Para ler esse texto direto em nosso Blog, clique Aqui!
É cada vez mais notável quanto o mercado de cultura Geek está muito aquecido no Brasil. Mesmo em tempo de crise, vemos notícias de recordes de bilheteria em cinemas, o crescimento das empresas atuantes do setor, o aumento monstruoso dos esportes eletrônicos no Brasil, com direito a final de campeonato de League of Legends em estádio de futebol com narrador, comentarista, shows de rock e uma estrutura digna de primeiro mundo. Eventos como Comic Con Experience batem recordes de público ano após ano. E quando se trata de videogames, um console já é considerado um aparelho comum de ser encontrado nas casas dos brasileiros. Outro dado que me desperta interesse é a quantidade de pessoas empreendendo e se aventurando no universo Geek, seja abrindo lojas, bares temáticos, cafés, empresas de eventos entre outros negócios.
uma parte considerável desse enorme universo Geek, é o jogo de tabuleiro. Sinto que 2015 foi o ano em que o hobby cresceu muito. Cresceu tanto e tão rápido que foi além do esperado, pois muitos e muitos títulos esgotaram em dias e assim ficavam por meses, fazendo com que as pessoas se frustrassem em não conseguir aquele tão desejado jogo. Eu acho que nem distribuidoras, lojistas e nem o público conseguiram prever que esse crescimento seria tão grande. Tomando o ano de 2015 como aprendizado, já vejo que estamos entendendo melhor o mercado. E a logística de importações e licenças de títulos já está melhor, com reposições mais ágeis e lançamentos mais frequentes. Este ano veremos muito mais jogos com mais frequência nas prateleiras.
Aqui no Beco, vemos diariamente as pessoas fora do nicho despertando interesse pelos jogos de tabuleiro. Elas ficam bisbilhotando a vitrine por um tempo com expressões de muita curiosidade, muitas vezes franzindo a testa expressando estranheza. Vão passando os olhos nos jogos até chegar no War e ali dão um passo para trás com certo espanto e falam para a pessoa ao lado: "Nossa!! War!! Eu jogava isso." Por incrível que pareça, War faz com que as pessoas entendam o que vendemos por aqui. E a primeira pergunta é quase sempre a mesma: "o que são esses jogos?" Então se inicia um conversa sempre muito legal com o cliente e assim uma nova pessoa, fora do nicho, acaba se apaixonando pelo hobby.

Esperamos que em 2016 venham muito mais jogos!
Um dos aspectos mais legais dos jogos de tabuleiro é que tem para todos os gostos e idades. Se a pessoa gosta de Star Wars, tem jogo do Star Wars, se gosta do Sr. dos Anéis, tem vários jogos do tema. Sempre terá um jogo com algum tema, ou algum assunto que irá interessar diferentes tipos de pessoas. Em qualquer ocasião, em uma conversa com o cliente, você vai achar um jogo do agrado dele, seja pelo tema, pela mecânica, pelo número de jogadores, pelo tempo de jogo, estilo de jogo ou tudo isso junto. Sempre tem.
Tenho muita fé que 2016 será um ótimo ano para o nosso setor. Com tudo o que aprendemos no ano passado, com o mercado aquecido, com as distribuidora cada vez mais trazendo novidades e investindo em logística, não tenho dúvidas que teremos uma variedade muito maior de títulos em nossas mesas do que nos anos anteriores.