Vencedor do Spiel des Jahres, Carga Máxima é um jogo para 2 a 6 jogadores, lançado em 1987 por Wolfgang Kramer, também vencedor do Spiel des Jahres com os jogos Heimlich & Co., El Grande, Tikal e Torres. Suas principais mecânicas são rolar e mover (roll and move), pegar e entregar (pick-up and deliver) e leilão. Publicado originalmente como Auf Achse, a versão avaliada é a da Grow.
Tema: Os jogadores representam caminhoneiros que realizam entregas em várias cidades do Brasil. Em suas viagens, eles devem enfrentar problemas como congestionamentos, acidentes, chuvas, controle policial (!), etc.
Componentes: Os componentes são adequados caso se considere o ano e o local de publicação. Há um tabuleiro, seis caminhões coloridos de plástico resistente, peças pretas de plástico (cargas), dinheiro de papel, cartas e um dado de seis faces. Os pontos negativos são o tabuleiro (mapa colado em papelão resistente), as cartas (papel cartonado sem corte nas arestas) e o manual de regras (papel comum). Há também um bloco de anotações, mas de uso opcional durante o jogo.
Regras: Vence o jogo quem acumular mais dinheiro após um número indeterminado de rodadas (após terminarem as cartas de ordem de serviço disponíveis no mercado livre). As cartas de ordem de serviço indicam as cidades de carregamento e destino, a quantidade de cargas, o valor real do frete e os valores de leilão. Movimentando-se por meio de rolagem de dado, o jogador deve cumprir as cartas de ordem de serviço, carregando e descarregando nas cidades indicadas. Quando realiza uma entrega, o jogador recebe o valor real do frete. O jogador pode realizar vários carregamentos simultâneos, desde que não ultrapasse o limite de 6 cargas (é possível aumentar esse limite comprando cartas de reboque). O jogador também pode adquirir novas ordens de serviço através do mercado livre, devendo parar na cidade de carregamento desejada. Esta aquisição acontece por meio de leilão: quem oferecer o valor de leilão mais alto recebe a ordem de serviço (o jogador que parou na cidade tem o lance final). Contudo, quanto maior o valor de leilão oferecido, menor o valor de recebimento. Ainda sobre o movimento, não é necessário rolar o número exato para atingir as cidades de carregamento e destino (esta regra não consta no manual da Grow, mas é a regra original do jogo). Sempre que um jogador rolar 1, ele deve colocar um bloqueio logo atrás de seu caminhão. Esta estrada estará bloqueada até um jogador rolar 1 novamente. Também existem “campos de acontecimentos”, i.e., espaços onde os jogadores devem comprar cartas de evento.
Gameplay: Explicando as regras, pode parecer que estamos diante do Monopoly versão “Siga Bem, Caminhoneiro!”. Temos vitória por dinheiro, rolagem de dado para mover, cartas ao estilo “Sorte ou Revés”, etc. Entretanto, ao jogar uma partida, percebemos que Carga Máxima está muito à frente do concorrente Banco Imobiliário. Como não é necessário o número exato para atingir as cidades, o dado influencia o movimento apenas para determinar a velocidade do caminhão, ou seja, a quantidade de rodadas gastas para atingir uma cidade. Em um jogo onde se tenta realizar o máximo de entregas antes do fim da partida, a velocidade é, com certeza, uma variável importante; mas nada se compara a tortura de nunca cair naquele bairro da cor faltante (ou pior, se hospedar em Morumbi a cada volta). Na verdade, ao invés das longas horas entediantes de Monopoly, Carga Máxima é rápido e divertido, além de envolver algumas decisões estratégicas. As principais decisões são: Qual é a melhor rota, ou seja, aquela onde consigo fazer vários carregamentos e entregas? Vale a pena comprar um reboque? Quanto devo pagar/receber por uma nova ordem de serviço? Estou pagando muito ou recebendo pouco por uma viagem longa? Consigo completar novas ordens de serviço antes do fim do jogo?
Considerações: Quase 30 anos desde o seu lançamento, Carga Máxima envelheceu muito bem, sendo ainda uma boa referência para jogos de pick-up and deliver. Como já dissemos, a sorte existe, mas ela cria uma tensão desejável em um jogo onde os participantes estão correndo contra o tempo. Sempre há aquela torcida para o caminhão avançar algumas casas a mais. O leilão também é uma excelente mecânica secundária, contribuindo para algumas decisões estratégicas. Em resumo: “Pode comprar, Bino! Não é uma cilada!”
Avaliação final: Bom