jogo por causa da "síndrome do dinheirinho de papel do Banco Imobiliário", rsrs.
3) Falando do jogo em si, se um dos jogadores dispara na frente e ganha bem mais dinheiro que os outros, vai construir mais, vai pegar usinas melhores, iluminar mais e ganhar mais dinheiro. Pará-lo é difícil pra quem está começando no jogo e não força tanto nos leilões, não estoca matérias-primas nas usinas pra deixar o preço mais caro para o adversário e não tenta obstruir sua rota. Isso acontece muito quando há muitos novatos na mesa e acaba fazendo um "Kingmaking" no jogo. Nada que mais umas partidas não resolvam (pois as pessoas pegam a manha com o tempo), mas, noto um ligeiro desequilíbrio nesse sentido.
Abraço e que venham mais resenhas bacanas como essa. Ligado no canal.