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  3. Nippon
  4. Análise: Nippon

Análise: Nippon

Nippon
  • avatar
    Ricardo Gama08/04/16 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    08/04/16 05:50
    4575 mensagens MD

    Por Paulo Renato
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1440991/my-impressions-nippon

    https://ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/35694_m.jpg


    Olá a todos,

    Sábado passado tive sorte o suficiente para jogar Nippon e decidi compartilhar minhas impressões dele com você...

    Também quero dizer mais uma vez, isso não é uma crítica, são minhas impressões sobre o jogo... Não tenho nenhum problema em discutir e avaliar um jogo depois de jogá-lo uma vez, faço isso com cada jogo, mas sei que essas impressões podem mudar quanto mais eu jogo, então apenas revejo minha classificação do jogo em questão.

    Com tudo isso fora do caminho, começarei meus pensamentos.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/038/t3qvba.jpg


    Em Nippon, você possui um Zaibatsu, um termo japonês que se refere a conglomerados industriais e financeiros no Império do Japão, cuja influência e tamanho permitem o controle sobre partes significativas da economia japonesa desde o período Meiji até o final da Segunda Guerra Mundial.

    Por definição, os "zaibatsus" eram grandes monopólios verticais de controle familiar que consistiam em uma companhia no topo, com uma filial bancária integral de financiamento, e várias filiais industriais dominando setores específicos de um mercado, quer unicamente, ou através de um número de empresas subsidiárias.

    O zaibatsu era o coração da atividade econômica e industrial no Império do Japão, e manteve grande influência sobre as políticas nacionais e estrangeiras japonesas.

    E é isso que você quer fazer... Quer ter o Zaibatsu mais influente do Japão, que pretende produzir e vender bens que estavam sendo vendidos pelas empresas estrangeiras e pretende fazê-lo melhor do que qualquer um dos outros jogadores.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/492/2uan98.jpg


    Para fazer isso tem que adquirir fábricas, ter acesso a matérias-primas para ser capaz de produzir, tem que levantar sua renda para poder comprar fábricas e ter navios e trens, ser capaz de adquirir conhecimento... etc

    A mecânica mais interessante no jogo é um sistema de seleção de ação muito legal que pode ver na imagem abaixo, na parte superior do tabuleiro em verde escuro:

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/264/s9jlxa.jpg


    Assim, pode ver que nos espaços de seleção de ação existem 3 meeples em 5 espaços diferentes, em cada um desses espaços (exceto o mais à direita), existem 2 ações, então, a fim de realizar a ação que pretende deve pegar um meeple da caixa correspondente e selecionar essa ação (só pode fazer uma das duas ações a que o meeple está associado).

    Você pega o meeple da cor que quer daquele espaço e o coloca em seu tabuleiro de jogador, neste momento a cor do meeple não tem nenhuma influência sobre a ação, mas terá em uma parte posterior do jogo.

    As ações que pode executar são:

    1º Espaço de ação
    1.A- avanço na trilha de conhecimento - você paga 1/3/6 de dinheiro para avançar 1/2/3 espaços no caminho do Conhecimento. Precisa de conhecimento para ser capaz de adquirir as fábricas mais avançadas.
    1.B- Produzir em até 3 fábricas diferentes - Evidente, pode produzir em até 3 de suas fábricas, descartando a quantidade necessária de matérias-primas que cada fábrica deve utilizar.

    2º Espaço de ação:
    2.A - cumprir os contratos exteriores - Todos os jogadores começam o jogo com 8 contratos diferentes, que podem cumprir com os produtos de suas fábricas para obter as recompensas, dinheiro imediato, pontos de vitória ou aumentar a renda da empresa.
    2.B - Comprar uma fábrica - Para executar esta ação tem que pagar 6 dinheiros e ter conhecimento igual ou maior do que a fábrica que pretende construir. O conhecimento que tem em sua trilha de conhecimento é permanente e não vai perdê-lo quando comprar uma fábrica, mas às vezes esse Conhecimento pode não ser suficiente para que obtenha a fábrica que quer. Para obtê-la pode descartar pontos de Conhecimento que ganha a partir de outras ações durante o jogo.

    Há 6 fábricas diferentes no jogo e os jogadores podem ter uma de cada (não pode ter 2 fábricas do mesmo tipo). Existem 2 tipos diferentes de fábricas em 3 níveis diferentes, 2 que requerem conhecimento 2, 2 que requerem conhecimento 4 e 2 que requerem conhecimento 6. Há 4 fábricas de cada produto e cada uma tem uma capacidade associada a ela que é única, então se quiser uma fábrica específica é melhor se apressar para obtê-la.

    3º Espaço de ação:
    3.A – Trilha de matérias-primas – Pague 1/3/6 para avançar 1/2/3 espaços no caminho de matérias-primas. Isto irá definir quantas Matérias-Primas recebe quando fizer a ação Reset. Você precisa de Matérias-Primas para ser capaz de ativar e produzir em suas fábricas.
    3.B - Comprar Navios - Pague 5/10/15 para comprar 1/2/3 navios e colocá-los em diferentes regiões do Japão. Para cada um dos seus navios que tem em uma região onde tenha a segunda ou a maior influência durante 3 rodadas de pontuação, ganha 2 pontos de vitória.
    Também para cada par de navios + trens que colocar no mapa, seus rendimentos financeiros aumentam em 1.

    4° Espaço de ação:
    4.A - comprar máquinas para as fábricas – Pague 5/10/15 para comprar 1/2/3 Máquinas para colocar em suas fábricas. Pode atualizar as máquinas que já possui para torná-las Nível 2 (o nível máximo) ou comprar 2 ou 3 máquinas já com nível 2 desde o início.
    Cada máquina que comprar vai para uma fábrica e a produção depende do nível da máquina, portanto, uma fábrica com nenhuma máquina vai consumir 2/3/4 (dependendo da fábrica) matérias-primas para produzir 1 produto final, enquanto uma fábrica com uma máquina de nível 1, com as mesmas matérias-primas 2/3/4 irá produzir 2 produtos finais e, naturalmente, uma fábrica com uma máquina de nível 2 irá produzir 3 produtos finais com a mesma quantidade de matérias-primas!
    4.B - Comprar Trens – Pague 5/10/15 para comprar 1/2/3 trens e colocá-los em diferentes regiões. Comprar trens aumenta sua influência na região onde o trem é colocado. Para os trens serem eficazes, você tem que ter influência na região, se não os trens são anulados.
    Outro lembrete, para cada par de navio + trem que colocar no mapa, seus rendimentos aumentam em 1.

    5º espaço de ação:
    5.A - satisfazer a demanda e Colocar Influência em uma Região - Ao selecionar essa ação pode fazer 3 entregas de produtos finais que tem em suas fábricas para satisfazer a demanda de uma região específica do Japão ganhando assim influência naquela região.
    O Japão é dividido em 4 regiões e cada região tem 2 cidades que têm exigências específicas para 4 dos 6 produtos que são possíveis de produzir no jogo.

    Os números impressos no tabuleiro são a influência das empresas estrangeiras na região e para remover essa influência tem que satisfazer a necessidade específica, eliminando a necessidade de uma empresa estrangeira reduzindo a sua influência e aumentando a sua.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/023/se9ncd.jpg


    E você me pergunta: quanta influência posso colocar no tabuleiro? 
    Se der uma olhada na parte inferior direita do tabuleiro verá uma tabela que lhe dará todas as informações, é organizada de cima para baixo, das fábricas / mercadorias que vão dar mais influência (e que são mais difíceis de obter) para os itens que vão dar menos influência.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/308/w62nhv.jpg


    Então como é que o jogo flui? Em um turno o jogador pode fazer uma de 2 coisas:

    1- Recuperar um Meeple de um espaço de seleção de ação e colocar aquele meeple no espaço mais à esquerda dos trabalhadores em seu tabuleiro de jogador (olhe para a imagem acima, onde os meeples são colocados) e execute uma das ações a partir do espaço de onde retirou aquele meeple.

    ou

    2- Faça uma ação Reset
    Pode fazer uma ação de reset sempre que é sua vez e isso é tudo no turno. Você será forçado a fazer uma ação de Reset quando, no início de seu turno, já existirem 6 meeples em sua trilha de meeple, e desde que não possa tirar mais meeples porque a trilha está cheia, vai ter que fazer um reset obrigatório.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/598/a2x4tw.jpg


    A ação de reset consiste em:
    a- Obter matérias-primas até o limite na trilha de matérias-primas (a faixa preta) de seu tabuleiro de jogador... Olhando para meu tabuleiro acima, neste momento quando resetar receberei matérias-primas até que tenha um total de 8... então se tinha 2 matérias-primas quando resetei, receberia mais 6 ... se não tivesse nenhuma receberia 8. 

    b- Receber a renda até o limite da trilha de rendimentos (amarela) em seu tabuleiro de jogador...
    Assim como as matérias-primas, a receita que recebe é afetada pelo dinheiro que lhe resta... no meu caso, a cada ação de resetar, me permite receber até 24 de dinheiro...

    A partir desses 2 exemplos pode perceber que este jogo incentiva você a investir o seu dinheiro e usar seus materiais, e se não fizer isso, perderá muito em cada reset!

    c- Devolver os meeples do espaço de trabalhadores para a mesa... para cada cor diferente de meeple que retornar para a mesa tem que pagar 3 dinheiros em salários... por isso, se todos os meeples que retornar são da mesma cor, você paga 3, se retornar 6 cores diferentes de meeples vai ter que pagar 18!!!

    d- Obter um pequeno bônus e um multiplicador
    Se retornou 3 ou mais meeples para a mesa quando fez um reset, será capaz de selecionar um bônus da coluna correspondente ou um mais baixo... deixe-me explicar ... voltando para a foto acima do meu tabuleiro de jogador, pode ver que acima da linha dos meeples há um número dentro de um hexágono, esse número corresponde ao número no hexágono da parte inferior da tabela do lado direito do tabuleiro principal.
    Então, se eu voltar 3 meeples para a mesa, serei capaz de selecionar um dos vales que estão disponíveis no hexágono com o 2 na placa, se eu voltar 6 meeples serei capaz de selecionar um dos lugares no hexágono com o nº 5 (ou inferior) no tabuleiro, há 2 espaços de cada tipo para todos os níveis de trabalhadores que você voltar, para que possa obter um token de Conhecimento 2, 2 Matérias-primas ou 5 dinheiros.

    Existem várias formas de pontuar no final do jogo, e a melhor forma de aprender é lendo o manual!

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/433/64ilpc.jpg


    Quando acaba? Como é o fim do jogo?

    Estas são outras características muito legais... a partir de minhas explicações acima, pode ver que cada lugar de seleção de ação sobre o tabuleiro tem 3 meeples e o habitual é que uma vez que todos os meeples de uma ação tenham sido escolhidos ninguém será capaz de selecionar as ações novamente naquela rodada...

    Não é assim que funciona em Nippon, aqui, tão logo um local de seleção de ação não tem meeples, o grupo de 3 meeples que está no lado esquerdo do tabuleiro vai ocupar imediatamente esse ponto de seleção de ação... agora esses lugares antes vazios têm 3 meeples novamente e os jogadores podem continuar a selecionar aquelas ações! Uma mecânica diferente e muito legal!

    Portanto, deve pensar muito qual meeple pegará quando quiser executar uma ação, para minimizar o que vai ter que pagar quando fizer sua ação de reset... tem que olhar para os meeples disponíveis na outra ação que deseja executar para saber a cor do meeple que virá, já que o espaço específico pode ficar vazio!

    A rodada vai "acabar" quando o último meeple do espaço de seleção de ação for pego e não há nenhum grupo de 3 meeples ao lado para preencher o espaço...

    Quando isso acontecer, avance o marcador de Rodada que está localizado abaixo dos Espaços de Ação, depois preencha todos os Espaços de Ação que têm menos de 3 meeples com meeples da mesa, também vão comprar 5 grupos de 3 meeples cada um e colocá-los sobre os espaços no topo esquerdo do tabuleiro...

    Quando o marcador de rodada passa pelo I e o II impressos no tabuleiro (após o fim da Rodada 2 e Rodada 4), haverá uma fase de pontuação onde a influência em cada região do Japão será marcada...

    Portanto, vão haver Áreas de Maioria 2 no placar durante o jogo e outra (III) no final do jogo... em cada uma dessas vai marcar os 1º, 2º e 3º jogadores mais influentes de cada região (a influência estrangeira é levada em conta e pode impedir os jogadores de marcar). Na II haverá mais pontos do que na I e na III haverá mais pontos a serem marcados do que na II .. .

    Assim, o jogo terá 5 rodadas completas (aquela trilha com a cor verde) e após a 5ª eliminatória os jogadores terão mais 3 rodadas, um restart forçado para obter a última renda e pagar últimos meeples que usaram.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/589/cq0t9m.jpg


    E isso é Nippon... Posso dizer que eu realmente gostei... introduz inovadoras formas de mecânicas de Seleção de Ação, e introduzindo uma nova forma muito interessante dos jogadores controlarem quando querem redefinir o seu processo de seleção de ação e receber sua renda para pagar seus salários, dando ao jogador acesso a todas as ações o tempo todo, o que fará com que jogador tenha de calcular se vale a pena tomar algumas medidas com salários extras a serem pagos devido a ter pegado uma cor diferente do meeple que já tinha.
    Este é um jogo econômico muito, muito interessante... é um jogo com ZERO de sorte.

    Traduzido por mgstavale
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

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    Comentários:

  • labalbi
    255 mensagens MD
    avatar
    labalbi08/04/16 08:03
    labalbi » 08/04/16 08:03

    É Um dos integrantes do podcast Secret Cabal amou o jogo dizendo ser o melhor euro que ele jogou em 2015.

    0
  • Keiti
    5 mensagens MD
    avatar
    Keiti08/04/16 09:53
    Keiti » 08/04/16 09:53

    Eu só discordaria do Zero sorte ainda acho que tem um pouco de sorte com as cores dos meeples que vão entrar em jogo
    quando acaba a roda e tem que recolocar os meeples na fila do lado esquerdo do jogo
    No começo do jogo da para se programar vendo os meeples que estão na fila e os que já estão nos espaços de ação.
    Mas no segundo round vão ser sorteados meeples novos.
    E dependendo das cores dos meeples que saírem pode ser melhor você consolidar assim podendo estragar sua estrategia de pegar logo no começo o premio do imperador que tem o multiplicador de 5x logo no começo.
    Não que eu ache isso ruim dá uma dinâmica no jogo bem legal.
    Você fica com os olhos gordos para que ninguém pegue o meeple da cor X no espaço que você quer.

    Outra coisa que eu achei interessante é que a velocidade do jogo é controlada pelos jogadores se todo mundo se concentrar na mesma estrategia o jogo acaba muito rápido pois todo mundo pega os meeples da mesma casa fazendo assim a fila rodar muito rápido.

    Mas jogo muito bom

    0
  • Victor
    2498 mensagens MD
    avatar
    Victor08/04/16 10:03
    Victor » 08/04/16 10:03

    +1 para todos os pontos da mensagem do Keiti :) 

    Joguei uma vez, partida 1x1, tive uma experiencia bacana. Bom jogo, só decidi não comprá-lo por achar que não veria tanta mesa e/ou competiria com outros jogos. Recomendo que conheçam. 

    1
  • Mohanah
    390 mensagens MD
    avatar
    Mohanah08/04/16 11:10
    Mohanah » 08/04/16 11:10

    Excelente jogo. Adorei a mecânica.

    0
  • MUGE
    63 mensagens MD
    avatar
    MUGE08/04/16 19:35
    MUGE » 08/04/16 19:35

    eu acho legal a pessoa dar a sua opiniao a serca de um jogo o que ela acha , vi um monte de resenha de stone age, quando fui jogar ele , vi algo que nao me agrador, porem NENHUMA resenha falada do desagrado que eu encherguei

    0
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