Creio que existema "fases" na vida de um gamer. Em cada fase você está no clima de algo diferente.
No meu primeiro ano nessa "brincadeira", procurava por tema e nada mais.
No segundo ano, comecei a vender os jogos com "temas bonitinhos", mas jogabilidade tosca, e comecei a caçar jogos com jogabilidade mais elegante.
Lá pro quarto ano, finalmente encontrei meu estilo favorito, jogos 4X, e comecei a comprar quase que apenas jogos nesse estilo.
Do sexto ano pra cá (estou há oito anos nessa brincadeira), percebi que minha coleção estava meio repetitiva: Haviam muitos jogos com "feeling" semelhantes, e nem estou falando apenas dos 4x, pois eu sempre mantive jogos das minhas fases anteriores, e mesmo nessas isso ocorria. Comecei a filtrar e variar a coleção. Sairam jogos com feeling iguais, e entraram jogos que eu não tinha nada parecido com eles.
E hoje, com uma coleção bastante ampla e variada, o principal fator para comprar jogos novos se tornou originalidade, no sentido de jogos que me ofereçam uma sensação que nenhum outro da minha coleção ainda oferece (o que tem sido cada vez mais raro achar), ou, no máximo, substituição: se acho um que oferece um feeling que outro jogo da coleção já ofereça, só que me pareça um jogo melhor, eu vendo o anterior, e fico com o novo.
Apenas pra exemplificar, eu respeito, mas acho muito estranho que alguém tenha mais de um jogo de Deck Building na coleção, pois pra mim, é a mecânica mais repetitva. Nenhum jogo que eu tenha jogado de DB tem algum diferencial realmente interessante para valer a pena ter 2 DBs na minha coleção.