
Por rodolfolondero
EVO (second edition) é um jogo para 2 a 5 jogadores, lançado em 2011 por Philippe Keyaerts, o mesmo criador do famoso Small World. Suas principais mecânicas são leilão, movimento de área e habilidades especiais. A versão avaliada é a da editora Asmodee.
Tema: Evo é uma mistura inusitada entre pré-história e ficção científica. O jogo se passa em um planeta chamado Kumgath, onde tribos humanas buscam entrar em simbiose com dinossauros por meio de alquimia e manipulação genética.
Componentes: Os componentes são de excelente qualidade, desde o dial que marca as mudanças climáticas até os meeples em formato de dinossauro. Há dois tabuleiros representando a ilha selvagem de Kumgath: uma versão para 2 e 3 jogadores e outra para 4 e 5 jogadores (o que imediatamente lembra Small World). Também há cinco tabuleiros individuais (praticamente playmats em papel resistente) e um tabuleiro de leilão. Outros componentes que valem a pena destacar são o dado personalizado de madeira (para os combates) e o insert (que acomoda todos os componentes de forma elegante). Contudo, o ponto forte são as ilustrações, todas impecáveis!
Regras: Vence o jogo quem acumular mais pontos de mutação após um número indeterminado de rodadas (entre 10 a 12). As rodadas são divididas em seis fases. Na primeira fase (“Fase do Clima”), um token é revelado, ajustando o dial que indica os espaços do tabuleiro favoráveis à sobrevivência dos “dinossauros” (daqui em diante usarei esse termo para me referir aos meeples controlados pelos jogadores). Na segunda fase (“Fase de Mutação”), os jogadores participam de um leilão de genes, ou seja, habilidades que aumentam os pontos de movimento dos dinossauros, a capacidade de sobreviverem em espaços quentes ou frios, a taxa de nascimento, a chance de vencerem em combate, etc. As ofertas são realizadas com pontos de mutação, ou seja, os pontos de vitória do jogo. Na terceira fase (“Fase de Iniciativa”), a nova ordem de ação dos jogadores é determinada a partir dos resultados do leilão e da quantia de dinossauros no tabuleiro. Na quarta fase (“Fase de Movimento”), os jogadores movimentam os dinossauros, procurando alocá-los em espaços favoráveis à sobrevivência. Somente é permitido um dinossauro por espaço, o que transforma o tabuleiro em um “mundo pequeno” (me perdoem o trocadilho, mas a comparação é inevitável). Caso um dinossauro se mova para um espaço ocupado por um dinossauro inimigo, um combate ocorre, resultando ou na morte do dinossauro defensor (removido do jogo) ou no recuo do dinossauro atacante. Na quinta fase (“Fase de Nascimento”), os dinossauros se multiplicam de acordo com a taxa de nascimento: para cada gene de nascimento, o jogador coloca um novo dinossauro em jogo, adjacente a outro dinossauro. Na sexta e última fase (“Fase de Sobrevivência”), os espaços dos dinossauros são checados de acordo com o dial ajustado na primeira fase: a partir dele, determina-se quais dinossauros sobrevivem e quais dinossauros morrem (retornam para a reserva do jogador). Para cada dinossauro sobrevivente, ganha-se um ponto de mutação.
Gameplay: O jogo envolve algumas escolhas difíceis e bastante interação entre os jogadores. As escolhas difíceis ocorrem principalmente na fase de leilão, pois os jogadores sacrificam seus preciosos pontos de vitória para melhorar as habilidades de seus dinossauros. Gastar muitos pontos pode garantir uma máquina de sobrevivência, mas não necessariamente a vitória. Por outro lado, poupar os pontos pode parecer uma boa estratégia, mas também pode impactar nas pontuações futuras. As interações ocorrem principalmente na fase de movimento, pois os espaços de sobrevivência são escassos, obrigando os jogadores a se enfrentarem de variadas formas: desde o simples combate até a tomada intencional de espaços desejados pelos oponentes (a famosa jogada “fura-olho”). O combate é rápido e letal, favorecendo o atacante (somente o defensor pode perder permanentemente seu dinossauro). Alguns jogadores podem se incomodar com o fator sorte no combate, mas é possível controlá-lo comprando genes.
Considerações: Evo é um jogo que provavelmente agradará aqueles jogadores que buscam um meio-termo entre densidade estratégica e diversão leve. As mecânicas principais são bem elaboradas e fáceis de entender. O jogo lembra outros jogos conhecidos e apreciados, como o já citado Small World, mas também o leilão acirrado de Cyclades. De negativo, eu citaria o manual de regras (bem explicadas, mas com alguns pontos obscuros) e o desenvolvimento do tema. Apesar de gostar de ficção científica, prefiro pensar que o jogo é tão somente sobre a evolução e a sobrevivência de dinossauros. Afinal de contas, os meeples são dinossauros, os genes são evoluções de dinossauros (patas, chifres, pelagem, asas, etc.), o jogo termina com a queda de um meteoro, etc. Os humanos somente aparecem nos tabuleiros individuais. Contudo, esses poucos pontos negativos não estragam o brilho de um jogo divertido e bonito.
Avaliação final: Bom