Você pode ler este texto diretamente em nosso Blog clicando Aqui!
Umas das coisas mais difíceis na minha jornada empreendedora é conseguir atender todos os desejos dos clientes. Uma frase que eu comecei a acreditar é: não dá para agradar todo mundo! É pura verdade!
Geralmente, quando se decide empreender e se aventurar no mundo dos negócios, as pessoas iniciam com muita cautela e com pouco capital de giro. Pelo menos os empreendedores que eu conheço iniciaram assim. Esse é o meu caso também.
Durante esse quase um ano de novo negócio (simmm!! Dia 26/02/16 fecha 1 ano!
), eu percebi que as decisões mais difíceis estão relacionadas as compras, pelo menos em um micro negócio. Você fica quebrando a cabeça durante dias sobre o que comprar e em que quantidade. Pior que decidir o que comprar, é decidir o que abrir mão, por exemplo: deixo de comprar Zombicide ou Star Wars X-Wing? É terrível! Hehe. Queremos atender a todos os pedidos dos clientes, queremos atender ao nicho de boardgames e queremos atender ao público geral (pessoas que estão passeando no shopping e entram na loja para conhecer).
Então, como faz para atender a todos esses públicos em um negócio muito novo? A resposta é simples: não faz! Hehe. A não ser que você tenha um volume de vendas muito grande ou guardou um capital de giro considerável, é muito difícil formar um caixa forte para ter sempre todas as novidades e reposições. Especialmente com pouco menos de 1 ano de loja.
É bem frustrante quando não conseguimos trazer aquele jogo tão desejado que um cliente pediu. Eu realmente me sinto muito triste, mas no mundo dos pequenos negócios, o empreendedor deve tomar decisões difíceis e que na maioria das vezes vão contra a sua vontade visando um bem maior: a sustentabilidade da empresa.
É triste quando você aposta em um título acreditando que vai vender muito e acaba não vendendo. É igualmente triste quando você é muito cauteloso em um título e todas unidades vendem no mesmo dia. Eu acho que achar esse equilíbrio é o grande desafio de um empreendedor novato.
Hoje, somos muito mais cautelosos do que lá no início, e cada pedido que fizemos com os fornecedores é, como diria o Chapolin, friamente calculado.
Eu tenho certeza que chegaremos a um ponto em que conseguiremos trazer todas as novidades e repor itens esgotados com muito mais frequência, e tenho pura convicção que alcançaremos um nível de variedade de produtos muito legal. Mas isso vai demandar tempo, muito comprometimento, muito trabalho e uma boa dose de paciência.
Até tudo isso acontecer, continuamos trabalhando arduamente, todos os dias, dentro de todos os nossos limites para sempre atendermos ao máximo nossos clientes.
Podem ter certeza que todas as sugestões e ideias, sejam de produtos, eventos, campeonatos, entre outras são sempre acolhidas com muito amor e, quando chegar a hora, serão postas em prática!