por Fernando A. Celso Jr. - PUBLICADO EM http://onboardbgg.com/2015/12/04/sobre-a-mesa-quartz/

O divertidíssimo Quartz chegou em outubro desse ano com uma produção excelente da FunBox Jogos. Mais um título da renomada dupla de designers André Zatz e Sergio Halaban (Ouro de Tolo, Warehouse 51, Sheriff of Nottingham), Quartz é um jogo onde os anões, cujo papel os jogadores assumem, devem minerar fundo em busca de cristais preciosos.
Lógico que tentar ser o anão mais rico não é tão fácil assim, pois além de tentar se safar da trapaça dos outros anões e controlar sua ganância, tem de tomar cuidado ao minerar, pois os perigosos cristais instáveis podem explodir seu carrinho com todos os valiosos cristais que já conseguiu!
Durante cinco rodadas (ou cinco dias de trabalho), os anões entrarão na mina e tentarão sair de lá com a quantidade e combinações de cristais que mais proporcionarem moedas ao vendê-los. No final desses dias, o anão que tiver a maior barba, digo, maior quantidade de moedas, vence o jogo.
Mecânica:
– Administração de cartas
– Force sua sorte
– Toma essa
Componentes do Jogos
Início
Cada jogador recebe um carrinho (sua ficha de jogo) que contém informações sobre as pedras existentes no jogo, e suas possíveis combinações que darão mais dinheiro ao seu dono. Cada Anão também pesca cinco cartas de ação do deck de cartas como sua mão inicial.
Posicione o tabuleiro central com o marcador no primeiro dia de trabalho e distribua tantas cartas de ações nos espaços disponíveis igual à quantidade total de jogadores menos um.
As três últimas cartas recebem um bônus em moedas correspondentes a 1, 2 e 3 que serão retiradas juntamente com as cartas de ação quando algum jogador tiver direito sobre elas (vamos falar disso mais a frente).
Guarde seus cristais com sabedoria!
Rodadas e Turnos – O árduo trabalho de um anão minerador ganancioso
O Jogador que tiver a maior barba inicia o turno de jogo e a partir da sua esquerda, cada jogador poderá executar uma das três ações disponíveis:
A – Minerar (Sortear um Cristal do Saco)
O jogador aleatoriamente pesca no saco um cristal e o coloca no seu carrinho. Esse cristal pode ser precioso ou instável. Caso pegue um precioso (quartzo, rubelita, esmeralda, safira, rubi ou âmbar), coloque em seu carrinho e passe a vez!
Se você pegou seu primeiro cristal instável, apenas o coloque no seu carrinho e passe a vez. Sem perigo até aí. O problema ocorre quando você pegar o segundo cristal instável, pois nesse momento, um acidente acontece, seu carrinho explode, fazendo com que você perca todos seus cristais minerados naquele dia e sai da mina apenas com uma ficha de experiência (ela evitará um cristal instável futuramente em futuras minerações).
B – Usar uma carta de Ação (Fundo Azul)
Porque deixar o anão amiguinho a salvo se você pode fazê-lo explodir dando um segundo cristal instável ou ainda fazê-lo minerar pra você assumindo todo risco do trabalho ? Ou ainda tomar aquele precioso âmbar que ele tem no carrinho?
Cartas de Ação (Azul e Roxa) e Carta Baú (Verde)
As cartas de ações azuis fazem exatamente isso. Existem diferentes cartas com efeitos variados que lhe permitem tirar vantagem ou atrapalhar seu amigo anão.
Você poderá usar uma dessas cartas na sua vez como ação e passar a vez.
Porém ao jogar uma carta dessas, o alvo delas poderá ter uma carta de ação roxa, que responderá especificamente aquela que você jogou contra ele. Cara tipo de carta roxa é uma defesa contra um tipo específico de carta azul.
C – Encerrar seu dia de trabalho (Sair da mina)
Na sua vez você pode decidir sair da mina e salvaguardar seus cristais minerados.
A partir de então, vira-se o seu carrinho e caso existam pelo menos dois jogadores ainda na mina, peque a próxima carta de ação disponível no tabuleiro central como bônus pela sua bravura.
Importante dizer: Se você for “retirado da mina”, pois seus cristais explodiram ou se não houver dois jogadores ainda na mina quando você sair, você não tem direito a pegar uma dessas cartas (nem as moedas que a acompanham).
Final de um dia de trabalho
Após todos os anões saírem da mina (de um jeito ou de outro), os anões individualmente deverão vender os cristais da forma que desejarem e que conseguirem combinar para obter mais moedas.
É possível guardar ate dois cristais sem vendê-los a fim de tentar uma combinação mais vantajosa no futuro.
O próximo dia de trabalho com o tabuleiro central sendo preenchido novamente pelas cartas de ação, o marcador de dia avançando e cada jogador ganhando uma nova carta de ação do deck. Isso ocorre de turno a turno até o fim do 5º dia aonde a contagem final deverá ocorrer.
Importante dizer que cada carta de ação tem um valor no canto superior esquerdo e caso elas permaneçam na sua mão até o fim do 5º dia, elas valerão dinheiro na contagem final.
Considerações Finais
Quartz é muito divertido e dinâmico. Se você gosta de sacanear seu amiguinho vendo-o explodir porque você jogou seu cristal instável pra ele, esse é o seu jogo. Mas prepare-se também para ser roubado, usado e é claro, explodido também. A tensão do jogo é constante e como em jogos do gênero, o arriscar e o saber parar tem o mesmo peso para a vitória, mesmo com a sorte presente. As cartas de ação são engraçadas e seus contrafeitos (cartas de ação roxas) são ótimos pra segurar na mão e se defender de espertinhos que estão de olho nos seus cristais!
Nem sempre ao pescar os cristais, se consegue boas combinações para venda no final do dia, porém se você ficou de olho no cristal alheio já bolou um plano pra tirar alguns do seu amigo e colocar na sua coleção. Problema resolvido. 
Costumo dizer que jogo bom é aquele que você acaba de jogar e tem vontade de iniciar uma nova partida, e se o faz, dificilmente enjoa. Quartz é um desses raros que a diversão é constante e a satisfação é garantida. Ou tenha seus cristais de volta. Ou não.
OBS: Agradecimentos especiais aos meus revisores de plantão: Estela Camargo, Leonardo “MacCrow” e Luciana Picoli
Pontos Positivos:
– Alta interação entre os jogadores
– Componentes muito bonitos
– Rápido e dinâmico
Pontos Negativos:
– O fator sorte pode não agradar alguns