"O filho de Skywalker não deve se tornar um Jedi."
-Imperador Palpatine
Neste artigo daremos uma olhada em como podemos usar os heróis e vilões do jogo.
Afinal de contas, mesmo que
Star Wars: Rebellion seja tão vasto e fantástico quanto o próprio universo de Star Wars, tudo que faz no jogo acaba girando em volta das ações de um punhado de personagens-chave. Assim como nos filmes.
Destinado a liderar
"Se ele pudesse ser transformado, tornaria-se um poderoso aliado."
-Darth Vader
Apesar de todas as diferentes estratégias que você pode seguir em
Star Wars: Rebellion e todas as diferentes cenas que o jogo pode trazer à vida, suas regras são relativamente simples, e quase tudo leva diretamente para as escolhas que faz sobre como usar seus líderes.
Ambos os jogadores Imperiais e Rebeldes começam o jogo com quatro líderes disponíveis:
O Império Galáctico começa com Imperador Palpatine, General Tagge, Grand Moff Tarkin e Darth Vader.
A Aliança Rebelde começa com Mon Mothma, Jan Dodonna, General Rieekan e Princesa Leia.
Cada um desses líderes é representado no jogo por um marcador com suporte de plástico e movimenta pelo tabuleiro de acordo com sua estratégia. Além disso, cada líder possui uma variedade única de ícones de habilidades e pontos fortes.
Seus líderes são críticos para seus projetos em cada fase do jogo, e seus talentos individuais importam... os ícones de habilidades de seus líderes lhes permitem completar missões e ajuda a interferir nas missões do seu oponente. Seus valores táticos em combate permitem o acesso a efeitos de cartas que podem mudar o curso de uma batalha espacial ou um conflito entre forças terrestres.
Além disso, cada líder é associado exclusivamente a uma das missões do jogo e ganha um bônus para ela. Por exemplo, a Princesa Leia ganha sucessos extras quando a ela é atribuída a missão Planos Roubados.
Desta forma, seus líderes são ainda mais do que simples coleções de ícones e números; todos eles têm seus próprios destinos individuais.
Talvez o mais importante, os seus líderes são a chave de toda a sua estratégia. Você precisa de líderes para tentar as missões e mover suas frotas. Seus líderes oferecem o único meio de resistir a esforços de seu oponente em missões ou de adicionar cartas táticas para reforçar suas forças em combate. Assim, o número de líderes que tem em sua reserva define o número das diferentes táticas que pode empregar em cada rodada, e mesmo que possa recrutar líderes adicionais ao longo das primeiras rodadas, sempre terá que pensar cuidadosamente sobre a melhor forma de usá-los. Na Guerra Civil Galáctica, seus heróis mais poderosos também são seus ativos mais valiosos.
A Fase de Atribuição
Cada rodada de
Star Wars: Rebellion passa por três fases, a primeira das quais é a fase de atribuição. É nesta fase que terá de decidir como quer usar seus líderes.
Geralmente, seus líderes são, cada um, capaz de realizar três tarefas diferentes. Eles podem tentar missões, podem coordenar o movimento de suas forças militares, ou podem se opor aos esforços de seu oponente em missões ou em batalha. Claro, cada um deles só pode fazer uma dessas coisas em cada rodada, e não existem garantias de que sempre serão bem sucedidos. É por isso que em
Star Wars: Rebellion, as bases de sucesso são construídas sobre a melhor forma de utilizar os seus líderes.
No início do jogo, cada lado pode recorrer aos serviços de quatro líderes diferentes. Eles começam em sua reserva de líderes.
Atribuindo Líderes às Missões
Na fase de atribuição, o jogador rebelde pode atribuir qualquer número de líderes para as missões. Em seguida, o jogador imperial tem chance de atribuir qualquer número de líderes para as missões. Quaisquer líderes atribuídos desta forma não estão mais disponíveis para ativar sistemas ou se opor a atividades inimigas.
Independente se joga como o Império Galáctico ou a Aliança Rebelde, suas missões podem ajudá-lo a avançar sua causa. As missões permitem que você faça de tudo, de comprar cartas adicionais e ganhar influência entre os planetas populosos até destruir as unidades inimigas e interferir com os líderes inimigos. Notavelmente, embora os conjuntos de missões imperiais e rebeldes sejam praticamente equivalentes, as missões para os diferentes lados têm diferentes sabores. Por exemplo, apenas os Imperiais podem tentar missões para capturar os líderes inimigos. Os rebeldes, por outro lado, têm missões que variam de uma tentativa de resgatar os seus líderes até ganhar informações valiosas.
A maioria de suas missões é descartada depois de tentar cumpri-las, mas você tem quatro missões básicas que retornam para a sua mão no final de cada rodada.
Missões básicas do Império Galáctico.
Missões básicas da Aliança Rebelde.
Para atribuir um de seus líderes à uma missão, joga a missão de sua mão, colocando-a para baixo na sua frente, e coloca um símbolo de líder em cima dessa missão. Claro, você vai querer ter certeza que o seu líder tenha chance de completar a missão. Cada missão apresenta um ícone de habilidade em seu canto superior esquerdo, ao lado de um número que indica o número de ícones correspondentes que precisa para completar a missão, a fim de revelá-la e completá-la.
Exemplo de Missão
Em seu primeiro jogo de
Star Wars: Rebellion, Elaine está jogando com a Aliança Rebelde e têm seis missões na mão, quatro missões básicas mais Planos Roubados e Acerte e Corra. Ela decide que quer ganhar a lealdade de Mon Calamari e seus cidadãos. Para que isso aconteça, ela coloca a missão de Construir uma Aliança diante dela colocando Mon Mothma em cima, esperando que os três ícones de diplomacia de Mon Mothma provem ser suficientes para a missão, mesmo se houver oposição.
Ela, então, decide que quer limitar a produção de tropas terrestres do Império em Bespin e coloca Sabotagem na sua frente, atribuindo o General Rieekan à missão. Embora seu único ícone de Operações Especiais seja tecnicamente suficiente para completar a missão, Elaine sabe que seus esforços serão relativamente fáceis de fracassar caso o adversário se oponha a ele, mas se ela pode dificultar a produção de um AT-AT Walker, está disposta a correr esse risco!
Agora, Elaine atribuiu dois de seus líderes para missões e têm apenas dois restantes, Jan Dodonna e Princesa Leia. Ela quer usar Jan Dodonna para coordenar o movimento de sua frota, de modo que deixa apenas a Princesa Leia disponível para tentar uma terceira missão ou se opor a projetos do Império. Ela passa sua jogada, e o jogador imperial têm agora sua oportunidade para atribuir qualquer um de seus líderes para suas missões.
Escolhas difíceis
Suas missões têm uma enorme importância tática e estratégica, mas elas não são as únicas tarefas que pode atribuir a seus líderes. Também pode usar seus líderes para ativar sistemas ou se opor aos esforços de seu inimigo. No entanto, só pode usar seus líderes para executar essas tarefas durante a segunda fase do jogo, a fase de comando, e isso significa que não pode atribuir-lhes missões na Fase de Atribuição.
Depois de atribuir Mon Mothma e General Rieekan às missões, Elaine tem apenas a Princesa Leia e Jan Dodonna disponíveis para mover suas frotas ou opor-se aos projetos de seu inimigo. Será que seus esforços serão suficientes? Qualquer um desses líderes vai perder a chance de fazer a diferença na rodada? Obter o máximo de seus líderes é a chave para o sucesso.
A cada rodada, então, tem que tomar decisões difíceis. Dado o quanto você pode se beneficiar com suas missões, cada vez que não atribuir um de seus líderes para uma missão, está apostando que pode fazer mais uso dele pela ativação de um sistema ou ações contrárias ao seu inimigo. Além disso, as apostas sobem se nunca tiver a chance de se opor a uma das missões do seu inimigo durante a fase de comando, na esperança de que possa interferir em outra ou adicionar as forças táticas do seu líder em uma eventual batalha.
Fonte: Fantasy Flight Games
Traduzido por mgstavale