Produtora: Bombyx (Galápagos Jogos no Brasil)
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 45 Minutos
Ranking da Ludopedia: 199
Ranking na Boardgames Geek: 300
Minha Nota para o Jogo: 8.6
Olá galera, semana passada não deu tempo de postar a resenha da semana, mas essa semana eu volto com mais uma resenha para vocês e dessa vez com o jogo Abyss e sua expansão. Abyss é um jogo para 2 a 4 jogadores com um tempo médio de 45 minutos por partida, foi lançado no ano de 2014 e esse ano aqui no Brasil pela Galápagos Jogos.
Temática
O jogo não deixa a sua temática muito clara em seu manual, mas eu acredito que seja um jogo por busca de poder para se tornar o novo rei. Os jogadores recrutam aliados e com esses aliados eles vão poder recrutar lordes das guildas que podem lhe ajudar na busca desse poder, os lordes e aliados lhe dão pontos de influência que são necessários para a sua vitória no final do jogo.
Mecânicas
As principais mecânicas do jogo são a administração de cartas e a coleção de componentes.
A administração de cartas é a mecânica mais presente e mais importante no jogo, você deve administrar os aliados que você compra e que vai deixar livre para o conselho. As cartas de aliados na sua mão vão possibilitar o recrutamentos dos lordes nas cortes e as cartas de aliados que estiverem no conselho podem ser pegas por você ou por seus inimigos em turnos futuros, saber quais tipos e valores das cartas disponíveis no conselho é sempre muito importante para não deixar passar uma boa oferta de ajuda que está disponível dentro do conselho.
A coleção de componentes segue de duas formas, você deve juntar aliados de vários tipos diferentes para conseguir recrutar os lordes e dependendo de alguns locais que você possua você vai poder fazer um determinado tipo de coleção dependendo do bônus que o local vai lhe oferecer.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, cada jogador deve juntar a maior quantidade de pontos de influência possível, o jogador que conseguir juntar a maior quantidade de pontos será o ganhador no final da partida. Esses pontos podem vir de várias formas para o jogador, com cartas de lordes, cartas de aliados, locais e batalha.
Sequência do Turno
O turno do jogador é muito simples, há três ações possíveis que o mesmo pode fazer durante o seu turno, ele deve escolher qual dessas ações ele quer fazer e após concluir a sua ação ele passa para o próximo jogador. O turno é bem rápido e simples e as ações possíveis também são bem fáceis de aprender. Abaixo estão listadas as ações possíveis para os jogadores.¨
1ª - Conspirar na Corte: o jogador pode pagar uma pérola para colocar uma carta do topo do baralho de lorde na corte.
2ª - Realizar uma Ação: o jogador da vez pode escolher uma das ações abaixo e realizá-la.
2.1 - Explorar Profundezas: o jogador deve comprar carta do baralho de exploração, sempre que ele compra uma carta de aliado ele deve perguntar antes para todos os jogadores se algum deles quer compra aquela carta, cada jogador pode comprar apenas uma carta por turno no valor de 1 pérola para a primeira carta comprada, 2 pérolas para a segunda carta e 3 para a terceira. Caso nenhum jogador queira comprar a carta revelada você pode pegá-la ou continuar explorando o baralho, se decidir ficar com a carta a sua ação acaba e você passa o seu turno, caso deseje continuar comprando você revela mais uma carta do topo do baralho de exploração e novamente pergunta para todos os jogadores se algum deles quer lhe comprar a carta, esse processo continua até que você compre uma carta ou até você revelar cinco cartas de exploração, quando a quinta carta de exploração é revelada você é obrigado a ficar com ela e ganha 1 pérola, todas as outras cartas de exploração reveladas serão colocadas no conselho.
2.2 - Solicitar ajuda no conselho: o jogador pode pegar um monte de cartas que está disponível no conselho, as cartas que estão no conselho estão sempre com a face voltadas para baixo.
2.3 - Recrutar um lorde: o jogador pode recrutar um lorde que esteja disponível na corte, o jogador deve pegar uma quantidade de valor e aliados solicitados pelo lorde que ele deseja recrutar (explicação de lorde mais abaixo.)
3ª - Controlar uma localidade: caso o jogador possua três chaves nessa fase, ele deve pegar uma localidade para controlar, o jogador pode escolher uma localidade já aberta ou pegar de 1 a 4 localidades na pilha e escolher uma para controlar, as outras localidades que ele não escolheu ficam abertas para o caso dos próximos jogadores quererem compra-las no futuro.
A sequência de turnos é bem simples e rápida, após algumas rodadas os jogadores já pegam o jeito de como jogar, e como as ações são bem rápidas os jogadores vão ficar pouco tempo parados sem jogar.
Cartas de Exploração
As cartas de exploração são cartas de aliados que os jogadores terão que juntar durante a partida para recrutar os lordes que ele desejar. Existem 5 tipos de cartas de aliados e 1 tipo de carta de batalha, as cartas de aliados são divididas entre água viva (roxa), caranguejo (vermelha), cavalo marinho (amarela), marisco (verde) e lula (azul), todas as cartas de aliados tem um valor de 1 a 5, esses valores são diretamente importantes na hora de adquirir um novo lorde, quanto maior o valor de um aliado seu mais fácil será de recrutar um lorde.
Cartas de aliados.
As cartas de batalha são de um único tipo, e sempre que um jogador revela uma carta de batalha ele deve escolher se quer enfrentar a criatura ou se quer continuar explorando, se quiser continuar explorando ele deve descer o marcador de recompensa de combate em um nível, caso deseje enfrentar a criatura a vitória é automática, e ele ganha a recompensa indicada no nível atual do marcador de batalha.
Cata de criatura.
Além disso, as cartas de aliados quando são usadas para recrutar um lorde podem se tornar filiados a sua causa, sempre que você recrutar um lorde com aliados você pode filiar o aliado de menor valor a sua causa, esse aliado pode lhe fornecer pontos extras no final da partida.
Cartas de Lordes
Existem 6 tipos de guildas de lordes no jogo, são elas, os militares (vermelha), fazendeiros (amarelos), políticos (azul), magos (roxo), comerciantes (verde) e embaixadores (sem cor especifica). Cada um desses tipos de lordes possuem habilidade e pontuações diferentes, alguns podendo fornecer chaves para conseguir locais e outros não.
Cartas de Lordes.
Cada um dos tipos de guilda tem uma especialidade. Os militares têm habilidades úteis contra os seus oponentes; os fazendeiros não possuem habilidades, mas fornecem grandes quantidades de pontos para o jogador; os políticos são bem eficientes para controlar outros lordes; os magos são muito bons para controlar melhor as raças de aliados; os comerciantes são muito bons para lhe fornecer grandes quantidades de pérolas; e os embaixadores lhe fornecem automaticamente uma localidade.
Abaixo está uma explicação de como funciona uma carta de lorde.
Descrição retirada do manual da Galápagos Jogos.
Locais
O jogo vem com vários locais diferentes que os jogadores poderão conseguir durante uma partida, esses locais são adquiridos pelos jogadores sempre que eles tiverem 3 chaves em sua posse, essas chaves podem ser conseguidas a partir de cartas de lordes ou em combates.
Sempre que um jogador tiver três chaves disponíveis ele vai poder escolher um dos locais disponíveis ou comprar um do topo da pilha de locais, se essas chaves estiverem em algum lorde ele deverá colocar o lorde embaixo da tile de local, o lorde passa a não estar mais ativo no jogo e nenhum efeito pode ter ele como alvo, e, além disso, as suas habilidades são perdidas.
Cada local serve para fornecer pontos extras ao jogador no final da partida, o jogo vem com uma variedade muito grande de locais, podendo oferecer ao jogador muitas estratégias possíveis visando locais.
Tiles de locais.
Pérolas
As pérolas no jogo servem como moeda local, você pode usá-las para comprar cartas de aliados reveladas pelos seus oponentes ou para comprar lordes.
Perolas.
Fichas de Monstros
Sempre que um jogador decide enfrentar uma batalha contra um monstro ele tem uma tabela com as possíveis recompensas que ele vai poder receber. Essa tabela mostra a recompensa que o jogador vai poder ganhar ao vencer um combate, o que varia desde fichas de monstros, que podem lhe dar pontos extras, a pérolas, ou a chaves, ou a um combinado de todas essas anteriores.
Fichas de Monstros.
Abyss expansão Kraken
A expansão do Abyss já lançada aqui no Brasil pela galápagos jogos trouxe para o jogo algumas mecânicas novas, além de novas cartas de lordes, exploração, novas tiles de locais e a nova mecânica de nebulis (pérolas negras).
Novos Aliados
Os novos aliados disponíveis nessa expansão são os kraken, eles não tem uma cor específica, mas podem ser usados como qualquer cor quando for comprar um lorde, além disso, sempre que você usa uma carta de kraken para recrutar um lorde essa carta vai lhe fornecer uma quantidade de nebulis indicado na parte superior da carta, as nebulis são um tipo de pérola de contrabando que podem ser negociadas no decorrer do jogo, mas que podem fazer você perder pontos no final da partida, caso você ainda tenha alguma delas.
Nebulis
As nebulis são pérolas negras, uma espécie de dinheiro sujo ou contrabando. Elas podem ser negociadas durante o decorrer de uma partida, sendo usadas no lugar de pérola comuns, mas apenas quando o jogador não tiver mais pérolas disponíveis, e apenas uma por vez.
Cada nebulis no final da partida vai dar ao jogador que a controla -1 ponto de influência, além disso, cada jogador que fica com uma carta de kraken na mão no final da partida ganha 1 nebulis adicional. O jogador com a maior quantidade de nebulis no final da partida ainda recebe um adicional de -5 pontos de influência por ser o maior contrabandista do jogo.
Novos Lordes
Essa expansão além de oferecer mais cartas de lordes das guildas já existentes, traz uma nova guilda de lordes para a corte, a guilda dos contrabandistas, esses lordes são ligados diretamente ao comércio com nebulis, suas habilidades podem lhe ajudar a controlar melhor as nebulis que passam por suas mãos, fazendo com que seja mais fácil para você se livrar o mais rápido possível delas.
Novo tipo de Local
Um novo tipo de local é adicionado ao jogo, são os locais sagrados, esses locais não tem uma quantidade de pontos pré-determinada para quando o jogador os adquire. O jogador deve comprar cartas do topo do baralho de tesouros, essas cartas de tesouros lhe dão bônus e alguns benefícios ao jogador. Uma carta de local deve sempre ser comprada quando um jogador adquire um local sagrado, nesse momento ele deve optar por continuar a compra das cartas de tesouros ou parar de comprar, se ele comprar uma nova carta e a mesma for diferente de alguma das cartas já compradas, ele vai ganhar os bônus e poderá continuar a comprar cartas, caso ele compre uma carta que já possuía anteriormente ele ganha o bônus da carta, mas deve descartar essa carta e a carta de mesmo tipo que já tinha comprado anteriormente e encerrar a sua compra de cartas, ele pode optar por parar de comprar cartas a qualquer momento e ficar com todas as cartas conquistadas e bônus adquiridos.
Componentes da expansão Kraken.
Componentes
O jogo não tem muitos componentes, ele é basicamente composto por cartas, um tabuleiro mediano, os marcadores de criaturas e locais e as pérolas, mas cada um desses componentes são muito bem feitos, cada um deles são muito bem acabados e bonitos, as conchinhas que os jogadores recebem para colocar as pérolas é um pequeno detalhe no jogo que engrandece ainda mais a sua beleza, não vejo nenhuma falha ou algum componente que seja de algum modo ruim ou de um nível baixo. A caixa do jogo ainda vem com um insert que dá para encaixar direitinho todos os seus componentes e ainda dá para guardar as cartas com sleeves, o que é muito bom.
Quanto a arte do jogo... ahh essa arte, acho que não tem nem o que falar, são todas muito lindas, desde as cartas de aliados às cartas de lordes, que são incrivelmente bem feitas e com um nível de detalhes e cores que vi em poucos jogos. A caixa do jogo é uma obra de arte a parte, com a ilustração pegando toda a parte da frente sem nenhum logo ou texto sobre a imagem, o que faz dela para mim uma das caixas de jogos mais bonitas que já vi, além disso, temos mais belas imagens para as tiles de locais, onde cada uma delas tem belas ilustrações.
Componentes do jogo.
Considerações Sobre o Jogo
Abyss é um ótimo jogo em todos os sentidos, fácil de aprender, com partidas rápidas, pouco tempo de espera entre os jogadores e com componentes muito chamativos, ele acabou se tornando um dos jogos mais queridos do meu grupo. O jogo é repleto de estratégias possíveis para os jogadores, onde cada partida vai disponibilizar uma nova estratégia para a sua vitória, sem falar que o jogo possui um baixo (ou nenhum) fator de sorte, o que o deixa ainda mais estratégico.
É um ótimo jogo, que pode ser ensinado até para jogadores inexperientes, que após uma ou duas partidas já vão estar bem por dentro das mecânicas do jogo.
Quanto a expansão kraken, a mesma é um ótimo adicional para o jogo, mas não é essencial para o jogo, as novas localidades e a adição dos novos lordes dão uma variável muito boa para o jogo, além da adição das nebulis que deixa o mercado de pérolas ainda mais intensivo, fazendo com que as nebulis circulem muito rapidamente entre os jogadores na mesa de jogo e dando uma dinâmica adicional ao jogo base.
Partida pronta para uma partida.
Bem e isso galera, espero que tenham gostado do material, e logo eu volto com mais conteúdo para vocês no canal ou na minha pagina no facebook, ate a próxima!!