Por Ruud
Fonte: http://ameritrash.nl/perditions-mouth-abyssal-rift-pnp/
Em
Perdition's Mouth: Abyssal Rift você transforma-se em heróis improváveis em uma missão para salvar o mundo. Um culto maligno está tentando libertar um demônio Insetóide e adorá-lo como um deus. Espere! Antes de parar de ler... este não é apenas mais um fraco jogo de calabouço. Sim,
Perdition's Mouth: Abyssal Rift é especial! Os heróis são um bando de párias atormentados, traumatizados e desajustados, não heróis felizes. E o mais importante, o jogo usa cartas, em vez de dados!
Perdition's Mouth: Abyssal Rift apresenta os mecanismos estratégicos dos jogos euros para alimentar este jogo de calabouço novo e excitante.
Aqui em
Ameritrash.nl nós gostamos dos nossos jogos de masmorra. Ficamos felizes quando um jogo permite nos transportar mentalmente para dentro de um calabouço de fantasia. Por exemplo, eu realmente gosto de
Descent: Journeys in the Dark (second edition) (principalmente a primeira edição), mas também gosto de
Star Wars: Imperial Assault,
Myth (sim, eu sei),
Shadows of Brimstone: City of the Ancients e
Conan. É um momento emocionante para qualquer ameritrashy jogar jogos de masmorra.
Perdition's Mouth: Abyssal Rift é um jogo interessante, assim como é um jogo puramente cooperativo, de fantasia-horror, de calabouço, mas sem dados e sem overlord. Ele usa cartas e um rondel. O que é um rondel? O rondel é um mecanismo encontrado principalmente em jogos de estilo euro alemão feitos por
Mac Gerdts. O rondel é uma roda de seleção de ações, o que força os jogadores a pensar entre as ações ideais e os custos para se executar aquela ação. Além disso, uma vez que o espaço no rondel é ocupado, outros jogadores não podem fazer a ação desse espaço. O rondel significa que você realmente precisa coordenar e planejar sua rodada com as de seus aliados.
Objetivo do Jogo
O jogo vem com uma campanha de níveis, mas também permite que você jogue partidas separadas. Se você jogar
Perdition's Mouth: Abyssal Rift como uma campanha, você pode manter a pontuação dos eventos movendo-se de um nível para outro através das Masmorras. Feridas recebidas e vítimas socorridas influenciam os diferentes heróis. Em caso de morte do herói, você pode optar por reiniciar o cenário, ou seguir em frente sem o herói falecido. Em suma, os heróis realmente não ficarão mais fortes durante a campanha, mas eles ficam mais fracos e mais feridos. Uma virada muito interessante!
Embora a campanha seja uma forma interessante de jogar o jogo, os níveis individuais não necessariamente dependem um do outro e, portanto, são muito bons para jogar aventuras únicas. Cada nível possui objetivos específicos que você precisa realizar. Na maioria dos níveis, os heróis apenas movem-se a partir da entrada até a saída, mas os objetivos podem mudar drasticamente.
Setup
O setup é fácil e rápido, independente de você jogar níveis distintos ou um jogo de campanha. O mapa é um único tabuleiro, e, portanto, não tem que ser colocado junto a outro. Isto está em contraste com o que se costuma ver nos jogos de masmorra semelhantes.
Um exemplo de mapa. O mapa vem com dois conjuntos de letras
(de cima para baixo, da esquerda para a direita) para determinar os locais dos inimigos.
Para tornar ainda mais fácil a configuração, cada nível tem a sua própria folha de regras. As folhas de regras enumeram os objetivos do nível, os locais de monstros e outras características importantes. No caso raro em que o nível não tem inimigos que comecem em um local específico, o livro de regras fornece orientações sobre como colocá-los no tabuleiro. As folhas de regras também detalham o número de figuras inimigas em cada um dos portais, para serem colocados ou manipulados quando chamados. Como os inimigos surgem será detalhado em uma seção posterior desta nossa visão geral.
No início do cenário, você determina qual o grupo de heróis tentará terminá-lo. Cada herói tem sua própria figura, estatísticas, regras e baralho com cartas de ação. Cada herói também tem um marcador para o rondel, e um marcador para manter o controle dos danos que sofrerem.
Além do mapa e de heróis, você precisa colocar os dois rondels fornecidos na sua mesa. Um deles é o "Rock of Destiny", o rondel para os heróis. Este rondel é composto por 8 seções, cada uma das quais corresponde a uma ação que os heróis podem fazer. Cada seção também apresenta vários buracos onde os marcadores do seu herói podem ser colocados para indicar que você selecionou essa ação. Como parte do setup, um herói escolhido aleatoriamente começa com o seu marcador no local de movimento do "Rock of Destiny", e cada herói posterior é colocado no segmento seguinte.
O outro rondel é o "Enemy Watchstone". Ele não é na verdade um rondel, mas determina as ações dos inimigos durante o jogo. O marcador inimigo é colocado no início do segmento "Enemy Watchstone". Dependendo do número de heróis e a sua progressão através da campanha (se for o caso), é determinado o nível de ameaça da partida.
Por último, os baralhos de resposta, tesouro, ferimentos e vítima são embaralhadas. O baralho de resposta é um baralho com cartas numeradas. O baralho de resposta é utilizado para simular fatores aleatórios, mas previsíveis em
Perdition's Mouth: Abyssal Rift. Cartas de ferimentos são efeitos negativos sofridos por heróis e como eles tomam dano. As cartas de vítima são obtidas quando as vítimas são salvas pelos heróis, simbolizando sua ajuda. Em contraste, o baralho de cartas de vítima também tem efeitos negativos sofridos quando não se resgata as vítimas do culto, aumentando assim seu poder. Mais informações sobre a função destes baralhos de cartas será comentada na visão geral da jogabilidade.
Visão geral da Jogabilidade
Perdition's Mouth: Abyssal Rift é jogado com uma série de longas rodadas até que os objetivos do nível sejam atingidos, ou todos os Heróis sejam eliminados. Uma rodada consiste de duas partes diferentes. Uma parte é a fase do herói, na qual todos os heróis fazem suas ações. Depois que todos os heróis tiveram uma chance, os inimigos são ativados. Durante a ativação do inimigo, eles podem aparecer, mover e/ou atacar.
A rodada do herói é a seguinte:
-
Ação 1. Pegar Pontos
Cada herói recebe os Pontos de Ação (AP’s), dependendo de sua saúde como marcados em sua planilha. Estes AP’s podem ser usados para mover o marcador do herói na "Rock of Destiny" ou para aumentar o poder de suas ações.
Exemplo de uma planilha de herói. Debaixo da imagem do herói, você vê a quantidade de pontos de ação (7), a distância na qual o herói pode atacar (1-6) e os pontos de vida do herói (2). Depois destes valores, as propriedades de ataque e defesa do herói são listadas. Ao lado da imagem de herói, sua habilidade especial está demonstrada. No caso de Simma, sua habilidade especial é banir. Você pode ativar a habilidade especial quando você mover o marcador do herói para o segmento especial na "Rock of Destiny".
2. Mover o marcador do herói na Rock of Destiny
Há 8 segmentos na "Rock of Destiny", cada um correspondendo a diferentes combinações de ações. Para cada AP que você gasta, você pode mover o marcador de herói 1 segmento na "Rock of Destiny". Quanto mais AP’s você paga, mais você pode se mover. Muitos dos segmentos podem ser ocupados por múltiplos heróis ao mesmo tempo. Se, no entanto, todos os espaços de marcadores na roda são preenchidos, você não pode fazer essa ação e você pode mover para o próximo segmento de graça. Na "Rock of Destiny" as seguintes ações estão disponíveis:
"Rock of Destiny": ações sobre os segmentos são explicadas em mais detalhes logo abaixo. Os pequenos círculos pretos são os furos onde são colocados os marcadores do herói.
A. Comprar uma carta de herói e Mover
Quando você realiza esta ação, você compra uma carta de herói do seu baralho. Então, você pode pagar AP’s para mover quadrados no tabuleiro com o seu personagem. Para todos os AP’s que você paga, você pode mover um espaço. O movimento deve ser ortogonal, você não tem permissão para se mover na diagonal, nem para mover-se através de outras figuras. Se você quer mover-se após um inimigo ou estão em um espaço com efeitos de um terreno, você pode pagar pontos de movimento adicionais para sair daquele espaço. Gastar AP’s durante esta ação também permite que você possa pilhar heróis mortos, abrir e fechar portas e baús.
B. Especial
Quando você realizar esta ação, você aciona a habilidade especial do herói como listado na planilha. Muitas vezes, estes são ataques especiais ou habilidades poderosas que são raras e difíceis de se executar.
C. Comprar uma carta de herói e Atacar
Quando você realizar esta ação, você compra uma carta de herói do seu baralho e ataca um inimigo. Atacar funciona de forma semelhante as outras ações, por isso vou explicar o “atacar” com mais detalhes aqui. Listada em sua planilha está a força base de ataque de seu personagem, que pode ser modificada por cartas de equipamento, tais como armas. Você pode melhorar o seu ataque, acrescentando AP’s. Para cada 2 AP’s que você gastar, você aumenta a força de ataque em 1. Se você jogar cartas de herói que sejam permitidas durante uma ação de ataque, você pode adicionar o valor daquela carta ao seu ataque. Para saber quando uma carta de herói pode ser jogada basta verificar os ícones específicos na carta.
Cada monstro tem uma força de defesa passiva, que normalmente é modificada por uma carta de resposta a partir do baralho de resposta. Se a sua força de ataque exceder o valor de defesa do defensor, seu ataque acerta e inflige dano. Cultistas morrem depois de tomar um dano, mas muitos dos outros inimigos precisam de mais danos para serem derrotados.
D. Correr e Comprar cartas de resposta.
A ação de correr é um movimento de ação específico, mas que pode ser realizada gastando AP’s e são impulsionadas por uma carta de resposta livre, que é adicionada ao seu movimento.
E. Comprar cartas de herói e Defender.
Quando você fizer esta ação, você se prepara para ser atacado por inimigos durante o seu turno. Quando você é atacado, você normalmente é capaz de se defender com apenas a sua defesa passiva, conforme listado em sua planilha, sendo que você pode adicionar cartas de herói. Se, no entanto, você tiver selecionado a ação Defesa na "Rock of Destiny", você está autorizado a comprar uma carta de herói e adicionar uma carta de resposta livre à sua defesa.
F. Carga
Quando você realizar esta ação, você pode gastar AP’s para se mover, e depois de mover você pode realizar um ataque.
G. Descansar
Quando você fizer esta ação, você pode embaralhar seu baralho de herói, sua pilha de descarte e pegar de volta até 5 cartas. Durante esta ação, você não tem permissão para jogar cartas de herói para ajudar seus colegas. Como auxiliar os companheiros é explicado em mais detalhes abaixo.
H. Atirar / Golpear. As ações são diferentes para ataques corpo a corpo e ataques à distância.
Atirar (Longo Alcance). Quando você realizar esta ação, você faz um ataque à distância. Mas você adiciona um +1 em sua força de ataque. Depois de atacar, você pode mover um espaço extra.
Golpear (corpo a corpo). Quando você realizar esta ação, você faz um ataque, mas com uma carta de resposta adicionada ao seu ataque. Claro, você pode jogar cartas de herói adicionais para melhorar o seu ataque. Se o ataque acertar, mas não matar um inimigo ele é empurrado para trás um espaço. Se você matar o inimigo, você move seu herói 1 espaço para frente.
Durante o turno dos heróis, outros heróis podem ajudá-los. Um herói ajudando pode jogar cartas do seu baralho de herói para impulsionar as ações que outro herói por perto está realizando. Existe uma penalidade por ajudar que aumenta conforme a distância. Basicamente você subtrai a distância entre os heróis do valor da carta de herói.
Depois que os heróis fizerem todas as suas jogadas, os inimigos são ativados.
1. Inimigos compram uma carta de resposta. Você move o marcador Inimigo na Watchstone um número de lugares igual ao número na carta de resposta. Cada ação que você mover é válida para todas as figuras inimigas no tabuleiro até passar para o próximo espaço.
2. Recurso. As seguintes ações podem ser encontradas no "Watchstone".
A. Invocar.
Coloque figuras da caixa no tabuleiro. Há dois lugares de invocação separados, que tem suas próprias ações no watchstone. Os heróis podem escolher quais figuras são colocadas no tabuleiro. Cada figura inimiga é colocada em um local específico, insetos e monstros começam em ninhos, e seguidores começam em alçapões.
B. Movimento.
Cada inimigo se move em direção aos heróis, a não ser que a folha de configuração altere as regras. Inimigos ficam na distância máxima de seus ataques. Assim inimigos que atacam à distância ficam ou movem-se até o alcance máximo permitido para atacar. Assim como os heróis, os inimigos não são capazes de se mover na diagonal. No entanto, os inimigos não são ameaçados por heróis, e não sofrem penalidades de movimento. Eles ainda não podem se mover através de heróis.
Inimigos se movem em uma determinada ordem. Primeiro os insetos se movem, e em seguida os cultistas, então os demônios (se houver). Dentro de cada categoria de inimigos, os inimigos pequenos movem-se antes dos maiores. Se eles podem avançar para vários heróis, eles irão para o herói mais próximo, se empatado irão em direção ao herói mais fraco (com a menor quantidade de vida) e se empatou de novo, no sentido do herói á escolha dos jogadores.
C. Ataque.
Ataques de inimigos são semelhantes aos ataques dos heróis. Cada inimigo tem uma energia de ataque mostrada em sua folha de referência. Para o poder de ataque base, uma carta de resposta é adicionada. Se este valor combinado exceder o valor-base de defesa do herói somada ao valor de defesa da carta de herói, eles acertam e infligem um dano. O ataque é realizado na mesma ordem que os movimentos. Sua prioridade de segmentação é um pouco diferente. Primeiro eles atacam o herói com a menor quantidade de pontos de vida, em seguida, aos heróis que usaram a ação defender, então os Magos. Se ainda não houver um alvo determinado, os inimigos atacam um herói á escolha dos jogadores.
Conclusão
Eu tenho acompanhado
Perdition's Mouth: Abyssal Rift desde o início de 2015. Eu sou um grande fã do trabalho anterior de Kevin Wilson como designer de
Descent: Journeys in the Dark. Qualquer jogo de masmorra em que Kevin trabalha imediatamente dispara na minha lista de observação. Quando
Timo Multamäki (co-autor do jogo) enviou um pedido de teste para os blogueiros, eu o assinei. Eu recebi alguns componentes e protótipos e tenho manifestado a minha opinião sobre várias questões que surgiram durante o desenvolvimento do jogo. Então, sim, eu poderia não estar sendo 100% objetivo e, sim, eu tenho jogado o protótipo com afinco. Para mim, brincar com protótipos / componentes PnP nunca é tão agradável quanto jogar o jogo finalizado. Felizmente para mim, este jogo será produzido com os fundos de campanha Kickstarter (
link para campanha).
Em minha opinião,
Perdition's Mouth: Abyssal Rift é um jogo de masmorra altamente interessante e altamente promissor. Muitos dos jogos neste gênero têm seguido um determinado script. Em
Perdition's Mouth: Abyssal Rift várias novas idéias são implementadas o que dá ao jogo uma sensação muito romantizada.
O mecanismo de rondel é um mecanismo muito interessante. Mas o rondel é um mecanismo difícil para me envolver. Acho que o rondel funciona bem a partir do ponto de vista da jogabilidade, mas também sinto que não é muito temático. Eu não entendo por que nem todos os heróis possam decidir o que fazer. O jogo explica o mecanismo da seguinte forma: nas masmorras nem todos podem fazer a mesma ação na confusão da batalha. Recebo esse argumento, mas o rondel ainda parece estranho, às vezes. Dito isto, é um jogo muito cooperativo e de raciocínio, no sentido de que tomar ações de forma imprudente levam os heróis a morte certa.
Eu também gosto muito da ideia de que os heróis não sobem de nível e melhoram, ao invés disso enfraquecem e morrem sob dificuldades maiores. A maioria das masmorras do jogo leva os heróis a lutar através de hordas maiores e mais fortes de inimigos. Eu gosto disso, mas temos visto isso muito mais do que antes. Mudar esta premissa torna
Perdition's Mouth: Abyssal Rift muito inovador. Por outro lado, é certamente frustrante, às vezes, aqueles heróis morrerem. Existem maneiras de trazê-los de volta (mágica) ou reiniciar o nível, mas se você já jogou muito com um personagem é chato ter que deixá-lo ir.
Outra alteração da regra geral é
Perdition's Mouth: Abyssal Rift não ter dados. Eu gosto disso, de usar cartas como um gerador aleatório, mudando os eventos do jogo através dos decks de herói e de resposta. Vítimas resgatadas ou abandonadas, danos curados ou recebidos, ou alterar o seu estilo de jogo mudam a forma como pode-se jogar o jogo. Estes são mecanismos interessantes e algo que você não pode implementar facilmente usando dados. Além disso, eu sinto que é muito temático e envolvente o fato de se resgatar uma vítima ou deixá-la para trás.
A maior desvantagem do jogo que eu encontrei é a falta de escala entre as várias maneiras de jogar. As regras de configuração não diferem dependendo do número de heróis participantes. Simplificando, um jogo com 2 heróis parece ser mais difícil do que um jogo com mais jogadores. Você apenas tem mais ações e ataques disponíveis para atacar e defender. Em algum momento, com a "Rock of Destiny" cheia, mais heróis podem fazer com que a coordenação e a cooperação fiquem mais difíceis. Mas parece que o jogo é mais fácil com determinados números de jogadores. Para mim, isso é uma vergonha e uma oportunidade perdida para dimensionar o jogo.
Se procurarmos mais defeitos: existem alguns locais de inimigos que não são pré-determinados, e às vezes a escolha dos heróis é o único caminho para se resolver empates ou situações indeterminadas. Na minha mente, o jogo deve vir com regras mais claras sobre isso.
Componentes do protótipo já são bastante agradáveis. As cartas não possuem uma arte refinada, mas o design gráfico é claro e os mapas bonitos. Até hoje, eu só vi fotos das miniaturas e estas parecem mais do que boas. Elas podem não ser legais, ou não ser de boa qualidade, mas certamente parecem boas. E eu estou muito curioso para ver essas miniaturas em sua forma final.
Algumas das miniaturas pré-produzidas
Somando tudo isso, eu acho que
Perdition's Mouth: Abyssal Rift é um jogo de masmorra com muito romance e envolvente. O uso inovador dos rondels, níveis de mapa único e jogabilidade orientada por cartas mantêm os jogadores empenhados e cooperativos constantemente. Cooperação e pensamento estratégico são a chave para sobreviver aos perigos da Abissal Rift.
Quero dizer, nós não queremos que o Deus Insetóide ganhe, não é?
Traduzido por mgstavale