
Novo no Jogo? – Por Marcelo Groo
Esse estranho dialeto, dessas estranhas criaturas… [PARTE II]
Dando prosseguimento à coluna da semana passada, nessa semana vamos falar dos termos mais utilizados para referir-se ao gosto de quem joga board games, durante as partidas de jogos de tabuleiro, ou em situações específicas destas partidas.
E vamos começar já cutucando feridas: Você é um Ameritrasher ou um Eurogamer??? =)
Muito cuidado padawan, pense bem antes de responder… após escolher o seu lado, você estará irrevogavelmente engajado em uma das maiores batalhas do mundo dos Jogos Modernos! Ameritrashers munidos das mais modernas armas, fuzis de repetição, lança-mísseis, granadas de impacto, contra Eurogamers munidos de… ops… eurogames não possuem armas… =/ … enfim, Eurogamers munidos de ancinhos, forcados e pás de jardinagem!!! Império x Rebeldes é intriguinha de comadre perto dessa guerra aqui!!!
Se você leu a coluna da 2ª semana (“Qual é o seu jogo?“), estes termos parecem ser auto-explicativos, não é? Ameritrashers devem ser os jogadores que gostam de jogos do estilo ameritrash, e Eurogamers os que gostam do estilo eurogame… Quaaaase isso, padawan, quase isso. A afirmação está correta, mas na verdade estes termos apenas são utilizados para referir-se aos jogadores mais puristas, àqueles que SÓ curtem um dos dois estilos, quase sempre repudiando o outro. E é aí que começa a “guerra”, que normalmente é até divertida! Eurogamers chamam os jogos ameritrash de “lixo americano“, referem-se aos seus fãs como “roladores de dados” e “no-brainers“, enquanto os Ameritrashers, por sua vez, taxam os eurogames de “jogos de fazendinha” e apelidam seus adeptos de “empurradores de cubos” e “euros-xiitas“. É apelidinho pra tudo que é lado!!! =)
“Poxa Groo… e se eu gostar dos dois estilos, não ganho apelidinho???!!!”
Pois é padawan… essa é uma das maiores injustiças desse mundo dos Jogos Modernos… Justamente nós, que gostamos de tudo, não ganhamos nenhum apelidinho… =/
PS: Se você também está revoltado com essa situação, envie-me uma mensagem em private. Vamos nos unir e exigir apelidinho pra quem curte toda forma de prazer!!! (Estou me referindo a jogos, padawan, APENAS A JOGOS, ok?)

Twilight Imperium, um “twilight game” de verdade!
Deixando de lado essa guerra épica e passando às escaramuças mais íntimas, vamos falar agora dos termos usados durante as partidas ou, quando se “abre uma mesa” (Abrir uma mesa: escolher um jogo e iniciar uma partida. Também é comum falar-se “eu estava na mesa do jogo tal“).
Imagine uma partida de algum jogo, padawan… digamos que você acabou de comprá-lo, ainda nem leu as regras direito, e convidou seus amigos para a estréia… Isto será uma Learning Session: uma partida mais demorada que o normal, onde vocês lerão/entenderão as regras juntos e consultarão o manual várias vezes durante o jogo, ou seja, recomendável apenas para os padawans mais pacientes. =)
E aqui é bom eu avisar: uma learning session pode facilmente se transformar em um Twilight “game”, que é um termo informal (praticamente uma gíria irônica) que usamos para citar uma partida longa demais de determinado jogo (por exemplo: o jogo “Dominion” é rápido, mas a nossa partida durou 3 horas!!! Dizemos que foi um “Twilight Dominion“).
PS: A título de curiosidade, a brincadeira teve origem devido a um jogo chamado “Twilight Imperium“, este sim um jogo longo, cuja duração facilmente chega a 7 ou 8 horas por partida.
Ok, ok, o jogo está na mesa, regras lidas e aprendidas, chega de papo, é hora de jogar!!!! lol lol lol lol Ou não… por que um dos seus amigos a todo momento pausa a partida, pega o manual para reler, diz que interpretou de forma diferente essa ou aquela regra… “Pow, que pentelho esse meu amigo, heim Groo!!!”. Não padawan, o termo correto para esse pentelh… ops… o termo correto para esse seu amigo é Rules Lawyer ou Advogado de Regras. Se houver um deles na mesa há boas chances da sua partida se transformar em um twilight game… Se houver mais de um… bom, aí recomendo que não marque nada para o resto do fim de semana, padawan… Isso aí vai demorar!!! =)

WAR, quanto mais exércitos mais imbatível, um convite ao problema do runaway leader…
“Mandei o advogado pra casa, Groo! Pode seguir com o jogo!!!”
Thank’s padawan, prossigamos então… Começou a partida, e lá pela metade do jogo eu estou com 20 pontos de vantagem, disparado na frente de vocês! (esqueci de avisar, entrei no lugar do advogado, beleza??!!) Eis que você se levanta, padawan, e grita para os demais jogadores: “Olha o Groo, cambada!Runaway Leader!!!”
*Pausa para explicações… Runaway Leader: Situação em que um dos jogadores está vencendo o jogo com uma expressiva vantagem (seja de pontos, de territórios dominados, etc, depende de jogo para jogo), e tal vantagem permite-lhe distanciar-se cada vez mais de seus adversários. Quando isso acontece com frequência devido à falhas nas mecânicas e/ou regras do jogo, diz-se que o mesmo é Quebrado.
*Pausa para explicações… de novo… Broken ou Quebrado é um termo utilizado quando alguma característica do jogo acaba por comprometer a experiência de jogá-lo. Alguns exemplos são: regras que não funcionam bem, a existência de uma determinada estratégia imbatível, a impossibilidade de se alcançar o runaway leader, etc.
Ok, a partida prossegue, e quando o seu amigo vai jogar você se levanta novamente (parece que tem formiga na cadeira, padawan!!!) e grita: “Aí não cara, ataca aquele outro território do Groo que ele não pode defender!”
Ahhhh não padawan, aí não pode… O nome disso que você fez é Table Talk, uma das coisas mais repudiadas por quem joga board games… A tradução literal do termo seria algo como “conversa na mesa”, mas o Table Talk refere-se especificamente a dar dicas, avisos, ou intrometer-se nas jogadas dos outros jogadores. Se você quiser falar de receita de bolinho de tapioca durante o jogo, sem problema, não é Table Talk, mas ao influenciar na jogada alheia você estará beneficiando um jogador em detrimento de outro. =/

Cyclades, um jogo onde é bem tênue o limite entre a ética e o kingmaker…
Tudo bem, tudo bem, você não sabia disso, portanto não vamos brigar… Mas os seus amigos se ligaram na sua dica, e voltaram-se todos contra mim… me ferraram bonito no jogo. Sem chances de vencer, eu tenho uma difícil decisão a tomar na minha última jogada: ou eu ataco o seu amigo e faço mais pontos, ou eu te ataco e dou a vitória para o seu amigo.
Você já ouviu o ditado “A vingança é um prato que se come frio“, padawan? =)
Eu me vingo, te ataco, fico em último lugar, e o seu amigo vence a partida.
“Pow Groo, sério??? Você se prejudicou só pra se vingar de mim???!!!”
Pois é padawan, segundo um amigo meu o nome disso é “coração peludo”, mas segundo os termos oficiais o que eu fiz foi Kingmaker, com uma boa dose de Metagame. Kingmaker é quando um jogador que já não tem mais chances de vencer decide “dar a vitória” para outro jogador (ou quando vários jogadores se unem para fazer isso), e Metagame é quando a decisão que você toma no jogo é calcada em motivos pessoais, que nada tem a ver com as estratégias do jogo em si (no caso, a minha vingança contra você).
“Então isso que você fez foi feio, né Groo?” =/
Feio??? Foi mais que isso, padawan… foi totalmente desprezível!!! Puro mimimi!!!
E eu encerro por aqui a coluna de hoje, com a reputação destruída, mas todos os principais termos devidamente explicados. =)
Valeu!
Groo
*Facebook: http://www.facebook.com/celo.groo

Marcelo “Groo” Medeia é programador visual, board gamer semi-profissional, nunca escreveu nada, nunca publicou nada, nunca… enfim, basicamente ele nunca fez nada, só joga board games e agora escreve umas besteiras para você, que está começando nesse mundo dos Jogos Modernos. Seja bem vindo, padawan…