Gordon e eu estamos sempre tentando empurrar os limites dos componentes que podem ser incluídos em um jogo (por vezes de forma não intencional... alguém aí pensou em Spellbound?), mas ainda conseguindo manter o custo mais baixo do que a maioria das "edições de colecionador".
No entanto, nos últimos anos, cresceu uma ideia que precisávamos fazer. Falamos sobre um jogo de gnomo por um bom tempo, mas só faríamos se conseguíssemos incluir uma montanha para fazer parte do mundo do jogo. Como sou eu que lido com as realidades de produção, sempre tentei mudar de assunto. (Gordon sempre me compara com Scotty de Star Trek, constantemente gritando "Os motores não aguentarão, capitão!" e desligo o telefone em sua cara.)
No ano de 2015 houve um desses momentos, assim como Robert de Niro em Heat: duas estradas estavam a nossa frente; uma era confortável e fácil e de forma alguma uma má escolha, mas a outra só podia arranhar a nossa coceira dos gnomos. Nós falamos um palavrão e escolhemos a estrada mais difícil.
Fazendo uma montanha de Gnomos
A nossa preparação para o próximo jogo em cada ano começa logo após a Essen anterior. Você pode não perceber mas é preciso encomendar as peças da China em abril (para dar tempo em lançar na Essen), e a escultura e pintura precisam estar acordadas. Nós também temos que ter certeza de que tudo o que está pensado, fisicamente pode ser colocado em uma caixa do jogo.
Portanto, a nossa primeira parada foi a China:
1) Até onde eles poderiam chegar?
2) Poderia uma montanha ser adequadamente embalada?
3) Quanto é o custo?
Respostas:
1) Acredite ou não, essa foi a parte mais fácil. Sim, eles poderiam fazer uma montanha para nossas especificações e muito rapidamente produziram alguns mock-ups do que se tornaria a Montanha dos Gnomos.
2) Era óbvio que uma enorme colina (cerca de 25 centímetros de altura e a mesma largura) teria de ser adequadamente protegida dentro da caixa do jogo. Polyresin é muito resistente, mas os nossos jogos devem viajar em volta do mundo. Várias sugestões foram e voltaram, equilibrando a proteção contra o tamanho da caixa. Finalmente, chegamos ao acordo sobre uma embalagem de espuma de três seções que manteria todas as miniaturas e a colina em uma caixa.
A Montanha dos Gnomos com a face para baixo em sua cama aconchegante
Isso se encaixa por cima da Montanha dos Gnomos; as miniaturas finais são pintadas, é claro!
Em seguida, uma tampa se encaixa no topo
3) Desculpe por outra referência de filme, mas este golpeia uma corda. Em White Christmas, Danny Kaye pede para Bing Crosby o quanto isso custará para mobilizar toda a sua produção Broadway durante o Natal e colocá-la em um show no meio do nada. Bing Crosby responde: "Em algum lugar entre o" ouch "e" boooooiiingggggg!".
Acontece que a montanha também ia custar entre "ouch" e "boooooiiingggggg"! Outras empresas estariam gastando o mesmo em todo o seu jogo enquanto estávamos pensando em 1 componente, mas hey - nós somos a Fragor Games!
Alemães e suas inadequadas máquinas retráteis
Temos um ótimo relacionamento com a Ludo Fact, que fizeram todos nossos jogos desde 2006. (Até 2005 fazíamos os jogos de forma artesanal, mas para que Gordon mantivesse os dez dedos, tivemos que terceirizar.) Enviamos para a Ludo Fact um e-mail rápido sobre tamanhos de caixa irregulares e obtivemos a resposta incrédula usual de "Tem certeza que suas dimensões estão corretas?".
Depois de assegurar-lhes que as dimensões eram sérias, eles confirmaram que poderiam fazer uma caixa deste tamanho, ainda teríamos que (como sempre) pagar para ter uma ferramenta personalizada de corte. Para citar sua resposta, "Seu nível de bobagem ainda é insuperável." Houve mais um pequeno problema: não caberia em sua máquina de fechar embalagens. Amamos isto! Quando finalmente paramos de rir, pedimos para opções sobre como poderíamos manter as caixas individuais fechadas. A melhor solução seria a de embalar individualmente cada jogo. Para explicar isso melhor, pensa quando sua loja de jogos local recebe um lote de jogos. Eles abrem uma caixa de papelão e quantos jogos estão dentro? Seis? Às vezes, quatro? Para A Game of Gnomes será um jogo. Um.
Então... Quão grande de fato nós estamos falando aqui?
Assim, com tudo no lugar, fomos com tudo para a produção! Nós demos o sinal verde e ansiosamente esperamos o dia em que poderia anunciar tudo isso com os jogadores para vermos suas reações.
Até agora você está pensando que ela deve ser a maior caixa que você já viu em sua vida, mas isso não é realmente o caso. Você vê o comprimento e a largura do jogo são tamanhos razoavelmente padrão; é apenas a altura que é um pouco... bem, Fragor Games. Tenha em mente que a caixa contém o seguinte:
• Montanha dos Gnomos
• 4 figuras do jogador Gnomo
• 1 Gnomo cavalgando um Sapo
• 2 Portas
• 4 Cogumelos Montane
• Mais de 74 pedras preciosas
• 30 cogumelos de madeira
• 5 marcadores de madeira
• 102 cartas
• 19 tiles de papelão
• Seleção de fichas de papelão
• Um tabuleiro de jogo 50 cm x 50cm
Assim, sem mais delongas posso anunciar que o tamanho da caixa para A Game of Gnomes é:
30cm x 35cm x 16cm
Veja! Duas das dimensões são bastante razoáveis, a que realmente preocupa é a altura!
Nós nos preocupamos muito com os jogadores. Tivemos mais de 650 encomendas nos primeiros dez dias de pré-venda e ainda sem postar as regras finais!
caramba, da pra usar a montanha como enfeite na casa, ja que eles deixam o furo oblongo na parte de traz. Com certeza eu ia fazer isso!
Adoro inovação.
Se alguém sugerisse isso aqui no Brasil teriam lhe atirado um milhão de pedras por N motivos. Mas taí uma prova que é possível fugir da mesmice e inovar. Meu porém fica por conta do quanto pesa tudo isso aí. Pensando em um jogo que vai ficar exposto em um loja física até dá, mas se for negociá-lo e entregar por correio, meio perigoso e bem... bastante pesado.
Professor, concordo com você. Só acho que há de se ponderar que a empresa deste jogo tem mais de 10 anos trabalhando em um mercado já consolidado da alemanha. Acredito que ainda é um pouco surreal fazer algo do tipo aqui no Brasil sim.