Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Puerto Rico: Limited Anniversary Edition é a edição de décimo aniversário do clássico jogo Puerto Rico, onde os jogadores são proprietários de plantações na América Central. Eles tentam gerir até cinco tipos diferentes de culturas - milho, índigo, açúcar, tabaco e café em suas fazendas, e depois administrar seus negócios de forma mais eficiente do que seus concorrentes próximos.
Criado originalmente em 2001 pelo designer Andreas Seyfarth, Puerto Rico é um jogo de 2 a 5 jogadores, com duração média de 2hs por partida. A edição de aniversário foi lançada em 2011 pela Alea / Rio Grande, tendo rapidamente se esgotado. Hoje sendo um item de colecionadores, atinge valores médios de $ 200 no Market do Board Game Geek ou até $ 450 pela Amazon.
Esta edição de aniversário teve os componentes e arte redesenhados, comparados a edição original americana de 2001. Os dobrões de papelão foram substituídos por moedas de metal e os recursos octogonais foram substituídos por caixas de madeira coloridas. As placas de construções estão ilustradas, e o papelão usado na fabricação dos componentes possuem cerca de 3 mm de espessura, para dar mais peso.
Mecânicas:
- Administração de trabalhadores;
- Ordem variável de fases.
Componentes:
A qualidade e capricho na produção do Puerto Rico: Limited Anniversary Edition começa pela caixa. Usando o formato clássico retangular de diversos eurogames modernos, ele buscar trazer um estilo elegante, clássico e luxuoso para o jogo. Com uma arte que remete algo entre couro ou madeira, e apliques em dourado, a caixa ficou realmente muito bonita.
O cuidado continua no interior da caixa, que possui uma forração combinando com o acabamento externo. Puerto Rico não possui insert, precisando que os componentes sejam sempre organizados em ziplocs ou através de organizadores.
Tanto os tabuleiros individuais, quanto o tabuleiro central para o banco e deposito de construções, são amplos, bem espessos, muito rígidos e com cores bem fortes, chamativas.
Tanto os tiles de barcos para levar produtos ou trazer colonos, quanto os tiles de funções, parecem ser feitos com um papelão da mesma espessura dos tabuleiros. Só segurando nas mãos para entender como são diferentes das produções comuns, mesmo dos jogos de melhor qualidade.
Os colonos e nobres do jogo, ou seja, os trabalhadores, são feitos de cilindros de madeira, do mesmo tipo que os barris de produtos na versão comum.
Os dobrões são um charme... feitos de metal com banho dourado, são pequenas moedas com a mesma arte na frente e no verso. O barulho metálico que faz quanto tiramos ou devolvemos uma moeda a pilha... O toque mais frio do metal... dá uma sensação tátil mais realista do dinheiro real.
Os barris de produtos são de madeira, com um formato retangular, talvez buscando ser mais realista com os fardos de produtos da época.
Um detalhe interessante é que todos os navios de comércio possuem uma arte adaptada a este formato peculiar dos produtos.
Os tokens de pontuação de vitória, plantações e construções são feitos do mesmo material que os tabuleiros e navios, na mesma espessura e rigidez.
Com o lançamento da versão nacional trazida pela grow, uma preocupação que se pode ter com a edição de aniversário talvez seja o idioma. Mas isto é o menos importante, além do manual da Grow disponível aqui no portal para download, o usuário Hero preparou um material muito bacana de apoio ao jogo, com cartas que simplificam o setup e o resumo das construções em português. Um excelente trabalho!
Visão Geral:
Existem muitos reviews excelentes, escritos ou em vídeos, sobre o Puerto Rico. Portanto meu objetivo com este Overview, não será ensinar sobre o jogo e nem dar uma visão geral sobre suas regras ou jogabilidade. A intenção é apenas dar uma olhada geral no que a edição especial de aniversário traz de diferente da edição comum. Deixo algumas indicações destes materiais em vídeo: Jack Explicador, inclusive com a edição de aniversário, Igor Knopp, aBoard Games e Bafo do Dragão. E na versão escrita indicaria a resenha do Canal Bucaneiros.
Avaliação:
Puerto Rico, independente da edição, é uma obra prima. Mecânica extremamente alinhada, elegante e consistente. Possui uma proposta muito fluída, além de ser um jogo de fácil aprendizagem. Um jogo estratégico, com pouquíssimo efeito da sorte, que demanda planejamento a curto, médio e longo prazo. Isto permite diversas possibilidades, principalmente na melhor ação a ser escolhida de acordo com o momento da partida.
Quase uma unanimidade entre os integrantes do hobby, que é um item obrigatório para a coleção. Influenciou uma boa leva de jogos modernos como Cuba, Keyflower e até Race for the Galaxy.
A edição de aniversario é um espetáculo, voltada para um público colecionador que preza qualidade do produto. Dobrões de metal, tiles e tabuleiros super-espessos, peças de madeira para todo lado. E a capa é linda. Você sente uma satisfação extra ao colocar o jogo na mesa. É uma edição excelente, com ótimos componentes e com todas as expansões inclusas. Esta edição de aniversário teve os componentes e arte redesenhados, comparados a edição original americana de 2001. Por isto ela é internacionalmente muito valorizada! Veja estas imagens do jogo original de 2001:
Pena que os valores exagerados praticados pela raridade do jogo o façam como, provavelmente, a pior edição em termos de custo-benefício, retringindo a edição de aniversário a colecionadores basicamente.
A Grow fez um ótimo trabalho, e a versão nacional de Puerto Rico, perde relativamente pouco comparada a esta edição de especial. Ela conseguiu produzir já usando a arte da edição de aniversário, o que foi excelente para nós. Então a edição de aniversário não é igual a cópia nacional... na verdade a versão nacional que foi produzida, copiando a arte na edição de aniversário.
Agora, realmente a versão nacional precisa ser muito valorizada... isto com toda a certeza. Ela herdou a nova arte e as expansões inclusas da edição de aniversário. Com certeza perde na questão do luxo, que é dispensável, e sobre a rigidez do material usado nos tabuleiros e tokens, que podem se danificar durante o destaque.
O Canal TTZO é associado ao grupo "Turma do Tabuleiro da Zona Oeste – RJ", um evento mensal que ocorre no Rio de Janeiro. Veja mais resenhas do canal em: https://www.ludopedia.com.br/canal/TTZO e não deixe de acompanhar as novidades pelo Facebook em: www.facebook.com/canalttzo. Caso tenha gostado do material, por gentileza, não deixe de se inscrever aqui no topo da página, para dar seu apoio. Desde já agradecemos pela atenção e tempo dispensados. Ótimas jogatinas!