Por Friedemann Friese
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/23979/designer-diary-folder-or-friday-follows-game-s-not
Muitas pessoas dizem que jogos para 1 pessoa são mais quebra-cabeças do que jogos. Eu acho que provei que esta ideia está errada com Friday, e um monte de pessoas se surpreenderam com o quanto um jogo para 1 pessoa pode ser um projeto de jogo mesmo.
Friday foi projetado com meu primogênito no braço no meio da noite porque eu precisava de algo para manter minha mente trabalhando, porque cuidar de um recém-nascido é cansativo, mas o cérebro não é tão necessário.
Meu segundo filho veio e eu fiquei novamente nesta mesma situação. Eu precisava de algo novo para sessões individuais. Eu trabalhei muito com labirintos durante esse tempo, então eu tive a ideia de um labirinto de dupla face em que você dobra para fazer o seu caminho através dele. Eu tinha uma imagem clara em minha mente de que este projeto seria semelhante a algo que já havia sido feito, e era impossível embrulhar meu cérebro em torno desta ideia de como chegar lá com originalidade - então era algo perfeito para os meus turnos noturnos.
A ideia veio apenas para imprimir um labirinto que não é um labirinto (porque tudo está conectado mais de uma vez um com o outro), colá-los juntos, dobrá-lo e ver o que acontece. Então, eu criei simples arquivos de computador, os imprimi, e colei juntos. A partir disso eu tive uma ideia melhor de como lidar com o problema, e eu achei uma ótima maneira de criar uma dobradura
(este quebra-cabeça é comercializado com o nome de Folder):
----- 10 criar uma estrutura fácil
----- 20 imprimir
----- 30 colar
----- 40 dobrar
----- 50 usar uma caneta para alterar as rotas
----- 60 alterar os arquivos de computador
----- 70 se conseguir uma saída ótimo, senão volte para 10
Isto é o que você precisa quando sua concentração é necessária para cuidar de um bebê, mas o seu poder mental ainda está disponível para outras coisas.
Tudo correu bem. Eu criei algumas dobraduras e dei a amigos, e que surpresa: elas eram difíceis de resolver, mas as pessoas se divertiam muito tentando fazê-lo. Eu tinha feito algo que todo mundo entende, em um segundo, mas precisa de algum tempo para resolver. Muito bem.
Agora eu tinha algo para trabalhar, e eu tenho mais e mais tempo. Eu comecei com padrões e linhas de dobragem ortogonais, mas havia mais: padrões triangulares, 45 °, 30 °, e até duas linhas de dobragem. Depois que eu fiz sete labirintos diferentes, Henning Kröpke foi ao encontro de amigos, deu os labirintos aos testadores, e eles ficaram imediatamente viciados. Henning se sentiu um pouco como um traficante de drogas que dá a mais nova droga de um designer. E estava absolutamente claro que isso tinha que ser feito.
Um problema menor veio à tona. Os quebra-cabeças eram difíceis demais para a maioria das pessoas, então eu adicionei algumas metas no meio do caminho mais fáceis. Agora, quando você começa, você terá em breve seu primeiro sucesso. Como um "bom traficante de drogas", é minha responsabilidade fazer o seu "primeiro tiro" muito fácil. ;-)
O problema agora: este não é um jogo; é um quebra-cabeça. Ele não conseguirá uma entrada no banco de dados do BGG (
e da Ludopedia 
), e eu não sei como promover uma coisa dessas. De qualquer forma, isso deve ser feito e deve ser feito como um cartão postal com um envelope para vendê-lo. Encontramos um produtor de cartões postais, e eles fizeram o possível para ter os cartões postais dobrados exatamente na posição necessária e agora estou curioso como isso funcionará.
Friedemann Friese
Traduzido por mgstavale