Por Scott Sexton
Fonte: https://boardgamegeek.com/thread/1428914/if-martin-wallace-had-designed-hansa-teutonica-rev
Poço do Elevador:
Warband: Against the Darkness é um jogo euro temático que é fortemente inspirado pelos poderes em evolução e crueldade clássica de jogador contra jogador do clássico
Hansa Teutonica. Seu objetivo é gerenciar um exército composto por sua raça e a de seus oponentes contra as investidas das hordas do mal (acho que os primeiros 10 minutos de Senhor dos Anéis de Peter Jackson). Isto, no entanto, não é um jogo cooperativo. Enquanto você está "trabalhando com" seus aliados em um sentido temático, na verdade você está tentando posicionar sua raça como aquela que recebe todo o crédito por ter derrotado "The Darkness". Isto é conseguido através da manipulação da composição do exército aliado, ao colocar estrategicamente seus olheiros em todo o país (e coleta de inteligência), e por liderar o exército aliado na batalha. Pense em um combate no estilo Martin Wallace com mecanismos de Hansa Tuetonica, e o tema/arte de
Small World.
O que eu gosto:
Sistema de jogo polido. A única coisa que gosto de ressaltar em
Warband é quão bem afinado o jogo é. Diferente da maioria dos jogos Kickstarter, em
Warband você sente como o jogo foi fortemente testado e polido. Eu sinto que os poderes dos jogadores quando você sobe de nível durante o jogo, poderiam ter ficado facilmente desequilibrados permitindo estratégias "sem solução", no entanto, o meu tempo com o jogo me convenceu de que há méritos para as várias estratégias diferentes quando se trata do desenvolvimento de seu tabuleiro de jogador, pois todas são muito bem equilibradas uma contra as outras. Ao contrário de Hansa Teutonica, o nivelamento é automático e não há nenhuma maneira de ganhar ações extras (fora algumas cartas de recurso) para que não haja um problema óbvio durante um jogo.
Esta é uma medida euro. Ao contrário de muitos euros onde os jogadores estão realmente apenas jogando seu próprio jogo,
Warband permite aos jogadores atrapalharem prontamente seus adversários. Fique avisado, se você não gosta de confronto, esse jogo pode não ser o que procura. Há uma abundância de vezes em que você terá esquemas para matar as tropas de seus oponentes ou lutar pelo controle de uma província de seus oponentes para invasão. A interação do jogador é através do tabuleiro e novamente remonta a Hansa Teutonica onde o jogo te recompensa por atrapalhar seus adversários.
Estar na extremidade curta da vara não é totalmente uma coisa ruim. Mesmo que suas unidades morram em batalhas manipuladas por seus oponentes, há sempre as bacanas cartas de "recursos" que você pode usar para mitigar a perda de suas tropas. No mínimo, você pode usar uma carta de reparação, para trazer sua tropa perdida de volta para o exército ou ganhar ouro. Na minha experiência, porém, as maiorias das cartas de recurso oferecem poderes opcionais que são tão fortes que você aceitará de bom grado a perda de suas tropas como uma forma de ganhar estas cartas poderosas. Por exemplo, eu fui capaz de usar uma carta de reparação no meu último jogo para ganhar 8 de ouro (uma quantidade relativamente grande neste jogo) e meu filho foi capaz de usar uma apenas no momento certo para tomar o controle de uma província (um avanço de 6 pontos no placar para ele, novamente, uma quantidade significante). As cartas de recurso podem ser tão atraentes que você pode construir toda uma estratégia em torno de matar seu próprio povo.
Muitas decisões difíceis e satisfatórias. Uma vez que os jogadores aprendem quão poderosas as cartas de recurso podem ser, torna-se bastante complicado decidir quando e se você tomará medidas para impedir os esforços de seus oponentes de controlar seu exército. Você sempre se sentirá como se precisasse de mais 2 ou 3 ações depois das que você tem disponível, por isso a tomada de decisões pode se tornar bastante intensa.
O projeto de layout é limpo e fácil de entender. O tabuleiro do jogo e as cartas são projetadas com a acessibilidade do usuário em mente e o layout do tabuleiro/cartas torna o ensino/aprendizagem do jogo muito mais fácil.
O fluxo do jogo é muito rápido (até o último turno). Haverá críticas sobre a demora de decisão de alguns jogadores que serão propensas a arrastar a partida por mais tempo. No entanto, a maior parte do jogo flui muito rápido. Depois que os jogadores descobrem os fundamentos do jogo, você pode terminar facilmente a partida na duração anunciada.
O jogo se adapta bem para várias rodadas, embora o jogo mude. Em um jogo de dois jogadores você tem 8 rodadas, o que significa que você começará a desenvolver quase todo o seu tabuleiro. Com um número completo de jogadores, que têm menos rodadas, você não desenvolve tanto seu tabuleiro pessoal. Assim, o tempo de jogo não muda muito, mas em jogos maiores, parece que você está perdendo a capacidade de personalizar a sua árvore de tecnologia. O legal é que por ter mais jogadores você verá muito mais ações de ataque porque o exército se acumula muito mais rápido. Mais ações de ataque significam mais dinheiro para capitães, mais cartas de recurso em circulação, e mais sinergia com os batedores. O jogo fica semelhante com diferentes números de jogadores, mas existem vantagens nisso. Devido a esta variedade, você não tem a sensação de que este jogo precise de um número exato de jogadores.
Raças do jogo
O que não gosto é:
A arte direta parece um pouco sem inspiração. Eu não sou um fã do visual do jogo. Ela é genericamente orientada para a fantasia. Pense em Small World, mas um pouco mais corajosa. Mesmo a fonte usada pelo jogo me lembra a de Small World.
O jogo não é para todos. Este jogo está tentando ser um verdadeiro híbrido de mecânica Eurogame com um jogo altamente temático e de confronto estilo Ameritrash. Eu acho que ele consegue muito bem, mas que pode não agradar a todos. Aqueles de vocês que são mais sensíveis ao estilo jogador contra jogador não devem perder toda a esperança neste jogo. A suavização dos elementos mais duros do jogo significa que ter suas unidades mortas raramente é tão ruim quanto parece.
Tabuleiro
Os tabuleiros de jogo não são separados. Há, na verdade, 2 principais tabuleiros. O mapa do mundo e o diagrama da cadeia de comando do exército. Estes tabuleiros foram montados em um tabuleiro único (dobrado ao meio) em vez de cortá-los em duas partes separadas. Teria sido agradável mantê-los como duas partes separadas para melhor acomodar diferentes áreas de jogo. Tabuleiros separados podem ser movidos em torno da superfície de jogo mais facilmente. Eu não tenho ideia por que eles fizeram apenas um tabuleiro de jogo.
Há espaço para o tempo de jogada, especialmente durante a última ou penúltima rodada. Como muitos eurogamers, os jogadores podem tornar-se excessivamente fixados no tempo, maximizando os seus últimos turnos. Meu filho especialmente está propenso a ataques de tempos de jogada e para ele as duas últimas rodadas tornaram-se muito árduas, enquanto tentava usar de matemática para suas melhores escolhas.

O tema é bem implementado, mas eu teria gostado de algo diferente. O tema funciona bem, mas tenho a sensação de que perderam alguma oportunidade para dar-lhe um pouco mais de seriedade. O jogo poderia estar facilmente contando a história do fim da Shadow War de Babylon 5. Baseando-o em um ambiente mais familiar, como B5 ou se tivesse sido definido durante qualquer uma das inúmeras guerras da Europa, China ou Japão o tema poderia ter sido menos cartoon e um pouco mais interessante. Em vez de jogar com diferentes raças de fantasia, você poderia facilmente jogar com diferentes facções ou famílias em qualquer uma dessas outras configurações. Esta não é uma grande verdade, é apenas a minha preferência sobre o tema de fantasia que é um pouco tedioso.
Uma última queixa exigente.
Warband: Against the Darkness é um nome ruim. Soa brega e pomposo e eu não acho que ele se encaixa com o jogo em si. Eu aponto isso porque desejo que os editores coloquem mais esforço quando eles criarem um jogo. Manter as coisas simples. Dê a seus jogos nomes simples. Eu teria ficado muito mais feliz se o jogo fosse chamado apenas de "Warband" ou "Against the Darkness" ou "Babylon 5".
Conclusão:
Eu gostei do meu tempo com
Warband. Para o futuro eu pretendo manter
Warband na minha rotação ativa de jogos noturnos. Minhas críticas ao jogo são consideravelmente menores no retrato geral e a única razão que eu sequer pensar em fazê-las é servir como um aviso para os jogadores que podem ter gostos diferentes, por isso as faço. Este é um jogo sobre a manipulação de uma máquina que não está sob seu controle. Este é um jogo que permitirá que você se sinta como um mestre da estratégia e manipulação, mas constantemente ira lembrá-lo de que o desastre completo está à sua espera ao virar a próxima curva. Apesar das críticas brilhantes de Rhado, The Dice Tower e The Secret Cabal, eu não sei por que
Warband não viu uma enorme quantidade de comentários positivos de usuários, ou porque não está recebendo mais atenção, pois ele merece.
Traduzido por mgstavale